A carreira em fotografia é uma grande oportunidade para o artista visual se profissionalizar nessa área, descobrindo técnicas, teoria, prática e formas de ficar bem enquadrado no mercado. O mercado de fotografia é bem amplo e tem espaço para você.
Ainda que seja desafiador, o desenvolvimento de carreira fotográfica é possível. Depende do profissional de imagem desenvolver suas teorias e práticas de fotografia para alcançar os espaços ainda não ocupados pelos concorrentes.
Se quiser ascender na indústria fotográfica, eu mostro o melhor caminho no artigo abaixo. Prometo que se você ler com atenção, saberá como dar os primeiros passos certeiros para ser o grande ganhador de concursos de fotografia e ser o melhor fotógrafo profissional do seu nicho.
Ajeite agora sua lente e foque no texto a seguir. Faça uma boa leitura!
- 1 Conheça a Carreira de Fotografia
- 2 Como está o Mercado para Fotografia
- 3 Cargos e Especializações em Fotografia
- 4 Salários e Benefícios
- 5 Cultura e Desafios da Carreira
- 6 Desafios e Perspectivas Futuras
- 7 Como Ingressar na Carreira de Fotografia
- 8 Caminhos e Educação Necessária para Fotografia
- 9 Como se qualificar na carreira de fotografia
Conheça a Carreira de Fotografia
A carreira fotográfica é percorrida por profissionais que unem inspiração, estilo fotográfico próprio e estudo árduo das técnicas fotográficas clássicas, consagradas, inovadoras, tendência etc. É assim que ele descobre formas de contar histórias através de “simples” fotografias.
Reza a lenda que os antigos acreditavam que fotos roubavam almas. Não podemos falar sobre a metafísica aqui, mas de fato o especialista em fotografia consegue capturar a magia de momentos únicos. A “alma” é transmitida aos observadores com emoções.
O trabalho do fotógrafo não é apenas apontar a lente e clicar no botão. A fotografia de retrato envolve saber preparar o enquadro, a fotografia subaquática desafia você a mergulhar nas possibilidades que surgem sem avisar. Saber o que, como, quando e onde de cada “shot” é fundamental na profissão de fotógrafo.
A natureza é tão poderosa, tão forte. Capturar sua essência não é fácil – seu trabalho se torna uma dança com a luz e o tempo. Leva você para um lugar consigo mesmo. ( Traduzido de ‘Nature is so powerful, so strong. Capturing its essence is not easy – your work becomes a dance with light and the weather. It takes you to a place within yourself.’)
Annie Leibovitz, fotógrafa estadunidense
Acontece que ninguém acorda um dia e do nada vira um talentoso fotógrafo. É preciso mais do que um bom olhar. Você precisa estar constantemente se capacitando e aprendendo sobre os estilos artísticos da história e sobre o que está em voga hoje.
Só o estudo, a prática e as boas referências que separam um artista fotográfico de um simples cara com uma câmera na mão. Você quer ser a próxima referência em exposições fotográficas como as do Museu de Arte Moderna de São Paulo? Então, eu te digo por onde começar: basta continuar lendo este texto.
Acreditar na própria arte se torna mais e mais difícil conforme o público responde de forma mais afetuosa. (Traduzido de ‘Believing in one’s own art becomes harder and harder when the public response grows fonder.’)
Cindy Sherman, fotógrafa e diretora de cinema estadunidense
Como está o Mercado para Fotografia
Não vamos esconder de você. O mercado de trabalho da fotografia enfrenta bastante obstáculos, principalmente no começo. Como não há regulamentação, muitos clientes não sabem diferenciar o valoroso trabalho de um fotógrafo profissional e de uma pessoa que apenas sabe usar uma câmera. Este segundo, inclusive, é mais barato.
No entanto, isso não significa que não há espaço para ter uma boa carreira. Pelo contrário, mesmo na fotografia de casamento, por exemplo, que é bem consumida, há espaço para se diferenciar e chamar a atenção. Demanda estudo, saber se vender, persistência e estratégia – mas sim, dá para ir bem na indústria fotográfica.
Eu acredito em viver com a câmera, e não em usá-la (Traduzido de: “I believe in living with the camera, and not using the camera”.)
Dorothea Lange, fotógrafa estadunidense
Claro, se sua especialidade for fotografia de paisagem, pode demorar um pouco para aparecer na National Geographic. Só que se hoje as formas de tirar fotos e expô-las estão mais amplas, então também há mais oportunidades de se vender.
Meu maior conselho, no entanto, além do que já falei sobre capacitação e desenvolvimento de estilo, é você acompanhar a evolução das IAs. Esses robôs podem ser seus aliados na edição e pós-produção ou adversários, infringindo direitos autorais em fotografia.
Por isso, persista, estude e pratique. Independente do caminho que você seguir na carreira de fotografia, poderá encontrar o sucesso. Basta que estude em uma boa instituição, siga praticando e se especializando, e faça bom networking. Seu lugar no World Press Photo te aguarda.
Cargos e Especializações em Fotografia
A carreira em fotografia possui três possibilidades gerais a serem seguidas. São elas o trabalho com setor privado, com setor público e com empreendedorismo. Você pode conhecer melhor cada uma delas abaixo:
A fotografia no setor privado
O setor privado é de fato o mercado mais amplo para os profissionais de fotografia. É possível entrar para o fotojornalismo, se tornar uma referência ao vencer concursos de fotografia, ir pelo rumo da fotografia publicitária, entre outros.
O que não faltam são boas oportunidades no mercado de trabalho da fotografia no setor privado. A dificuldade está em encontra-las no meio das vagas de fotografia mais comuns.
É preciso ter paciência para esperar o que vai acontecer. Pois algo vai acontecer, necessariamente. Na maioria dos casos, não há como acelerar os fatos. É preciso descobrir o prazer da paciência.
Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro
Você precisa se especializar, gerar um diferencial, para que as agências de fotógrafos entendam que quando estiverem atrás de alguém com perfil x, precisam do teu trabalho. A fotografia captura momentos, mas o fotógrafo não pode ficar preso neles – precisa estar em movimento.
Também é possível seguir caminhos como o de fotografia de produtos. Trata-se de um trabalho de marketing, branding mais especificamente, para que as mercadorias e as marcas fiquem bem na foto e atraiam o público. Para isso, não basta saber enquadrar objetos.
É necessário saber transmitir o posicionamento daquela marca. Garantir que a mensagem chegue ao público. Seu desafio é tão ou mais forte do que o da fotografia de moda – outra opção de carreira que pode ser seguida pelo fotógrafo.
Também há a fotografia documental, gênero da fotografia que trabalha no registro cultural ou artístico de um momento, em oposição à publicidade ou ao jornalismo.
Por fim, ainda poderá ser profissional de campo, onde retratará a realidade crua dos fatos que estiver representando. Sejam em documentários ou exposição do mundo real em mídias.
Eu espero permanecer desempregado como fotógrafo de guerra até o fim da minha vida. (Traduzido de: “I hope to stay unemployed as a war photographer till the end of my life.”)
Robert Capa, fotógrafo húngaro
A fotografia no setor público
As vagas no setor público para fotógrafos não são abundantes. São pouquíssimas e geralmente estão debaixo de algum guarda-chuva, como comunicação. Você precisa estar bem atento para encontrar suas chances de ser um concursado e praticar a fotografia.
Justamente por ser tão pouco conhecido e divulgado, o caminho do concurso público pode ter uma vantagem. A competição pode ser menor e suas chances aumentam de conseguir a desejada estabilidade.
Isso é, sem contar a opção mais comum entre os concursos públicos para fotografia. Estou falando do caminho do professor universitário. Por exemplo, em 2022, a UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná), fez um concurso público para preencher 61 vagas no cargo de Professor de Ensino Superior. Uma das oportunidades era para professor de fotografia com salário que poderia chegar até R$ 11.201,51. Confira a descrição da vaga:
Nome: Fotografia
Campus: Curitiba 1
Colegiado: Artes Visuais – Bacharelado
Centro de Área: Artes e Museologia
Requisitos: Graduação, Mestrado e Doutorado em qualquer área, sendo uma das titulações obrigatoriamente nas áreas de Artes Visuais, Artes Plásticas, História da Arte, Poéticas Visuais ou Arte Educação.
Prova prática: Apresentação de portfólio, avaliada pelos critérios constantes do ANEXO II conforme Resolução 015/2022 – COU/UNESPAR. Na sequência da prova didática o(a) candidato(a) fará uma apresentação de sua produção artística com duração de até 30 minutos seguida de arguição de 10 min para cada membro da banca. O(a) candidato(a) deverá entregar junto com a documentação da prova de títulos um link (endereço eletrônico) de seu portfólio em formato pdf.
Quantidade: 1
Carga Horária: T-40
1 – A fotografia na arte contemporânea
2 – Questões sociais contemporâneas e a fotografia no campo da arte
3 – A fotografia na arte brasileira e latino-americana
4 – Processos analógicos na fotografia
5 – Processos digitais na fotografia
6 – Condições da fotografia nas redes sóciotécnicas
Provas: Escrita; Didática; Títulos.
Ou seja, é um caminho possível e atrativo para o profissional de fotografia.
A fotografia para quem é empreendedor
Por fim, é possível seguir o caminho do empreendedorismo. É aqui que você toma para si a missão de carregar uma bandeira. Seu estilo, as imagens e emoções que quer captar, uma experiência única que será traduzida na sua marca e se conectará com o público.
É verdade que você pode ser mais um a abrir um estúdio de fotografia de eventos, casamentos, formaturas. Nesse caso, aconselhamos procurar um diferencial forte – é um mar vermelho de competição e ignora o oceano azul das oportunidades.
A maioria das minhas fotos está ancorada nas pessoas. Eu busco o momento desprotegido, a alma essencial que espreita, a experiência gravada no rosto de uma pessoa. (Traduzido de: “Most of my photos are grounded in people, I look for the unguarded moment, the essential soul peeking out, experience etched on a person’s face.”)
Steve McCurry, fotógrafo estadunidense
Se você quer ser o mestre dos negócios em fotografia, precisa buscar essa alma essencial. Só assim que sua carreira ascenderá e fará lucro, enquanto alcança seu espaço na Magnum Photos ou no International Center of Photography.
Alcançar esse objetivo, no entanto, só é possível através de boas capacitações e manter-se atualizado ao mundo da fotografia. Precisará estudar além da arte e das técnicas, precisará entender sobre gestão de negócios, análise da concorrência e diferenciação de mercado.
Eu passo muito tempo me preparando. Penso muito sobre o que quero fazer. Tenho livros de preparação e pequenos cadernos nos quais anoto tudo antes de uma sessão. Caso contrário, eu esqueceria minhas ideias. (Traduzido de: “I spend a lot of time preparing. I think a lot about what I want to do. I have prep books, little notebooks in which I write everything down before a sitting. Otherwise I would forget my ideas”.)
Helmut Newton, fotógrafo de moda alemão
Salários e Benefícios
Agora chega o momento de falarmos de números. Vou trazer três portais diferentes que falam sobre carreiras e valores e quais as médias salariais que eles apresentam. É bom lembrar que cada um dos sites dialoga com diferentes públicos que, de fato, recebem salários diferentes.
Começando pelo portal vagas.com, o cargo de fotógrafo se inicia ganhando R$ 1.244,00 de salário e atinge o teto de R$ 2.726,00. A média salarial é de R$ 1.800,00 e a formação mais comum é Graduação em Comunicação Social.
A perspectiva no portal Glassdoor é mais otimista. O salário base médio é de R$ 2 mil, mas é possível chegar a R$ 13 mil. Inclusive, a própria plataforma mostra vagas que chegam a R$ 6 mil.
Por fim, o portal Educa Mais nos apresenta a seguinte tabela de salário conforme porte da empresa e nível de experiência do fotógrafo, com suas fontes sendo o próprio SINE (Sistema Nacional de Emprego):
Porte da Empresa | Média Salarial | ||||
Grande Empresa | R$ 3.087,74 | R$ 3.873,33 | R$ 4.841,79 | R$ 6.052,24 | R$ 7.563,90 |
Média Empresa | R$ 2.623,36 | R$ 2.879,75 | R$ 3.774,15 | R$ 4.655,50 | R$ 5.810,45 |
Pequena Empresa | R$ 1.323,88 | R$ 2.229,97 | R$ 2.864,96 | R$ 3.581,20 | R$ 4.675,00 |
Uma fotografia não é tirada nem apreendida à força. Ela se oferece. É a foto que te leva. Não se deve tirar fotos.” (Traduzido de: “A photograph is neither taken or seized by force. It offers itself up. It is the photo that takes you. One must not take photos.”)
Henri Cartier-Bresson, fotógrafo, fotojornalista e desenhista francês
Cultura e Desafios da Carreira
Os desafios da carreira de fotografia são o excesso de concorrência e a falta de reconhecimento do mercado comum. No entanto, esses obstáculos podem ser superados através de bastante dedicação aos estudos e prática, além do estabelecimento de boas relações no network.
A indicação profissional é um dos grandes recursos do fotógrafo. Se dê bem com outros profissionais da classe também, afinal eles podem divulgar você para cobri-los em faltas ou então em trabalhos que eles não realizam. E você pode começar esses contatos através de graduações de instituições renomadas, como o curso tecnólogo de fotografia da Anhanguera.
Fora isso, há organizações e leis – ou ao menos propostas – que trazem segurança e apoio para o profissional de fotografia. Você pode conhecer melhor quais são seus grandes aliados abaixo:
Sindicatos e Associações Profissionais
Não há um sindicato nacional expressivo para a fotografia. No entanto, alguns grupos regionais chamam a atenção. É o caso do Sindicato dos Fotógrafos e Cinegrafistas do RS (Rio Grande do Sul), que visa unir os profissionais de fotografia na luta por direitos.
Caso você não encontre um sindicato de fotógrafos na sua cidade, seu apoio pode estar em outras entidades. Um Sindicato de Entidades Culturais, por exemplo, pode cumprir esse papel de proteger e lugar pelos e com os fotógrafos. Logo, normalmente os profissionais dessa área trabalham em cooperação com outras na luta por direitos.
Se você tiver uma veia política, é possível se juntar a outros colegas e liderar um movimento para mudar a situação. Depende apenas de você se tiver interesse.
Quanto trazemos a discussão para o campo de associações, a maior referência é a ABRAFOTO – surgida em 1985. A Associação Brasileira de Fotógrafos foi criada por um grupo de profissionais da fotografia que sentiu a necessidade de estabelecer princípios éticos e profissionais no mercado.
Segundo a entidade:
“Ser associado Abrafoto é participar de uma entidade que trabalha para valorizar e promover a fotografia e a categoria dos fotógrafos profissionais.
O trabalho é grande e requer o envolvimento de todos, apresentando ideias, críticas e particularidades de cada mercado em uma participação ativa como associado; mas traz muitas vantagens também, dentre algumas, você poderá usufruir:
- Seguro em grupo de equipamentos
- Palestras e eventos
- Assessoria jurídica
Logo, seja para estabelecer network, para organizar o tal sindicato ou ter um apoio na segurança de equipamentos fotográficos, a ABRAFOTO pode ser uma grande aliada.
Regulamentações e Ética Profissional
Em 2014, foi aprovada a regulamentação da profissão de fotógrafo que restringia o exercício profissional dessa atividade aos
“diplomados em fotografia no ensino superior ou no ensino técnico. Os não diplomados também poderão exercer a profissão, desde que, na data de início de vigência da nova lei, tenham exercido a atividade por, no mínimo, dois anos”
No entanto, pode ser difícil fiscalizar essa questão. Você tem como proibir pessoas de fotografar algo? Não, então disso para fiscalizar as fotografias remuneradas pode ser difícil e é o que acontece. Há bastante gente no mercado, ao menos mais baixo, sem certificação ou com certificação análoga.
De qualquer forma, havendo a lei, fica mais fácil cobrar seus direitos e lutar como categoria por mais. Você pode conferir o texto na íntegra na página da Projeto de Lei 2176/2011, mas aqui estão os principais trechos a serem observados:
Artigos sobre o que é a profissão e quem pode exercer:
Art. 2º – Para efeito desta lei, se entende como fotógrafo profissional que, com o uso da luz, registra imagens estáticas ou dinâmicas em material fotossensível ou meios digitais, com a utilização de equipamentos óticos apropriados, seguindo o processo manual, eletromecânico e da informática até o final acabamento.
Art. 3º – Estão aptos a exercerem a profissão de fotógrafo:
I – os diplomados no ensino superior em fotografia, por instituições devidamente reconhecidas;
II – os diplomados no ensino técnico em fotografia, por instituições devidamente reconhecidas;
III – os não diplomados em escola de fotografia que à data da vigência desta Lei, estiverem exercendo a profissão por, no mínimo, 2 (dois) anos, comprovadamente por:
a) declaração de entidades de classe devidamente registradas;
b) recibos de pagamentos de serviços prestados, em papel timbrado ou declaração com firma reconhecida em cartório.
Artigo sobre o que o fotógrafo profissional faz:
Art. 4º – A atividade profissional de fotógrafo compreende:
I – a fotografia realizada por empresa especializada, inclusive em serviços externos;
II – a fotografia produzida para ensino técnico e científico;
III – a fotografia produzida para efeitos industriais, comerciais e/ou de pesquisa;
IV – a fotografia produzida para publicidade, divulgação e informação ao público;
V – o ensino da fotografia;
VI – a fotografia em outros serviços correlatos.
Cabe ainda conferir a parte de Justificativa da lei, onde há um trecho sobre a história da fotografia no Brasil:
“A fotografia surgiu no Brasil através do francês radicado brasileiro Hercules Florence, juntamente com o brasileiro Joaquim Corrêa de Mello. Hercules Florence inventou o mimeógrafo para auxiliá-lo em seus desenhos, sem saber que ali estava inventando a produção da imagem intencional sobre uma superfície.
Não satisfeito com a reprodução, juntamente com Joaquim Corrêa de Mello, deram início a pesquisas até conseguirem a primeira imagem da janela da casa.
Em seu diário, Hercules Florence escreveu pela primeira vez a palavra ‘Photografie’. Conseguiram fixar a fotografia com sais de cloreto de sódio em março de 1833.
O primeiro fotógrafo brasileiro foi D. Pedro II, que, com suas experiências, fotografava criados.”
Por fim, uma citação de Hercules Florence:
“A fotografia é a maravilha do século. “
Desafios e Perspectivas Futuras
Os desafios da carreira de fotografia estão justamente em se diferenciar e encontrar os caminhos dentro da carreira. É uma área com muitos profissionais, assim como muitos amadores que se passam por profissionais (sem certificação, no caso).
Você precisa estudar e buscar diferenciação. Ao mesmo tempo, estar preparado para brigar pela valorização profissional da classe ou então buscar os espaços que já dão valor para o fotógrafo por profissão.
É para isso, dentre outros motivos, que você usará a formação bem oferecida por instituições de ensino renomadas. Por exemplo, a faculdade Anhanguera, que oferece Tecnólogo em Fotografia, é praticamente uma catapulta para as principais camadas do campo profissional do fotógrafo. A média salarial dos graduados pela instituição está em R$ 3.500, permitindo transformar sua paixão em uma carreira sólida.
As fotografias têm uma realidade para mim que as pessoas não têm. É através das fotografias que eu as conheço. (Traduzido de: “And the photographs have a reality for me that the people don’t. It’s through the photographs that I know them. Maybe it’s in the nature of being a photographer.”)
Richard Avedon, fotógrafo estadunidense
Como Ingressar na Carreira de Fotografia
O ingresso na carreira de fotografia, pela porta certa, acontece através de um técnico ou faculdade. No entanto, nós reforçamos a diferença na sua formação e carreira ao fazer uma faculdade de fotografia.
O diferencial nessa carreira estará na sua capacidade de desenvolver técnicas e aliar às consagradas escolas de arte da história.
Saber sobre estética e história da arte, fotografia autoral, retrato, conceitual e artística, assim como práticas avançadas coloca você anos luz à frente de um técnico e “séculos luz” na frente de gente que “só tem talento e câmera boa”.
Por isso, busque uma instituição respeitável para aprender sobre fotografia. Junto a ela, você deve também estudar por conta dos estilos e fotógrafos afins ao seu estilo e sonhos.
É necessário ainda se manter praticando e, principalmente, demonstrando seu trabalho através de portfólios. Quem não é visto, não é lembrado. Traga ao público sua evolução como profissional da fotografia e veja clientes surgindo interessados na sua assinatura como fotógrafo.
Caminhos e Educação Necessária para Fotografia
O necessário para ser um profissional de fotografia difere na prática e na teoria. O Projeto de Lei 2176/2011 diz que esse título se restringe a
I – os diplomados no ensino superior em fotografia, por instituições devidamente reconhecidas;
II – os diplomados no ensino técnico em fotografia, pro instituições devidamente reconhecidas;
III – os não diplomados em escola de fotografia que à data da vigência desta Lei, estiverem exercendo a profissão por, no mínimo, 2 (dois) anos, comprovadamente por:
a) declaração de entidades de classe devidamente registradas;
b) recibos de pagamentos de serviços prestados, em papel timbrado ou declaração com firma reconhecida em cartório.
No entanto, na prática, profissionais com outras graduações (como comunicação, por exemplo) também competem nesse mercado.
Esses não são seu maior obstáculo, mas sim justamente outro grupo que exerce a profissão mesmo sem ser qualificado: quem não tem graduação na área, apenas “talento” e uma boa câmera. Estas pessoas nivelam o serviço e os cachês por baixo.
Agora, vem uma boa notícia: quando a régua é baixa, ser um pouco mais alto já dá bastante destaque.
Logo, se você seguir o caminho correto e mais adequado (com um curso ou faculdade de fotografia), poderá ter bastante projeção no mercado. Seu trabalho será notoriamente melhor do que os demais e, mesmo quando clientes não perceberem a diferença, você estará dotado de argumentos negociativos para demonstrá-la.
É por isso que o profissional de fotografia que quer se destacar, precisa começar com um alicerce sólido. Uma graduação bem realizada em instituições renomadas pelo seu conhecimento e com aprovação do MEC.
A grande crise de relevância que a arte contemporânea atravessa hoje não é por falta de público, cultura ou interesse; é pelo preconceito conservador e paranóico de pessoas que vêem a cultura como um privilégio, e não como um direito.
Vik Muniz, nome artístico de Vicente José de Oliveira Muniz, fotógrafo e artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos
Veja também: conheça as principais áreas de Marketing Digital!
Como se qualificar na carreira de fotografia
A fotografia é uma carreira incrível que transforma sua paixão em seu dia a dia real. A melhor forma de se qualificar e se tornar um mestre nessa arte é com um bom curso de ensino superior.
A minha sugestão é o Tecnólogo em Fotografia da Anhanguera. Através dos estudos nessa renomada instituição, você estudará história da arte, aprenderá a manejar câmeras, lentes e flashes, saberá como conduzir sua carreira e aprenderá sobre Empreendedorismo, Gestão e Planejamento.
É uma formação que abre muitas portas para a sua jornada como fotógrafo profissional. As pessoas que se capacitam através da Anhanguera conseguem se conhecer melhor, desenvolver habilidades e ganhar confiança no próprio trabalho para realizar sonhos de clientes e empregadores no mundo todo
Se torne o grande mestre dessa poderosa forma de expressão através de um curso tecnólogo EAD de apenas 4 semestres. Você conseguirá “dominar o mundo” com uma lente por apenas pequenas parcelas mensais.
O Curso Tecnólogo em Fotografia da Anhanguera é onde as teorias te levam à prática. Você poderá finalmente viver seu sonho de trabalhar com projetos fotográficos na vida profissional. Sua evolução será constante. E tudo, tudo mesmo, começa com apenas um clique e não é o do botão da câmera fotográfica, é o deste link:
Conheça o tecnólogo em fotografia da Anhanguera agora!
Descubra como iniciar a carreira em fotografia e se tornar um grande mestre na arte visual, ocupando um lugar entre os melhores fotógrafos brasileiros.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?