Curso ou faculdade de fotografia? O que devo fazer?

A arte da Fotografia é rica e necessária, tanto para perpetuar momentos marcantes da vida pessoal quanto para os negócios. Quando a gente pensa em carreira, esta é uma área promissora, afinal, estamos vivendo tempos “instagramáveis”, em que “uma imagem vale mais que mil palavras”, como diz o ditado.

E se você deseja trabalhar como fotógrafo(a), certamente chegou aqui se perguntando: o que é melhor, fazer curso ou faculdade de Fotografia? Ambas são fontes de conhecimento valiosas, porém com programas de ensino e objetivos distintos. Então, veja aqui quais são essas diferenças e decida pela melhor opção para seu perfil! ?

Como funciona uma faculdade de Fotografia?

A faculdade de Fotografia é um curso superior com duração mínima de 2 anos. Na maioria das vezes, é oferecido como uma graduação tecnológica, mas pode ser que você encontre alguma instituição oferecendo o grau de Bacharelado, cuja carga horária é mais densa, em razão do aprofundamento em certas disciplinas teóricas.

No caso do tecnólogo em Fotografia, curso com nível de excelência na Anhanguera, a graduação faz parte dos chamados cursos de curta duração e acontece na modalidade presencial. 

É uma graduação ideal para quem quer se especializar, principalmente nos aspectos práticos da profissão, e ingressar no mercado de trabalho com um diploma de nível superior. ?‍?Vale lembrar que as graduações tecnológicas estão em alta no mercado

O objetivo da faculdade de Fotografia é ensinar todas as etapas do processo de criação de uma fotografia, da parte conceitual, passando por conceitos técnicos como iluminação e profundidade, até o uso de equipamentos, como lentes, flashes e câmeras, além da edição e do tratamento de imagens.

O curso também dá bastante foco nos diferentes nichos de atuação mais requisitados pelo mercado, a fim de que o profissional esteja pronto para atuar com os mais diversos clientes.

Dê uma olhadinha nas principais matérias da grade curricular:

  • Edição e Tratamento de Imagens;
  • Editorial de Moda;
  • Empreendedorismo Digital;
  • Fotografia;
  • Fotografia Autoral e Retrato;
  • Fotografia Book e Newborn;
  • Fotografia Conceitual e Artística;
  • Fotografia da Natureza, Arquitetura e Interiores;
  • Fotografia Publicitária;
  • Fotojornalismo e Fotografia Documental;
  • História da Arte;
  • Semiótica;
  • Técnica e Equipamento Fotográfico;
  • Técnicas de Iluminação.

Com um diploma de tecnólogo em Fotografia em mãos, posteriormente é possível investir em programas de pós-graduação, como especialização lato sensu, mestrado e doutorado, ampliando muito as possibilidades de carreira. ?

Como funciona um curso livre de Fotografia?

Um curso livre de Fotografia é um curso sem vínculo com o Ministério da Educação (MEC), ou seja, não oferece diploma profissional e, dependendo do foco, não exige conhecimento prévio. 

Logo, são seus objetivos amplos, desde abordar temas como a introdução à arte fotográfica até desenvolver técnicas para um estilo de fotografia específico, como forma de enriquecer o currículo de um profissional. ✌️

Você notará que os cursos livres de Fotografia têm níveis iniciantes, intermediários e avançados, conforme o conteúdo abordado, bem como durações muito distintas ― por exemplo, de semanas a um ano.

Por esse motivo, é muito comum vermos públicos muito diferentes fazendo um curso livre de Fotografia. É o caso de pessoas que nunca fotografaram, mas descobriram essa habilidade e desejam ter explicações teóricas e conceitos básicos. 

Também, há profissionais de diferentes áreas que desejam utilizar a Fotografia em seu meio profissional, têm ou não alguma habilidade, e desejam desenvolver técnicas para tirar suas fotos no dia a dia.

Por fim, há profissionais que desejam fazer um curso livre de Fotografia para se atualizarem rapidamente, porém sem fazer uma pós-graduação. 

Quais são as principais diferenças e objetivos?

Agora você já entendeu como funciona um curso livre ou faculdade de Fotografia. Então, vamos separar as principais características aqui para que você possa decidir com mais clareza o que fazer. Tome nota! ✍️

Curso livre de Fotografia

  • Tem objetivos variáveis, com o propósito de explorar diferentes aspectos do mundo da fotografia, mas sem responsabilidade com uma formação profissional.
  • É aberto a todos os públicos, não sendo exigida formação mínima ― a menos que o curso seja avançado.
  • Não é regulamentado pelo MEC e pode ser ministrado por instituições e profissionais autônomos.
  • Tem uma duração variável, conforme a proposta do curso.
  • Pode acontecer presencialmente ou EAD.
  • Oferece certificação, mas não um diploma de nível técnico ou superior.
  • Apesar da não regulamentação, pode ser um curso bem recomendado, sobretudo para quem tem interesse em aspectos pontuais da área da Fotografia.

Faculdade de Fotografia

  • Tem o objetivo de formar profissionais altamente capacitados para atuar no ramo da Fotografia, seguindo as exigências do MEC.
  • É imprescindível ter terminado o ensino médio para ingressar no curso.
  • É um curso regulamentado pelo MEC, conta com infraestrutura apropriada e corpo docente composto por especialistas do mercado, muitos dos quais são mestres e doutores.
  • A faculdade oferece suporte para o aluno ingressar no mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas para a realização de programas de estágio e efetivação de contratos.
  • Varia de 2 a 4 anos, conforme o grau oferecido pela instituição.
  • Ao final do curso, o formando recebe um diploma de graduação válido em todo o território nacional.

Qual a melhor opção para quem quer se destacar no mercado?

Como você viu, os cursos apresentados aqui têm um valor importante e podem ajudar muitas pessoas. Mas, se você deseja ingressar na carreira de fotógrafo(a), não há muito o que pensar. 

Então, entre um curso ou faculdade de Fotografia, para futuros profissionais, a segunda opção é a que vale. É a graduação que realmente vai aproximar você do mercado de trabalho ao propiciar experiências únicas e contatos consistentes com pessoas da área. ?

Além disso, a graduação conta com uma ementa de curso aprovada pelo MEC e passa por constante avaliação do órgão para atestar a qualidade do ensino.

Por fim, a chancela de uma instituição respeitada, com um excelente conceito na avaliação do MEC, fará total diferença para seu diploma ganhar ainda mais valor de mercado. ??Viu como não há outra escolha possível?

Não pense duas vezes: faça Anhanguera!

Não sabe exatamente onde estudar? Pois bem, a resposta está aqui na sua tela. A Anhanguera oferece uma das melhores graduações em Fotografia do mercado, com infraestrutura e metodologia de ensino exclusiva.

Além das aulas teóricas, você terá diversas atividades práticas em laboratórios, além de participar de projetos especiais. Ainda, para que você se afine ainda mais com o mercado de trabalho, atividades complementares certificadas abordam habilidades específicas que todo profissional deve ter!

Afinal, curso ou faculdade de Fotografia? A resposta você já sabe, então não espere mais: inscreva-se já no vestibular da Anhanguera. Esperamos você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados