Qual a melhor faculdade de Fotografia? Saiba como descobrir

O gosto pelo ato de fotografar leva muita gente ao desejo de se profissionalizar. Principalmente por conta da era digital, redes sociais e internet, nos últimos tempos, a profissão se transformou e, apesar de poucas pessoas revelarem fotos pessoais, nunca foram tiradas tantas imagens pelas lentes do fotógrafo como hoje! ?

Mas como não são poucas as graduações disponíveis, muitas pessoas se perguntam qual a melhor faculdade de Fotografia. Afinal, existem vários fatores que devem ser analisados por quem deseja ingressar no ensino superior.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas de como escolher um bom curso de Fotografia. Confira!

Como escolher um bom curso de Fotografia?

Além de promover um conhecimento aprofundado sobre prática e teoria, a faculdade de Fotografia oferece vários benefícios aos alunos. O primeiro deles é o acesso a oportunidades de emprego e estágio. ?‍⚖️

Isso porque muitas instituições de ensino contam com parcerias e convênios com empresas importantes, aumentando a sua chance de encontrar oportunidades profissionais. Ter experiência ainda na graduação em Fotografia é um grande diferencial no currículo e uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Além disso, ao contrário de um curso técnico, a faculdade de Fotografia propicia o acesso a diversos equipamentos de ponta, que são caros ou difíceis de conseguir quando se está começando. Esse contato é muito importante para o aprimoramento das suas habilidades técnicas, auxiliando a produzir fotos de alta qualidade.

A graduação em Fotografia também ajuda na ampliação da sua rede de contatos, podendo apresentar pessoas importantes do mercado, além de informar sobre eventos interessantes do ramo ou trocar dicas sobre a profissão.

Assim, estudar Fotografia na faculdade facilita a obtenção de apoio na indústria após a formação, um tipo de experiência que um curso técnico não proporciona, por exemplo.

Durante a graduação, você terá o suporte de professores para responder todas as suas perguntas, tirar dúvidas e auxiliá-lo a compreender os assuntos em que tem mais dificuldade. Além disso, a coordenação da faculdade pode promover aconselhamentos sobre as questões profissionais, vocacionais e acadêmicas.

Por isso, um curso de Fotografia deve abranger todas essas questões para que você possa receber o melhor ensino-aprendizagem possível, ficando apto para atuar no mercado de trabalho.

Quais critérios devo avaliar em uma faculdade particular?

Se você já decidiu que vai cursar Fotografia, saiba que é importante analisar alguns critérios antes de escolher a melhor faculdade particular. Confira, abaixo, quais são eles!

Tradição da faculdade

Existem diversas faculdades em todo o Brasil, sendo que todo o ano surgem novas instituições que oferecem cursos superiores. Logo, o melhor modo de ter um ensino qualificado e que tenha reconhecimento no mercado é escolhendo uma opção que já esteja consolidada.

Por essa razão, é essencial que você pesquise o histórico das faculdades que oferecem a graduação em Fotografia e analise quais delas são mais tradicionais. Lembre-se de verificar também a grade curricular e se as matérias atendem às necessidades da atuação profissional.

Corpo docente

Saber quem vai ministrar as disciplinas do curso de Fotografia é outro critério que deve ser avaliado na hora de escolher uma faculdade particular. Assim, opte por uma instituição de ensino que tenha corpo docente que atua no ramo do seu interesse ou que apresente uma boa experiência profissional. ?‍?

Se tiver mestrado e doutorado, é ainda melhor! Na Anhanguera, os professores são especializados e têm conhecimentos de mercado para compartilhar com os estudantes, preparando-os para aplicar todos os conceitos aprendidos na faculdade.

Além disso, temos tutores preparados para atender às demandas dos alunos, facilitando o entendimento dos conteúdos e tirando suas dúvidas.

Infraestrutura

Optar por estudar em uma instituição de ensino que tenha infraestrutura de ponta não é um luxo. Um ambiente dedicado aos estudos precisa ser, no mínimo, confortável para favorecer a aprendizagem.

Além disso, é essencial que ofereça outros recursos fundamentais para a realização de atividades de pesquisa, aulas práticas e até mesmo convivência entre os alunos. Essa parte estrutural é capaz de fortalecer o caráter pedagógico do curso e ainda faz com que os estudantes se sintam mais motivados a frequentar as aulas.

Índice de desempenho

Estudar em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e que tenha um bom desempenho no indicador de educação no Brasil é muito importante para alcançar o sucesso após a formação.

Assim, ao avaliar onde estudar, escolha uma faculdade que tenha nota igual ou superior a 3 no IGC (Índice Geral de Cursos). A nota do MEC analisa a qualidade do ensino na instituição por meio de diferentes critérios, como estrutura do campus, composição dos professores e desempenho dos estudantes em avaliações.

O que um curso de Fotografia deve oferecer?

Um curso de Fotografia deve oferecer uma matriz curricular atualizada, que apresente conteúdos como fotografia digital, design gráfico, teoria da cor, iluminação de estúdio, técnicas de fotografia e uma visão crítica da arte.

Além disso, é fundamental que os valores das mensalidades sejam acessíveis e que você tenha a possibilidade de estudar a distância, tendo o suporte de professores e tutores experientes. Na Anhanguera, por exemplo, você encontrará isso e muito mais!

Aqui, além de um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores experientes na área, você também poderá concorrer a bolsas de estudos que dão aquele alívio para o bolso. Agora, veja só outros diferenciais da nossa instituição de ensino: ?

  • acesso ao Canal Conecta, portal que oferece diferentes vagas de emprego e estágio. O currículo é direcionado aos recrutadores de acordo com o seu perfil;
  • investimento em ações de desenvolvimento de carreira, como Trilhas de Carreira e Aula Destaque;
  • todas as graduações EAD apresentam um polo de ensino presencial;
  • investimento em atividades práticas para que você tenha uma boa experiência de aprendizado;
  • avaliação continuada, e cada passo dado vale no acompanhamento do seu desempenho;
  • apoio aos alunos para direcionamento de carreira.

Estude Fotografia na Anhanguera!

Agora que você já sabe qual é a melhor faculdade de Fotografia, saiba que a Anhanguera oferece tudo o que você precisa para ter a melhor formação superior. Portanto, estude em nossa instituição de ensino e saia preparado para o mercado de trabalho!

Gostou do post e quer fazer o curso de Fotografia na Anhanguera? Então, não perca mais tempo e inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados