6 dicas para fazer um currículo pelo celular

mulher fazendo um currículo pelo celular

Sim, é possível fazer um currículo pelo celular e nem todo mundo sabe disso. São tantos os recursos oferecidos nesses dispositivos que certas facilidades passam mesmo despercebidas por algumas pessoas.

Para ficar ainda melhor, podemos dizer que a qualidade do documento fica tão boa quanto os modelos feitos pelo computador. Pensando nisso, decidimos montar um passo a passo para quem quer aproveitar essa possibilidade. Confira cada etapa descrita a seguir:

  • escolha um aplicativo ou plataforma;
  • siga os passos de preenchimento;
  • inclua fotos e outros arquivos multimídia;
  • faça os ajustes finais e baixe o arquivo;
  • comece a divulgação;
  • mantenha seu currículo sempre atualizado.

1. Escolha um aplicativo ou plataforma

Existem algumas opções disponíveis nas lojas online de aplicativos, e essa pesquisa deve ser sua primeira tarefa. Faça uma seleção daqueles que parecem ser mais interessantes ou busque referências na internet ou com amigos para tomar a sua decisão final.

Se não tiver nem ideia de quais alternativas funcionam para esse objetivo, procure por estes nomes:

  • Go2Job;
  • Canvas;
  • Curriculum Grátis;
  • Pages (para iOS);
  • Curriculum Vitae App;
  • Construtor de Currículo.

É claro que essas são apenas sugestões, e você pode escolher qualquer outra ferramenta: tudo depende de encontrar um aplicativo que tenha uma boa usabilidade e simplifique a missão de fazer um currículo pelo celular.

2. Siga os passos de preenchimento

Depois de baixar o aplicativo de sua preferência, provavelmente será necessário criar uma conta com os seus dados de cadastro. Feito isso, o passo seguinte é acompanhar as instruções de preenchimento para gerar o currículo.

Normalmente, as ferramentas são didáticas a fim de deixar que essa tarefa seja bem intuitiva, ou seja, fácil de ser concluída. Antes de mais nada, devem ser pedidas informações pessoais (nome, idade, endereço, meios de contatos etc.) sobre quem está montando o documento. Outros detalhes que podem ser requisitados são:

  • objetivo profissional (tem a ver com os tipos de emprego que você busca e suas metas de carreira);
  • formação acadêmica (são os pontos principais da sua trajetória escolar);
  • experiência profissional (é um resumo de tudo o que você já desempenhou como profissional da área em empregos anteriores);
  • informações complementares (para incluir cursos, habilidades significativas, atividades extras e outros).

Para completar todos esses dados, é importante que o candidato seja claro e objetivo. Para isso, vale refletir antes sobre quais são os pontos essenciais que precisam ser citados no currículo, evitando que o resultado final fique muito prolixo.

3. Inclua fotos e outros arquivos multimídia

Além da parte escrita, pode ser que seja necessário incluir arquivos multimídia, como fotos ou até vídeos. Essa decisão vai depender muito da área que cada profissional atua.

Por exemplo, pessoas que têm um trabalho ligado à arte geralmente precisam mostrar o seu portfólio, o que acontece com designers e arquitetos. Essa é a hora de selecionar seus melhores projetos para que o empregador tenha uma ideia de como são as suas produções.

Outra dúvida comum é sobre colocar uma foto pessoal (ou não) na montagem do currículo. Nesse caso, cabe avaliar quais são as exigências da empresa ou da vaga para a qual você está se candidatando. Apesar de não ser um padrão obrigatório, alguns recrutadores pedem a inclusão de uma foto do candidato. Então, escolha uma imagem de boa qualidade e que esteja alinhada com a imagem profissional que você deseja passar.

4. Faça os ajustes finais e baixe o arquivo

Quando todos os tópicos estiverem preenchidos, baixe o arquivo e veja como ele ficou. Aproveite para fazer uma revisão minuciosa e garantir que tudo esteja correto, fazendo todos os ajustes necessários para que o documento não tenha nenhum erro.

Esse também deve ser o momento de definir algumas preferências visuais para finalizar de vez o seu currículo. Na verdade, alguns aplicativos colocam essa etapa antes, e outros deixam mesmo para o final. Fique de olho nos ícones disponíveis na tela para explorar suas chances de mudar a fonte, escolher cores, colocar um fundo diferente, entre outras opções.

Talvez você prefira adotar um modelo preto e branco tradicional, sem tantas modificações ou detalhes. Porém, pode personalizar do jeito que quiser de acordo com as ferramentas oferecidas — lembrando sempre que o bom senso será essencial para não ter um resultado desastroso.

5. Comece a divulgação

Enfim, você terá um currículo em mãos — ou melhor, no seu celular — para enviar para quem quiser. Todo esse processo deve demorar poucos minutos, principalmente se as informações a serem completadas já estiverem bem claras na sua cabeça.

A facilidade de ter um arquivo eletrônico é poder mandar direto para o e-mail de empresas e de recrutadores e carregar o documento em sites específicos de emprego — como o Canal Conecta, plataforma de vagas exclusiva aqui dos alunos da Anhanguera.

Além disso, poderá encaminhá-lo em aplicativos de mensagens para que alguém possa distribuir para você. Vale lembrar que a extensão do tipo PDF é a mais recomendada e utilizada, pois facilita a visualização com qualidade e não permite que haja edição se o autor não autorizar.

6. Mantenha seu currículo sempre atualizado

Nossa dica final é superimportante, embora seja esquecida por muitas pessoas. A função de um currículo é fornecer as principais informações de um candidato que está tentando uma determinada vaga de emprego ou de um profissional que esteja em busca de qualquer oportunidade no mercado de trabalho, certo?

Logo, o ideal é que esse documento seja atualizado com frequência para não correr o risco de trazer prejuízos. Imagine que um número de telefone para contato seja trocado, e a empresa não consiga falar com o candidato por essa razão.

Pode ser ainda que você tenha adicionado um curso ou uma nova habilidade ao seu perfil que não consta no currículo, o que talvez coloque uma outra pessoa na sua frente em um processo seletivo, e você nem participe da entrevista de emprego. Essas e outras situações semelhantes acontecem todos os dias.

Diante disso, não deixe que as suas oportunidades ou que a sua imagem profissional sejam afetadas por uma causa tão simples de resolver. Sempre que houver alguma novidade, volte ao documento para avaliar se todos os dados são atuais.

Afinal, a facilidade de fazer um currículo pelo celular garante que você faça essa atualização periodicamente sem nenhuma complicação. Basta pegar o seu dispositivo, abrir a última versão no aplicativo e fazer uma revisão completa.

Se a sua dificuldade está em criar um currículo com diferenciais que ajudem a atrair os recrutadores, não deixe de ler o nosso post que ensina maneiras de elaborar um currículo criativo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.