6 dicas para fazer um currículo pelo celular

curriculo-pelo-celular (1)

Fazer um currículo pelo celular é muito mais fácil do que você imagina. São tantos os recursos oferecidos nesses dispositivos que certas facilidades passam mesmo despercebidas por algumas pessoas. É uma solução rápida e prática para quem tem o ensino médio completo e precisa mostrar o seu valor para o mercado.

Para ficar melhor ainda, podemos dizer que a qualidade do documento fica tão boa quanto os modelos feitos pelo computador, sabia? Pensando nisso, decidimos montar um passo a passo para quem quer aproveitar essa possibilidade. Confira cada etapa descrita a seguir e faça seu CV pelo celular!

Escolha um aplicativo ou plataforma

Existem opções disponíveis nas lojas online de aplicativos, e essa pesquisa deve ser sua primeira tarefa. Comece, então, com uma seleção de apps que parecem ser mais interessantes e que oferecem recursos fáceis e simples de serem utilizados.

Uma dica interessante é buscar referências na internet ou com amigos para tomar a sua decisão. Pergunte a colegas que já têm o ensino médio completo que tipo de app usaram para criar seus currículos, por exemplo.

Mas se não tiver nem ideia de quais alternativas funcionam para esse objetivo, procure por estes nomes a seguir:

  • Go2Job;
  • Canva;
  • Curriculum Grátis;
  • Pages (para iOS);
  • Curriculum Vitae App;
  • Construtor de Currículo.

É claro que essas são apenas sugestões, e você pode escolher qualquer outra ferramenta: tudo depende de encontrar um aplicativo que tenha uma boa usabilidade e simplifique a missão de fazer um currículo pelo celular.

O Canva, por exemplo, é uma opção cheia de recursos interessantes que permite a criação de diversos designs de maneira fácil e rápida. Vale a pena utilizar o app mesmo se você não tiver muita prática com a elaboração de peças digitais, viu?

currículo pelo celular

Siga os passos de preenchimento

Depois de fazer o download do aplicativo de sua preferência, provavelmente será necessário criar uma conta com os seus dados pessoais para gerar o cadastro. Muitos apps dão a opção de continuar o processo com o Google, Facebook ou um e-mail que você quiser, como é o caso do Canva. Feito isso, o passo seguinte é acompanhar as instruções de preenchimento para fazer o currículo.

currículo pelo celular

Normalmente, as ferramentas são didáticas, tornando a tarefa bem intuitiva, ou seja, fácil de ser concluída. Antes de mais nada, devem ser pedidas informações pessoais (nome, idade, endereço, meios de contatos, etc.) sobre quem está montando o documento. Outros detalhes que podem ser requisitados são:

  • objetivo profissional: tem a ver com os tipos de emprego que busca, além de suas metas de carreira;
  • formação acadêmica: são os pontos principais da sua trajetória escolar, como o ensino médio completo;
  • experiência profissional: um resumo de tudo o que você já desempenhou como profissional da área em empregos anteriores;
  • informações complementares: pode incluir neste campo os cursos realizados, habilidades significativas, atividades extras e outros.

No Canva, você encontra templates de currículo para personalizar do jeito que quiser. É só escolher aquele que tem mais a ver com você e começar a completar com seus dados.

Não esqueça, no entanto, de manter uma escrita clara e objetiva, viu? Isso destacará o seu documento dos demais. Para isso, vale refletir e pontuar antes quais são os pontos essenciais que precisam ser citados no currículo, assim, você evita escrever um CV prolixo.

Inclua fotos e outros arquivos multimídia

Além da parte escrita, pode ser que seja necessário incluir arquivos multimídia, como fotos ou até vídeos. Essa decisão vai depender muito da área em que cada profissional atua.

Por exemplo, pessoas que têm um trabalho ligado à arte geralmente precisam mostrar o seu portfólio, o que acontece com designers e arquitetos. Essa é a hora de selecionar seus melhores projetos para que o empregador tenha uma ideia de como são as suas produções.

Outra dúvida comum é sobre colocar uma foto pessoal (ou não) na montagem do currículo. Nesse caso, cabe avaliar quais são as exigências da empresa ou da vaga à qual você está se candidatando.

currículo pelo celular

Apesar de não ser um padrão obrigatório, alguns recrutadores pedem a inclusão de uma foto do candidato. Você pode, inclusive, colocar a foto no documento, no entanto, é essencial escolher uma imagem de boa qualidade e que esteja alinhada com a imagem profissional que você deseja passar.

Quer tirar uma boa foto? Selecionamos, a seguir, dicas simples para fazer um registro profissional para o currículo. Veja:

  • escolha um local bem iluminado, com luz natural e cenário neutro;
  • peça para alguém fotografar ou use um tripé. Deixe as selfies para as redes sociais;
  • escolha roupas e acessórios básicos;
  • dê o seu melhor sorriso, mas de maneira natural e suave;
  • evite maquiagens pesadas;
  • opte por penteados pouco chamativos e deixe seu rosto bem à mostra na foto;
  • evite os filtros e, especialmente, o abuso de Photoshop, programa de edição de imagens.

Faça os ajustes finais e baixe o arquivo

Quando todos os tópicos estiverem preenchidos, é o momento de baixar o arquivo para conferir como ficou. Aproveite para fazer uma revisão minuciosa e garantir que tudo esteja correto. Revise suas experiências profissionais e veja se incluiu o ensino médio completo. A ideia é fazer todos os ajustes necessários para que o documento não tenha nenhum erro.

Esse também deve ser o momento de definir algumas preferências visuais para finalizar de vez o seu currículo. Na verdade, alguns aplicativos colocam essa etapa antes e outros deixam mesmo para o final. Fique de olho nos ícones disponíveis na tela para explorar suas chances de mudar a fonte, escolher cores, colocar um fundo diferente, entre outras opções.

currículo pelo celular

Talvez você prefira adotar um modelo preto e branco tradicional, sem tantas modificações ou detalhes. Porém, pode personalizar do jeito que quiser de acordo com as ferramentas oferecidas. Só não se esqueça de manter o bom senso, ok? Assim, você evita resultados desastrosos.

Uma dica interessante é enviar o documento para um familiar ou colega. Peça para a pessoa em questão revisar suas informações e, ainda, ajudar você a aprimorar mais o que foi escrito.

Comece a divulgação

Enfim, você terá um currículo em mãos — ou melhor, no seu celular — para enviar para quem quiser. Prático e rápido, certo? Todo esse processo deve demorar poucos minutos, principalmente se as informações a serem completadas já estiverem bem claras na sua cabeça.

Por isso, lembre-se de pensar com calma em tudo que deseja incluir no documento. É importante que não deixe de fora nenhum detalhe importante, como o ensino médio completo ou cursos livres que fez, afinal, como dissemos, isso pode diminuir suas chances em processos seletivos. 

currículo pelo celular

Voltando à divulgação, a facilidade de ter um arquivo eletrônico é poder mandar direto para o e-mail de empresas e de recrutadores, além de carregar com rapidez o documento em sites específicos de emprego, como o Canal Conecta, plataforma de vagas exclusiva aqui dos alunos da Anhanguera. Legal, não é?

Além disso, poderá encaminhá-lo em aplicativos de mensagens para que alguém possa distribuir para você. Vale lembrar que a extensão do tipo PDF é a mais recomendada e utilizada, pois facilita a visualização com qualidade e não permite que haja edição se o autor não autorizar.

Mantenha seu currículo sempre atualizado

Chegamos ao final do conteúdo! Essa última dica é superimportante, embora seja esquecida por muitas pessoas. A função de um currículo é fornecer as principais informações de um candidato que está tentando uma determinada vaga de emprego, ou de um profissional que esteja em busca de qualquer oportunidade no mercado de trabalho, certo?

currículo pelo celular

Logo, o ideal é que esse documento seja atualizado com frequência para não correr o risco de trazer prejuízos. Imagine que um número de telefone para contato seja trocado, e a empresa não consiga falar com o candidato por essa razão.

Pode ser ainda que você não tenha adicionado o ensino médio completo, ou uma nova habilidade ao seu perfil — o que talvez coloque uma outra pessoa na sua frente em um processo seletivo, e você nem participe da entrevista de emprego. Essas e outras situações semelhantes acontecem todos os dias.

Diante disso, não deixe que as suas oportunidades ou que a sua imagem profissional sejam afetadas por uma causa tão simples de resolver. Sempre que houver alguma novidade, volte ao documento para avaliar se todos os dados estão atuais.

Já viu se o seu currículo está atualizado?

A facilidade de fazer um currículo pelo celular garante que você faça essa atualização periodicamente sem nenhuma complicação. Basta pegar o seu dispositivo, abrir a última versão no aplicativo e fazer uma revisão completa, conferindo se colocou os pontos principais da sua trajetória profissional, se incluiu o ensino médio completo, aquele curso livre, ou que iniciou a faculdade.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Se a sua dificuldade está em criar um currículo com diferenciais que ajudem a atrair os recrutadores, não deixe de ler o nosso post que ensina maneiras de elaborar um currículo criativo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados