Por que concluir o ensino médio é importante? Por que não parar aí?

estudante concluindo o ensino médio em carteira na sala de aula

O ensino médio é a última etapa da educação obrigatória no Brasil. Ainda assim, mais da metade dos brasileiros não concluíram a educação básica. Isso significa que muitas pessoas não chegam a terminar o ensino médio. Esse é um desafio a ser enfrentado em todo o país.

Afinal, os dados indicam que boa parte da população não está compartilhando de conhecimentos essenciais nesse nível de ensino nas escolas. Além disso, a falta de escolaridade também impacta os índices de desemprego e de pobreza no país.

Em muitos casos, a necessidade de trabalhar é o motivo que atrapalha o final do ensino médio. De fato, lidar com a jornada dupla pode ser bem difícil, mas existem vantagens em fazer isso. Confira por que é importante terminar o ensino básico com o nosso conteúdo dividido nos seguintes tópicos:

  • É essencial concluir o ensino médio?
  • Por que o ensino médio não é suficiente?
  • Qual é a importância do ensino superior?

É essencial concluir o ensino médio?

Sim. É essencial concluir os estudos básicos — e os motivos são muitos. Em primeiro lugar, não podemos deixar de considerar que ele é a etapa final da educação obrigatória. Ou seja, as pessoas que não chegam ao fim do ensino médio estão ficando alheias a um direito que é universal.

Evidentemente, há razões para considerar que a educação básica vai desde as turmas da pré-escola até as de ensino médio. Isso indica que os conhecimentos que todos os cidadãos precisam ter estão divididos entre todos os níveis de ensino. Assim, concluir apenas o nível fundamental faz com que muitos cidadãos não tenham contato com conhecimentos importantes.

A conclusão do ensino médio também está relacionada ao respeito às particularidades da adolescência. Abandonar os estudos dessa etapa para trabalhar fere o cuidado que o país deve oferecer às pessoas que estão se preparando para a vida adulta.

Além dos aspectos educacionais e sociais, concluir o ensino médio está relacionado, ainda, à busca por mais sucesso profissional. A escolarização é um dos fatores que mais influenciam no salário recebido pelos profissionais brasileiros. E não se deve apenas ao salário: a empregabilidade e as condições de trabalho são melhores para quem termina a educação básica.

Outro ponto que mostra o quanto é essencial concluir o ensino médio é que o diploma de conclusão é um requisito para a entrada em uma faculdade. Ou seja, pessoas que tenham apenas o ensino fundamental completo não conseguem realizar o sonho de entrar em um curso de ensino superior.

Por que o ensino médio não é suficiente?

Como falamos, infelizmente, muitas pessoas ainda não conseguem concluir seus estudos na educação básica por terem a necessidade de trabalhar desde cedo. Assim, adolescentes, jovens e adultos acabam enfrentando a dificuldade de adiar sua formação no ensino médio.

Entretanto, a conclusão dele é um algo necessário para oferecer melhores salários e condições de trabalho aos brasileiros. Com isso, podemos dizer que quem abre mão do fim do ensino médio para trabalhar e ganhar dinheiro não está fazendo algo benéfico.

Aliás, nem mesmo a conclusão do ensino médio é garantia de boas oportunidades de trabalho. Apesar de gerar salários maiores do que os recebidos por quem tem somente o ensino fundamental concluído, isso não é suficiente para obter sucesso na carreira.

Continuar se qualificando, por meio de uma faculdade ou curso técnico, é o caminho ideal para quem deseja crescer profissionalmente e ter rendimentos maiores ao longo do tempo. Veja um exemplo: enquanto a média salarial de um auxiliar de Enfermagem é de R$ 1.777,45, o enfermeiro graduado recebe em média de R$ 3.129,69.

O contexto das demais profissões no Brasil também mostra que profissionais com ensino superior ganham em média o dobro de quem não fez faculdade. Assim, concluir os estudos na escola é muito importante, mas é preciso também pensar sobre o que fazer depois do ensino médio.

Qual é a importância do ensino superior?

Depois de analisar a realidade do país, vale a pena começar a planejar o que você vai fazer quando acabar o ensino médio. Escolher um curso superior é uma ótima estratégia para planejar sua carreira — especialmente optando por uma faculdade de qualidade.

Estudar em uma instituição de excelência como a Anhanguera gera vantagens que vão além do diploma de curso superior. É a certeza de contar com a melhor infraestrutura (presencial ou EAD), professores qualificados e grades curriculares atualizadas para o mercado de trabalho. Esses benefícios agregam valor à sua formação e aumentam muito as suas chances de aproveitar boas oportunidades de emprego ou empreendedorismo.

Confira alguns motivos que deixam em evidência a importância do ensino superior.

Desenvolvimento de habilidades específicas

Com o fim do ensino médio, você vai ter desenvolvido os conhecimentos gerais que os brasileiros precisam ter na educação básica. Durante os anos na escola, são realizados estudos relevantes sobre diversas matérias — Matemática, Português, Biologia etc. Mas é no ensino superior que elas podem ser usadas para desenvolver habilidades específicas.

Quem faz um curso de Administração, por exemplo, aprende a utilizar os conhecimentos da Matemática e de outras ciências para realizar atividades de gestão empresarial. Na faculdade de Enfermagem, conteúdos como os de Biologia são utilizados para aprender sobre cuidados à saúde.

Crescimento profissional

Como mostram os dados de pesquisas que citamos antes, a qualificação profissional é um aspecto central na obtenção de sucesso na carreira. Pessoas com diploma de ensino superior crescem mais, pois podem se candidatar para vagas mais complexas — como as de gestão e de liderança.

O mercado de trabalho busca profissionais qualificados e atualizados. Desse modo, quem tem diploma da graduação e continua estudando em cursos livres ou de pós-graduação consegue continuar procurando oportunidades de crescimento nas empresas e também abrindo seus próprios negócios.

Proteção contra o desemprego

Não é apenas a empregabilidade que melhora com a conclusão do ensino superior. Sim, há maior probabilidade de se dar bem em entrevistas de emprego quando você tem uma faculdade. E melhor ainda: também torna-se mais fácil evitar o desemprego e manter sua renda mesmo em momentos de crise.

A lógica é a seguinte: as empresas precisam continuar com profissionais estratégicos para o negócio. Logo, quando enfrentam problemas financeiros e precisam demitir, elas vão proteger o emprego das pessoas mais qualificadas, que exercem atividades de importância central.

Agora você sabe que concluir o ensino médio é muito importante e que não se deve parar nele. O planejamento do sucesso da sua carreira depende dos esforços para se capacitar cada vez mais. Então, vale a pena pensar em estratégias para continuar estudando e tendo novas oportunidades no mercado.

E então, este post foi útil para a sua vida profissional? Aproveite para entender o que é a carreira em Y e verificar se ela é ideal para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.