Entrevista de emprego: erros e acertos mais comuns e como se preparar

entrevistadeempregoerroseacertosmaiscomunsecomosepreparar

A entrada no mercado de trabalho é marcada por um misto de expectativa e receio. Por um lado, há toda aquela vontade de ganhar independência. Por outro, existe a apreensão do novo: o primeiro currículo e a primeira entrevista de emprego, com erros e acertos, são alguns dos pontos que caracterizam esse momento.

Apesar da ansiedade que envolve essa etapa, não há muita escolha. Quem deseja sucesso no futuro precisa encarar tudo, a fim de acumular experiência profissional. Contudo, o indicado é pegar dicas para estar bem preparado e não deixar a oportunidade escapar.

Pensando em ajudar, separamos alguns dos principais erros e acertos na entrevista de emprego:

  • forma de se vestir;
  • linguagem corporal;
  • comunicação com o entrevistador.

Continue a leitura para conferir os detalhes mais de perto!

Importância da experiência profissional

Com o crescente número de jovens se formando a cada ano, temos como consequência o aumento da competitividade. Hoje em dia, não adianta mais apenas ter um diploma de graduação. Ter tido experiência em um emprego ou estágio conta bastante quando você estiver em uma entrevista, concorrendo a uma vaga disputadíssima. A teoria, claro, é imprescindível, mas é a vivência na área que será o grande diferencial.

Erros e acertos comuns na entrevista de emprego

Ainda que seja uma simples vaga de estágio, é importante saber o que evitar numa entrevista de emprego, para se sair bem desde já. Acompanhe alguns detalhes!

Forma de se vestir

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Por mais que você não goste tanto dessa frase, é importante considerá-la nesse momento. E se você quiser passar uma boa impressão, precisa saber como se vestir para uma entrevista.

O ideal é ser básico, sem exagerar para a formalidade ou informalidade. Para acertar, prefira tons neutros, como jeans, branco, preto e bege. Nada de roupas curtas, como bermudas ou saias. Mulheres devem evitar decotes e dar preferência por uma make leve. Os homens precisam fazer a barba. A recomendação é que ambos devam prender o cabelo, quando comprido.

Linguagem corporal

Você sabia que podemos passar mensagens, sem querer, dependendo dos nossos gestos? E os entrevistadores reparam muito nisso! Ao entrar na sala, tenha postura ereta e o peito para frente. Isso passa a sensação de autoconfiança.

Ao cumprimentar, evite deixar a mão muito mole. Para acertar, na conversa, olhe nos olhos e esboce um leve sorriso de vez em quando. Ao sentar-se, mantenha a coluna reta.

Comunicação com o entrevistador

Quer saber como não se comportar numa entrevista de emprego? Demonstre não saber nada sobre a empresa. É como se o candidato não tivesse tanto interesse assim pela vaga em questão, apenas pelo salário.

Sendo assim, durante a conversa, se o entrevistador tocar no assunto, manifeste estar por dentro de tudo. Converse com entusiasmo e nunca, nunca mesmo, fique conferindo o celular nesse momento. Além disso, esteja preparado para responder a perguntas sobre suas habilidades, qualidades e defeitos.

Formas de se preparar para uma entrevista de emprego

Além do que já conversamos, é importante ter foco em cada vaga para a qual se candidata. Conheça bem a empresa, como comentamos. Isso fará você ter noção do que o entrevistador espera do seu trabalho. Também ensaie algumas perguntas e respostas, para não vacilar e ser pego de surpresa.

Bem, agora que você já sabe alguns erros e acertos na entrevista de emprego, já tem uma melhor ideia de como se sair bem, certo? Não se esqueça de que boas faculdades oferecem estrutura para o aluno se preparar a esse tipo de desafio. Na Anhanguera, os estudantes contam com o Canal Conecta como suporte para essas situações.

Esse momento é cheio de conselhos importantes, por isso nossas recomendações não param por aqui. Separamos um vídeo do Canal Conecta com mais algumas dicas de como se sair bem na entrevista, então não deixe de conferi-lo para arrasar ainda mais:

Curtiu nossas dicas? Não deixe de compartilhá-las nas suas redes, pois elas podem ajudar diversas outras pessoas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados