Currículo com foto ou sem foto? Te ajudamos a decidir

currículo com foto

Currículo com foto é um tema controverso, que divide opiniões. Enquanto alguns recrutadores consideram que o documento não deve nunca ser acompanhado de uma foto do candidato, em algumas áreas de atuação, é praxe anexar a imagem a esse documento que conta a trajetória do profissional.

Se você faz parte do grupo que fica em dúvida se deve ou não colocar uma foto no currículo, fique tranquilo! Neste post, vamos explicar quando incluir a foto neste documento que lista suas habilidades profissionais, além de quais ferramentas utilizar. Siga conosco da Anhanguera e veja também quais as boas práticas para foto no currículo.

Currículo com foto: existe um consenso?

Para montar um currículo diferenciado, é importante ter atenção a algumas práticas, como ter um objetivo profissional claro e listar a formação acadêmica, a exemplo de cursos profissionalizantes ou superior.

Isso é regra, mas fica a dúvida se, afinal, é melhor investir em currículo sem foto ou anexar uma imagem ao documento. A verdade é que não há consenso sobre o tema. No Brasil, culturalmente, não há o hábito de colocar foto no currículo, apesar de a prática ser comum em outros países.

Se, por um lado, a ausência da imagem faz com que o recrutador foque as habilidades profissionais e a trajetória do candidato, por outro, é fácil ter acesso à foto de quem está concorrendo a uma vaga.

Afinal, é cada vez mais comum que os profissionais coloquem o endereço de suas redes sociais, principalmente as voltadas para carreira, como o LinkedIn, no currículo. Ou seja, o importante é usar o bom senso e analisar a vaga e a empresa para decidir se vale a pena ou não investir em um currículo com foto.

currículo com foto

Quando incluir a foto no currículo?

Agora que você sabe que não existe exatamente um consenso em relação a anexar imagem ao documento, fica a dúvida: quando devo colocar foto no currículo?

Além do bom senso, que citamos acima, confira, antes de tudo, se a descrição da vaga pede a inclusão da foto. Caso isso não seja mencionado, reflita se a aparência faz alguma diferença na oportunidade à qual está concorrendo.

Em uma vaga de promotor de eventos ou modelo, por exemplo, a imagem é tão importante quanto as habilidades profissionais. O mesmo cuidado vale para algumas posições na área comercial.

Então, fica a dica: inclua a foto no currículo apenas quando a descrição da vaga pedir, ou quando a aparência física fizer realmente alguma diferença no processo seletivo — caso de uma vaga para modelo em que o candidato deve estar dentro de certos requisitos.

Caso você queira muito que o recrutador conheça a sua imagem, a melhor forma é colocar seu endereço do LinkedIn. Assim, ele pode acessar sua foto e outros dados profissionais sem que você precise anexar a imagem ao currículo.

Quais são as boas práticas para foto no currículo?

Agora que você já sabe quando incluir a foto no currículo, é importante conhecer também as boas práticas em relação à produção da imagem.

Afinal, aquela sua foto curtindo um churrasco de regata não passa exatamente a melhor imagem profissional, não é mesmo? Confira dicas de ouro para não errar na foto que seguirá com seu currículo!

Evite fotos informais

O currículo é um documento formal. Por isso, é importante passar uma imagem confiável, que reflita o profissional que você é. Nesse sentido, evite fotos em situações informais, como na praia ou em um churrasco.

Tenha atenção também à roupa que está usando: decotes, camiseta regata ou de alcinha devem ser evitados.

Bonés, óculos escuros e fotos recortadas, retiradas de redes sociais, não são boas opções. Produza uma foto exclusivamente para o seu currículo e aumente suas chances de conseguir o trabalho.

Aposte em um fundo neutro

O ideal é apostar em um fundo neutro para a foto, de preferência, branco, já que o objetivo é que o recrutador foque o seu rosto e não o que o cerca. Aposte em uma imagem somente do ombro para cima para não correr o risco de desviar a atenção de quem está analisando o currículo.

currículo com foto

Atente a detalhes

Detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é currículo com foto. Lembre-se sempre de que, ao anexar uma imagem ao documento, seu principal objetivo é mostrar que você é um profissional confiável e tem todas as características necessárias para exercer a posição para a qual está concorrendo.

Nesse sentido, evite acessórios como piercing, bijuterias em excesso, além de maquiagem carregada. Discrição é a palavra de ordem, então opte por um batom em tom neutro e cabelos devidamente arrumados. Além disso, garanta que o cabelo está bem cortado e a barba, em dia.

Saiba que a simpatia faz diferença

Passar uma imagem profissional é essencial ao tirar a foto que acompanhará o seu currículo, mas tenha em mente que não é preciso estar de cara fechada na imagem.

Você pode e deve sorrir na foto. Simpatia é uma característica muito valorizada pelos recrutadores e pode fazer a diferença em uma seleção.

Currículo com foto ou sem foto, como você pode ver, depende muito do contexto e da vaga para a qual deseja concorrer. Mas uma coisa é certa: leia atentamente a descrição da vaga e siga as boas práticas caso opte por anexar a imagem ao documento.

Caso escolha colocar uma foto no currículo, saiba que ela será seu cartão de visitas, a primeira impressão que o selecionador terá de você. Por isso, é essencial adequar a imagem à função à qual está concorrendo e à empresa para qual está se candidatando.

Uma vaga para uma startup, por exemplo, é diferente de uma posição para um banco de investimentos. Mas tenha em mente que, independentemente do potencial empregador, menos é mais. Profissionalismo acima de tudo.

4 profissões em que é interessante colocar foto no currículo

Como podemos ver, a foto no currículo é relevante quando a aparência de uma pessoa tem alguma influência no objetivo final do trabalho. Geralmente, posições visuais, de comunicação, como Marketing Digital, e de contato com o público.

Então, vamos ver algumas dessas profissões em que cabe enviar a foto no currículo. Lembrando sempre que nenhum candidato pode ser excluído de um processo seletivo apenas por sua aparência física, mas que as dicas acima podem sim dar mais chances para conseguir a vaga. Confira.

Profissão de modelo

O setor de moda é talvez aquele no qual a foto no currículo mais faça sentido para o processo seletivo, já que a imagem dos profissionais é usada em conjunto com o produto para criar uma impressão visual nos consumidores.

Dentro dessa ideia, as marcas podem ter um estilo que queiram seguir em cada campanha, com biótipos diferentes. Mesmo se o candidato não seja chamado naquele momento, podem surgir novas oportunidades para aquele mesmo currículo no futuro.

currículo com foto

Artes cênicas e visuais

As artes cênicas apresentam uma necessidade similar à da indústria da moda, mas com foco ainda maior em diferentes perfis de pessoas.

Dependendo do que pede um personagem em uma peça, um filme ou ativação de arte, pode-se buscar diferentes características físicas em um candidato, como biótipo, idade, feições etc.

Jornalismo

A princípio, a grande maioria de posições de jornalismo não tem a foto no currículo como fator relevante para o processo seletivo.

Mas existem algumas posições mais visuais, como telejornalismo e contato constante com o público, em que a foto pode ser pedida no currículo. Novamente, atente às demandas da vaga.

Atendimento ao público

Saindo de profissões em que a imagem da pessoa passa a ser em si um produto, existem algumas posições de mercado em que as fotos costumam ser pedidas no currículo.

Um exemplo comum é o atendimento geral ao público, em que o profissional está tendo constante contato visual e verbal com várias pessoas durante o dia. Alguns exemplos dessas profissões são:

  • vagas de recepção, em que profissionais se tornam o primeiro contato de um cliente com uma marca ou estabelecimento;
  • vagas de concierge, que têm a função de receber, ouvir, guiar e atender às necessidades de consumidores em estabelecimentos como hotéis e shopping centers;
  • vagas de promoção de eventos, os promoters, que utilizam sua imagem e argumentos de venda para mostrar e engajar a marca em ativações de marketing realizadas em locais físicos.

Nesses casos, a análise de perfil visual da pessoa deve ser secundário. Claro, o que importa é a capacidade profissional de cativar e engajar o público em nome da marca. Mas é inegável que a foto tem influência no processo — lembrando novamente que não podem ser determinantes para isso.

Conheça apps e ferramentas para colocar a foto no currículo

Se você pretende aplicar seu currículo para alguma dessas áreas de atuação acima, ou a empresa para a qual você quer se candidatar solicitou a foto no currículo, a forma como ela é apresentada no CV também faz diferença.

Pode parecer apenas um detalhe, mas uma foto mal colocada, grande ou pequena demais, que quebre o texto ou o deixe visualmente confuso deixam uma má impressão logo de cara.

Como, então, ter um currículo bem-apresentado de maneira simples e eficiente? Veja alguns programas e apps para ajudar você nesse sentido.

Microsoft Word

O Word é, sem dúvidas, o software mais utilizado no mundo para fazer currículos. O popular editor de texto oferece ferramentas simples e diretas para formatar seu CV, inclusive adicionar fotos de maneira bem-estruturada e com destaque.

Uma vantagem moderna é que o Word não está mais preso aos computadores. Você pode utilizar uma versão gratuita e online no app de celular ou no próprio navegador.

Google Docs

Se você tem um celular com Android, tem o Google Docs pronto para ser usado. Essa praticidade vem ajudando muitos profissionais a fazerem currículos bem formatados e com foto sem dificuldades, diretamente do celular.

Basta acessar o app que já vem instalado e utilizar um dos modelos oferecidos, além da opção de começar seu próprio CV do zero.

currículo com foto

Go2Job

Existem diversos apps específicos para criar currículos visualmente interessantes nos smartphones. Entre eles, queremos destacar o Go2Job.

Com o app todo pensado para fazer seu currículo, ele vem com modelos prontos de campos a serem preenchidos, incluindo a sua foto. No final, ele monta o documento inteiro automaticamente e permite que você, com alguns toques, envie por e-mail, por outros aplicativos ou até imprima se precisar.

Canva

O Canva é um app que pode ser utilizado mobile ou no próprio navegador e foi pensado enquanto uma ferramenta simplificada para fazer peças visuais e de design incríveis.

Entre suas opções de template, ele apresenta modelos para currículo que vão além do documento de texto básico, incluindo a possibilidade de adicionar foto e outras imagens.

É uma opção muito interessante para posições mais visuais e de comunicação, em que o design do CV vira um diferencial para seu senso de estética e identidade.

Templates de currículo para você fazer o seu

Você pode ver que quase todo app hoje voltado para esse tipo de documento tem modelos prontos de currículo, em que você só precisa incluir informações e consegue construi-lo em questão de minutos.

Esses são os chamados templates, e existe uma grande quantidade deles disponíveis na internet. Então, para facilitar ainda mais o trabalho de colocar a foto no currículo da melhor maneira possível, veja alguns deles:

  • se você for escolher fazer seu currículo no Canva, ele tem uma página com dezenas de templates diferentes para escolher;
  • se você vai construir seu CV no Word, a Microsoft oferece modelos variados, divididos entre gratuitos e premium;
  • a ferramenta Zety é voltada para montar currículos em poucos minutos online e também oferece vários templates fáceis de usar;
  • o site de imagens de uso sem royalties freepik apresenta ofertas de template de currículo voltadas mais para posições de trabalho gráficas como design e publicidade, que podem ajudar a destacar profissionais nesses setores.

Pronto para criar um currículo com foto incrível?

Se você deseja ou precisa enviar um currículo com foto, seguir nossas dicas e um desses templates vai garantir que o seu CV cause uma boa impressão nas empresas. E primeiras impressões importam muito na hora de conseguir um emprego.

Que tal então investir ainda mais nesse seu primeiro contato com recrutadores? Veja nosso artigo especial sobre currículo criativo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.