Currículo com foto ou sem foto? Te ajudamos a decidir

currículo com foto

Currículo com foto é um tema controverso, que divide opiniões. Enquanto alguns recrutadores consideram que o documento não deve nunca ser acompanhado de uma foto do candidato, em algumas áreas de atuação, é praxe anexar a imagem a esse documento que conta a trajetória do profissional.

Se você faz parte do grupo que fica em dúvida se deve ou não colocar uma foto no currículo, fique tranquilo! Neste post, vamos explicar quando incluir a foto neste documento que lista suas habilidades profissionais. Para isso, vamos responder às seguintes perguntas:

  • Currículo com foto: existe um consenso?
  • Quando incluir a foto no currículo?
  • Quais são as boas práticas para foto no currículo?

Siga conosco da Anhanguera e veja também quais as boas práticas para foto no currículo.

Currículo com foto: existe um consenso?

Para montar um currículo diferenciado, é importante ter atenção a algumas práticas, como ter um objetivo profissional claro e listar sua formação acadêmica, como curso profissionalizante ou superior.

Isso é regra, mas fica a dúvida se, afinal, é melhor investir em currículo sem foto ou anexar uma imagem ao documento. A verdade é que não há consenso sobre o tema. No Brasil, culturalmente, não há o hábito de colocar foto no currículo, apesar de a prática ser comum em outros países.

Se, por um lado, a ausência da imagem faz com que o recrutador foque as habilidades profissionais e a trajetória do candidato, por outro, é fácil ter acesso à foto de quem está concorrendo a uma vaga.

Afinal, é cada vez mais comum que os profissionais coloquem o endereço de suas redes sociais, principalmente as voltadas para carreira, como o LinkedIn, no currículo. Ou seja, o importante é usar o bom senso e analisar a vaga e a empresa para decidir se vale a pena ou não investir em um currículo com foto.

Quando incluir a foto no currículo?

Agora que você sabe que não existe exatamente um consenso em relação a anexar imagem ao documento, fica a dúvida: quando devo colocar foto no currículo?

Além do bom senso, que citamos acima, confira, antes de tudo, se a descrição da vaga pede a inclusão da foto. Caso isso não seja mencionado, reflita se a aparência faz alguma diferença na oportunidade à qual está concorrendo.

Em uma vaga de promotor de eventos ou modelo, por exemplo, a imagem é tão importante quanto as habilidades profissionais. O mesmo cuidado vale para algumas posições na área comercial.

Então, fica a dica: inclua a foto no currículo apenas quando a descrição da vaga pedir ou quando a aparência física fizer realmente alguma diferença no processo seletivo (como no caso de uma vaga para modelo em que o candidato deve estar dentro de certos requisitos).

Caso você queira muito que o recrutador conheça a sua imagem, a melhor forma é colocar seu endereço do LinkedIn. Assim, ele pode acessar sua foto e outros dados profissionais sem que você precise anexar a imagem ao currículo.

Quais são as boas práticas para foto no currículo?

Agora que você já sabe quando incluir a foto no currículo, é importante conhecer também as boas práticas em relação à produção da imagem.

Afinal, aquela sua foto curtindo um churrasco de regata não passa exatamente a melhor imagem profissional, não é mesmo? Confira algumas dicas para não errar na foto que seguirá com seu currículo!

Evite fotos informais

O currículo é um documento formal. Por isso, é importante passar uma imagem confiável, que reflita o profissional que você é. Nesse sentido, evite fotos em situações informais, como na praia ou em um churrasco.

Tenha atenção também à roupa que está usando: decotes, camiseta regata ou de alcinha devem ser evitados.

Bonés, óculos escuros e fotos recortadas, retiradas de redes sociais, não são boas opções. Produza uma foto exclusivamente para o seu currículo e aumente suas chances de conseguir o trabalho.

Aposte em um fundo neutro

O ideal é apostar em um fundo neutro para a foto, de preferência, branco, já que o objetivo é que o recrutador foque o seu rosto e não o que o cerca. Aposte em uma imagem somente do ombro para cima para não correr o risco de desviar a atenção de quem está analisando o currículo.

Fique atento a detalhes

Detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é currículo com foto. Lembre-se sempre que, ao anexar uma imagem ao documento, seu principal objetivo é mostrar que você é um profissional confiável e tem todas as características necessárias para exercer a posição para a qual está concorrendo.

Nesse sentido, evite acessórios como piercing, bijuterias em excesso, além de maquiagem carregada. Discrição é a palavra de ordem, então opte por um batom em tom neutro e cabelos devidamente arrumados e garanta que o cabelo está bem cortado e a barba, em dia.

Saiba que a simpatia faz a diferença

Passar uma imagem profissional é essencial ao tirar a foto que acompanhará o seu currículo, mas tenha em mente que não é preciso estar de cara fechada na imagem.

Você pode e deve sorrir na foto. Simpatia é uma característica muito valorizada pelos recrutadores e pode fazer a diferença em uma seleção.

Currículo com foto ou sem foto, como você pode ver, depende muito do contexto e da vaga para a qual deseja concorrer. Mas uma coisa é certa: leia atentamente a descrição da vaga e siga as boas práticas caso opte por anexar a imagem ao documento.

Caso escolha colocar uma foto no currículo, saiba que ela será seu cartão de visitas, a primeira impressão que o selecionador terá de você. Por isso, é essencial adequar a imagem à função à qual está concorrendo e à empresa para qual está se candidatando.

Uma vaga para uma startup, por exemplo, é diferente de uma posição para um banco de investimentos. Mas tenha em mente que, independentemente da potencial empregadora, menos é mais. Profissionalismo acima de tudo.

Depois de garantir que seu currículo com ou sem foto está em dia, não deixe de conferir as oportunidades disponíveis no Canal Conecta, que oferece diversas vagas exclusivas para alunos aqui da Anhanguera.

Gostou deste artigo? Com ou sem foto, o conteúdo do seu currículo precisa ser redigido com cuidado. Então, confira as melhores dicas para elaborar um currículo criativo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.