Faculdade em Mogi Guaçu: tudo o que você precisa saber

estudantes de faculdade

Rio Grande das Cobras: esse é o significado do nome dessa cidade situada no estado de São Paulo, a 166 km da capital e a 83 km de Campinas. Quem mora em Mogi Guaçu tem boa qualidade de vida e acesso à saúde e à educação, já que o IDH, índice que mede o desenvolvimento humano dos municípios, é alto (0,774).

Fazer faculdade em Mogi Guaçu é uma boa escolha, pois a cidade está preparada para receber estudantes. Vamos conhecer mais sobre ela? É só continuar a leitura deste artigo!

Como é viver em Mogi Guaçu?

O rio que dá nome ao município marca a divisa com a cidade-irmã, Mogi Mirim. Ambas as cidades surgiram em função dos Bandeirantes, que passavam pela região em busca de ouro em Minas Gerais. Ali, formou-se um vilarejo, que veio a se tornar Mogi Guaçu em 1877.

A população de Mogi Guaçu ultrapassa, hoje, os 150 mil habitantes. A agricultura é bem-desenvolvida, com cultivo de tomate e de laranja, principalmente. O clima tropical de altitude (ameno) colabora para que a cidade esteja entre os principais produtores do estado e do Brasil.

Na região, também há pecuária, e a indústria destaca-se pelos setores de:

  • metalurgia — MAHLE;
  • cosméticos — Bio Brasil e NY Looks;
  • celulose — International Paper;
  • alimentícia — Ingredion e Unilever;
  • cerâmica — Cerâmica Lanzi.

Quem desenvolveu a cerâmica na cidade foram os imigrantes italianos, que chegaram após a abolição da escravidão. Essa indústria foi tão importante que inspirou a bandeira da cidade. As cores vermelha e amarela remetem à argila e à terra, matérias-primas para produção das telhas.

O crescimento populacional teve um boom na década de 1970, principalmente devido à instalação da Indústria de Papel Champion (hoje International Paper), que provocou o desenvolvimento do comércio. Atualmente, ele é totalmente independente. Ou seja, não é necessário ir a São Paulo fazer compras.

Outro ponto forte é o lazer. No Jardim dos Lagos e no Parque dos Ingás, dá para curtir a natureza e até andar de pedalinho. No Recanto e em outros locais, o estudante encontra barzinhos, lanchonetes e lugares incríveis para curtir o happy hour com os amigos da faculdade.

Falando nisso, quer saber as vantagens de estudar na cidade, em uma faculdade pública ou particular, e qual é a disponibilidade de cursos em Mogi Guaçu?

Vale a pena fazer faculdade em Mogi Guaçu?

O “Berço dos Italianos” não é só conhecido por preservar a cultura, inclusive no sotaque dos habitantes. A festividade da população é marca da cidade. Os guaçuanos são acolhedores e recebem muito bem quem vem estudar aqui.

Para você ter uma ideia da valorização da educação em Mogi, a Secretaria Municipal de Cultura promove, há mais de 30 anos, o Festival de Teatro do Estudante Guaçuano (Feteg), no Teatro Tutec.

Há várias instituições de ensino superior em Mogi Guaçu, estaduais e particulares, de excelente qualidade. Afinal, a industrialização da região requer, constantemente, mão de obra qualificada.

Nesse cenário, a faculdade Anhanguera diferencia-se das concorrentes e destaca-se entre as melhores faculdades privadas da cidade.

Com nossa infraestrutura superinovadora e laboratórios de alta tecnologia, estamos preparados para formar profissionais diferenciados no mercado. Aqui, o aluno tem todo o acompanhamento (didático e humano) para se tornar um excelente profissional:

  • apoio personalizado;
  • sistema de ensino dinâmico;
  • avaliação continuada;
  • parceria com o Canal Conecta, um superportal de empregabilidade.

Quais são os cursos oferecidos pela Anhanguera em Mogi Guaçu?

Na nossa unidade de Mogi Guaçu, temos o tradicional curso de Direito, oferecido na modalidade presencial. Após obter o diploma, é possível encontrar vagas de emprego como advogado em diversas áreas, como:

  • cível;
  • trabalhista;
  • administrativo;
  • ambientalista;
  • criminal.

Para isso, é preciso fazer a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Outra opção é prestar concurso público para ocupar cargos como:

Sabe qual é o diferencial da Anhanguera para você começar uma carreira de sucesso em Direito? A parceria com a Saraiva Educação, que fornece:

  • o Saraiva Aprova, a melhor preparação para a prova da OAB;
  • o acesso gratuito ao Vade Mecum, material utilizado em todo o curso;
  • a Aula Destaque, um evento de aulas exclusivas com profissionais conceituados do mercado.

Na Anhanguera Mogi Guaçu, temos outro Bacharelado com alta empregabilidade: é o curso de Engenharia de Produção. Os cinco distritos industriais de Mogi e a proximidade com o centro industrial do país oferecem um excelente campo de estágio aos estudantes — e de trabalho aos engenheiros recém-formados.

Sem contar que a Engenharia de Produção é uma das mais bem-remuneradas no Brasil. Na faculdade em Mogi Guaçu, o curso é oferecido na modalidade de ensino presencial e tem duração de cinco anos.

O estudante prepara-se, durante o curso, para lidar com todas as etapas de uma cadeia de produção, desde a produção de insumos até a distribuição do produto final.

E onde o engenheiro de produção pode atuar? Veja como o mercado de trabalho é amplo:

  • indústrias de todos os portes e segmentos;
  • construção civil;
  • empresas prestadoras de serviços;
  • órgãos públicos.

Outra graduação de destaque em Mogi é o curso de Gestão de Segurança Privada. Diferentemente das outras que foram apresentadas, este é um curso Tecnólogo. Sua duração é mais curta, porque ele foca aspectos práticos do mercado de trabalho. Porém, o diploma é equivalente ao de um curso superior normal.

São quatro semestres, ou seja, dois anos de curso apenas, com disciplinas específicas na área, como:

  • análise e gerenciamento de riscos;
  • consultoria e planejamento em segurança.

Essa é uma excelente opção para quem vê o ingresso na faculdade — e a obtenção do diploma — como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Viu como a faculdade de Mogi Guaçu é uma excelente opção para sua começar sua carreira? Seja na área do Direito ou em outro curso, a cidade está pronta para receber você!

Venha conhecer nossa Unidade no Jardim Cruzeiro ou faça sua inscrição online no curso de sua preferência!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados