Faculdade de Desenvolvimento Web: Saiba tudo sobre esse curso

Homem digitando em laptop códigos

Bem-vindo ao universo do Web Development Degree! Se você está explorando a possibilidade de ingressar nesse fascinante campo da tecnologia, está no lugar certo. Ao longo deste texto, vamos mergulhar nos detalhes do curso de Desenvolvimento Web, discutindo desde as habilidades essenciais até as perspectivas profissionais que essa formação oferece. 

Se você tem paixão por tecnologia, criatividade e está curioso sobre como construir a estrutura da internet, este é o caminho certo para você. Continue lendo para entender mais sobre o curso de Desenvolvimento Web e descubra se é a escolha perfeita para moldar o seu futuro profissional.

Como é o curso de Desenvolvimento Web?

O curso de Desenvolvimento Web é uma jornada empolgante que explora a fundo a arte e a ciência por trás da programação de sites e criação de aplicativos web. Durante a formação, os estudantes mergulham nas linguagens de programação essenciais e abrange o entendimento de frameworks, bancos de dados e técnicas avançadas para proporcionar uma experiência abrangente no desenvolvimento web.

Ao longo dessa trajetória, os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em projetos práticos, consolidando suas habilidades na construção de soluções web funcionais e visualmente atraentes. Com um foco prático e alinhado às demandas do mercado, o curso de Desenvolvimento Web prepara os estudantes para enfrentar desafios reais da indústria digital.

Equipe trabalhando em aplicativo de celular
No curso, os alunos podem testar suas habilidades no desenvolvimento de projetos

Quais os tipos de Graduação em Desenvolvimento Web?

A graduação disponível para o curso de Desenvolvimento Web é o de tecnólogo. Mas é possível encontrar outras graduações de TI, como engenharia da computação, por exemplo, que englobam boa parte dos conteúdos e tem caráter de bacharelado. A seguir você irá encontrar explicações mais detalhadas sobre cada tipo de formação.

Bacharelado em Desenvolvimento Web

O curso bacharel em Desenvolvimento Web não está disponível no Brasil. O bacharelado normalmente é uma opção mais abrangente e menos técnica, com uma duração de curso maior. É possível fazer cursos de programação para a posição de bacharel que possuam em sua grade curricular assuntos semelhantes ao curso de Desenvolvimento Web, mas não se aprofundam tanto nessa área em específico. 

Tecnólogo em Desenvolvimento Web

Tecnólogo é o único tipo de graduação para o curso de Desenvolvimento Web.  Oferece uma abordagem mais prática e concentra-se nas habilidades técnicas essenciais para a criação e manutenção de websites e aplicativos. Com duração geralmente de 2 anos, os Tecnólogos em Desenvolvimento de Sistemas têm as competências necessárias para trabalhar com desenvolvimento web.

Pessoa desenhando aplicativo em papel
O curso tecnólogo tem uma abordagem mais prática e pode durar 2 anos

Licenciatura em Desenvolvimento Web

A licenciatura é um tipo de graduação que também não está disponível para o curso de Desenvolvimento Web, mas se destina àqueles que desejam seguir a carreira acadêmica ou de ensino. Os cursos de TI, Ciência da Computação, Informática e Análise de Sistemas são procurados por aqueles que desejam a licenciatura na área da educação em tecnologia. 

A faculdade de Desenvolvimento Web é boa?

Geralmente a faculdade de Desenvolvimento Web é boa, mas a qualidade do curso pode variar muito de acordo com quem está ofertando. Sendo parte crucial para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes, é importante avaliar alguns pontos relevantes para responder a essa pergunta de forma mais específica.

Avaliar a infraestrutura, corpo docente e reconhecimento institucional são os pontos principais a serem vistos. É importante também buscar um ambiente propício ao aprendizado, com professores qualificados, incentivo a projetos, pesquisas e ações que promovam networking. Além disso, verificar se a instituição tem a aprovação do MEC e como anda o mercado de trabalho é fundamental.

A faculdade de Desenvolvimento Web tem aprovação do MEC?

A aprovação do Ministério da Educação (MEC) é essencial para que a faculdade de Desenvolvimento Web cumpra todos os requisitos e normas estabelecidas, garantindo aos estudantes uma formação reconhecida e alinhada aos padrões educacionais. Afinal, o MEC tem como função a regulamentação dos cursos e faculdades. 

Dessa forma, sempre busque por universidades e cursos de Desenvolvimento Web que tenham a aprovação do MEC. Se você acha que é difícil ter essa informação, saiba que é simples. Você pode acessar o site oficial do MEC, o Sistema e-MEC, e verificar quais estão de acordo com as regulamentações do MEC.

Aprovação de Desenvolvimento Web no Mercado

No mercado de trabalho, a aprovação de profissionais formados em Desenvolvimento Web é notável e é um importante fator para avaliar se uma faculdade é boa. Com a crescente demanda por especialistas, o curso tem sido um requisito importante para que os graduados encontrem oportunidades em empresas de diversos setores, destacando-se pela capacidade técnica e especializada no assunto.

Mulher concentrada olhando computador e segurando tablet
O mercado tem alta demanda por profissionais de Desenvolvimento Web

Qual o perfil ideal de aluno de Desenvolvimento Web?

O perfil ideal de um aluno de Desenvolvimento Web inclui características como curiosidade, criatividade e habilidade analítica. Ser apaixonado por tecnologia, ter interesse em programação e estar aberto a desafios são outras características importantes. A área exige adaptabilidade e a capacidade de aprender, já que as tecnologias evoluem  de forma rápida, constantemente.

Personalidade do estudante de Desenvolvimento Web

A personalidade do estudante de Desenvolvimento Web geralmente é marcada pela paciência e persistência diante de problemas complexos. A habilidade de trabalhar bem em equipe, comunicar ideias de forma clara e manter-se atualizado sobre as últimas tendências tecnológicas são diferenciais que se somam às Skills em Desenvolvimento.

Rotina de estudos do estudante de Desenvolvimento Web

A rotina de estudos do aluno de Desenvolvimento Web envolve as aulas teóricas, muita prática, participação em projetos e a busca constante por atualizações no campo. Além disso, a interação com a comunidade de desenvolvedores, participação em eventos e a construção de portfólio são elementos que, se encaixados na rotina, podem trazer muitos benefícios para o estudante.

Mulher em reunião online por computador
A rotina de estudos inclui a interação com outros desenvolvedores

Quais as modalidades de estudo para Desenvolvimento Web?

O Desenvolvimento Web oferece três modalidades de estudo para atender às necessidades e preferências dos estudantes. São elas o ensino presencial, semipresencial e a distância. Cada uma  tem suas características específicas, permitindo que os alunos escolham aquela que melhor se adapta às suas circunstâncias.

Dá para cursar Desenvolvimento Web EAD?

A opção EAD (Ensino a Distância) para o curso de Desenvolvimento Web é uma alternativa viável para você que deseja flexibilidade. Dessa forma, o ensino à distância vai permitir que você estude de forma 100% remota, adequando-se a diferentes horários e rotinas. Essa modalidade é vantajosa para quem busca conciliar estudos com outras responsabilidades.

Existe a faculdade de Desenvolvimento Web Presencial?

Sim, é possível cursar Desenvolvimento Web de forma presencial, em instituições que oferecem aulas tradicionais em seus estabelecimentos. Essa opção é bem comum e vai proporcionar a você uma experiência mais imersiva, contando com uma interação direta com professores e colegas, além de acesso a laboratórios e infraestrutura física.

Tem Desenvolvimento Web Semipresencial?

É possível encontrar o curso de Desenvolvimento Web semipresencial. Para aqueles que buscam uma flexibilidade e presença física, a modalidade semipresencial combina elementos das duas modalidades anteriores. Os alunos podem realizar parte das atividades remotamente, otimizando o tempo, e participar de encontros presenciais para práticas específicas e interação com a comunidade acadêmica.

Moça e rapaz analisando dados em tela de computador
O curso semipresencial possibilita a interação com colegas e professores

Qual a duração e as matérias do curso de Desenvolvimento Web?

A graduação em Desenvolvimento Web, de acordo com a estrutura de um curso tecnólogo, possui uma média de duração de 2 anos, divididos em 4 semestres, com uma carga horária total de 1700 horas. A seguir, apresentamos as disciplinas presentes no currículo de Desenvolvimento Web conforme diretrizes educacionais da Anhanguera.

1º Semestre

  • Arquitetura e Organização De Computadores
  • Interface e Usabilidade
  • Projeto de Software
  • Redes de Computadores – Optativa
  • Segurança e Auditoria de Sistemas
  • Sociedade Brasileira e Cidadania

2º Semestre

  • Algoritmos e Programação Estruturada
  • Análise e Modelagem de Sistemas
  • Engenharia de Software
  • Linguagem de Programação
  • Lógica e Matemática Computacional
  • Projeto de Extensão I – Desenvolvimento Web

3º Semestre

  • Análise Orientada a Objetos
  • Desenvolvimento em Javascript
  • Desenvolvimento Responsivo 
  • Modelagem de Dados 
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados

4º Semestre

  • Desenvolvimento de E-Commerce com CMS
  • Linguagem Orientada A Objetos
  • Programação Web 
  • Projeto De Extensão II – Desenvolvimento Web
  • Tecnologias Web Service

Além disso, esse curso conta com uma carga horária de 100 horas para as Atividades Complementares Obrigatórias (ACO) em CST de Desenvolvimento Web.

Rapaz mexendo em sistema de computador
“Linguagem de Programação” é uma disciplina do curso

Quais as possibilidades de especialização em Desenvolvimento Web?

Após concluir a graduação em Desenvolvimento Web, os profissionais têm diversas opções de especialização para aprimorar ainda mais suas habilidades e se destacar no mercado. Conheça a seguir quais são as áreas de especialização mais procuradas:

  • Desenvolvimento Mobile: Foco em criar aplicativos para dispositivos móveis, explorando plataformas como Android e iOS.
  • Desenvolvimento de Software Web: Aprofundamento em web design e programação de sistemas.
  • UX/UI Design: Especialização na criação de interfaces de usuário intuitivas e agradáveis.
  • Segurança Cibernética: Ênfase em técnicas e práticas para proteger aplicações web contra ameaças virtuais.
  • Full Stack Development: Aprofundamento tanto nas tecnologias do front-end quanto do back-end, permitindo uma atuação mais abrangente.
  • E-commerce e Marketing Digital: Especialização na implementação e otimização de plataformas de comércio eletrônico e estratégias de marketing online.

Essas são algumas das especializações que oferecem aos profissionais de Desenvolvimento Web a oportunidade de se tornarem especialistas e se manterem competitivos no mercado de trabalho. 

Jovens trabalhando com computadores em sala
É possível se especializar em UX e UI design e trabalhar com interfaces intuitivas

Quais as principais áreas para recém-formados?

Os recém-formados em Desenvolvimento Web têm diversas oportunidades devido a grande demanda por profissionais A sua atuação acaba dependendo mais do seu interesse do que das oportunidades que surgem. Algumas das principais áreas para os novos profissionais incluem:

  • Desenvolvimento Front-end: Trabalhar na criação da interface do usuário, utilizando tecnologias como HTML, CSS e JavaScript para garantir uma experiência visualmente atraente e interativa.
  • Desenvolvimento Back-end: Atuar na construção da parte “invisível” de um site ou aplicativo, gerenciando servidores, bancos de dados e lógica de aplicação.
  • Desenvolvimento Full Stack: Integrar conhecimentos tanto de front-end quanto de back-end, possibilitando uma visão abrangente do desenvolvimento web.
  • Desenvolvimento Mobile: Criar aplicativos para dispositivos móveis, utilizando frameworks como React Native ou Flutter.
  • E-commerce: Trabalhar na implementação e manutenção de plataformas de comércio eletrônico, garantindo uma experiência fluida para os usuários.
  • Consultoria em Tecnologia: Oferecer serviços de consultoria para empresas que buscam otimizar suas soluções tecnológicas.
  • Startups: Ingressar em startups, onde a versatilidade e a capacidade de inovação são altamente valorizadas.

A experiência do recém formado deve nortear a sua carreira em tecnologia. Ao ter contato profissional com essas áreas, é possível entender com mais clareza o que gosta e o que não gosta, escolhendo de forma mais assertiva a área de especialização.

Equipe de startup trabalhando em sistemas de computador
Startups oferecem boas oportunidades para trabalhar com Desenvolvimento Web

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

A escolha entre uma faculdade pública ou privada no curso de Desenvolvimento Web depende das circunstâncias individuais. As universidades públicas geralmente têm mensalidades mais baixas ou até gratuitas, enquanto as instituições privadas podem oferecer mais flexibilidade de horários, estrutura adequada e recursos adicionais. Vamos analisar as vantagens e desvantagens de ambas as opções:

Faculdade Pública de Desenvolvimento Web

Algumas poucas faculdades públicas passaram a oferecer cursos de Desenvolvimento Web recentemente. São universidades renomadas, mas que ainda estão trabalhando no aperfeiçoamento da formação em programação. Apesar dos baixos custos, esse fator torna a concorrência por vagas ainda maior, deixando o processo ainda mais desafiador.

Faculdade Privada de Desenvolvimento Web

As instituições privadas oferecem flexibilidade de horários, estrutura moderna e, em alguns casos, parcerias com o mercado de trabalho. Apesar das mensalidades, algumas instituições privadas oferecem programas de bolsas, financiamentos ou descontos, tornando o ensino acessível a diferentes perfis de estudantes.

Portanto, a escolha entre uma faculdade pública ou privada para Desenvolvimento Web deve ser feita com base nas necessidades individuais, considerando fatores como orçamento, disponibilidade de vagas, qualidade do ensino e expectativas pessoais de carreira.

Moça fazendo contas em calculadora
É importante considerar aspectos como orçamento e bolsas de estudo para definir a faculdade

Quanto custa a graduação em Desenvolvimento Web?

O custo da graduação em Desenvolvimento Web não costuma variar tanto quando trata-se da mensalidade, mas a instituição de ensino, localização e modalidade do curso influenciam neste valor. De acordo com um levantamento do Quero Bolsa, em faculdades privadas, as mensalidades podem variar de R$89,00 a R$800,00, dependendo da qualidade do curso e dos recursos oferecidos.

Tem como conseguir bolsa de estudos em Desenvolvimento Web?

Sim, é possível conseguir bolsa de estudos para o curso de Desenvolvimento Web. Existem diferentes opções para você. Muitas instituições privadas oferecem programas de bolsas com critérios acadêmicos ou sociais, proporcionando oportunidades de acesso ao ensino superior em TI. Dessa forma, é importante que você fique atento aos critérios e pré-requisitos dessas oportunidades.

Além disso, existem programas governamentais, como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), que oferecem bolsas e financiamentos para estudantes de baixa renda. Essas opções permitem que mais pessoas tenham a oportunidade de realizar seus estudos na área de Desenvolvimento Web.

Como entrar em Desenvolvimento Web?

Ingressar no curso de Desenvolvimento Web oferece diversas opções de processos seletivos aos interessados. Uma modalidade comum é por meio do vestibular, seja organizado pela própria instituição de ensino ou através de avaliações padronizadas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Abaixo, destacamos as principais formas de ingresso em Desenvolvimento Web:

ENEM

Algumas universidades, tanto públicas quanto privadas, adotam a nota do ENEM como critério de seleção para seus cursos de graduação em Desenvolvimento Web. É crucial verificar os pesos atribuídos à nota do ENEM no processo seletivo da instituição desejada, visto que esses critérios podem variar.

Sisu

Para candidatos interessados em cursar Desenvolvimento Web em uma instituição pública, a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é uma opção. Essa plataforma governamental permite que estudantes usem suas notas do ENEM para concorrer a vagas em universidades públicas em todo o Brasil. As vagas são preenchidas conforme a classificação dos candidatos.

Vestibular

O vestibular é uma das formas mais tradicionais de ingresso em cursos de Desenvolvimento Web nas diferentes universidades, sejam elas públicas ou privadas. Cada instituição define as datas, conteúdos e critérios de avaliação específicos para a prova. É essencial verificar os detalhes de cada processo seletivo e preparar-se adequadamente para cada avaliação.

Estudantes fazendo prova em sala
O vestibular é uma forma de entrar em Desenvolvimento Web

Quais as exigências para se formar em Desenvolvimento Web?

Para concluir o curso de Desenvolvimento Web, os estudantes devem atender a requisitos acadêmicos específicos, que variam de acordo com o que cada instituição determina. Em linhas gerais, é essencial obter aprovação em todas as disciplinas, cumprir estágios e entregar um trabalho de conclusão. 

É importante ressaltar que as instituições de ensino podem estabelecer outros requisitos, como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), por exemplo. Por isso, é importante consultar o edital do curso específico que você deseja para saber quais são as exigências.

Estágio Obrigatório em Desenvolvimento Web

O estágio obrigatório desempenha um papel crucial na formação em Desenvolvimento Web, sendo obrigatório para muitas faculdades. Nesse período, os alunos aplicam os conhecimentos teóricos em situações práticas, adquirindo experiência real na área. A carga horária do estágio pode variar, dependendo da instituição e da ênfase do curso.

Durante o estágio, a supervisão de profissionais experientes contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades práticas e a compreensão do ambiente de trabalho em Desenvolvimento Web. Assim, essa experiência é valiosa para preparar os futuros profissionais para os desafios da carreira e do mundo atual.

Três homens analisando dados em tela de computador
O estágio é um meio para ganhar experiência real antes de se formar

Enade para Desenvolvimento Web

Os alunos de Desenvolvimento Web são obrigados a realizar o Enade. Esse exame é uma avaliação conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Realizada periodicamente pelo MEC, ela tem como objetivo medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos de seus cursos de codificação. 

A atribuição da nota pode variar entre as universidades, sendo essencial que os estudantes se preparem adequadamente, pois o desempenho no Enade reflete não apenas em suas formações, mas também na reputação da sua instituição de ensino. Dessa forma, dedique-se ao Enade, ele também fará parte da sua credibilidade enquanto profissional.

TCC de Desenvolvimento Web

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma etapa fundamental para a sua formação no curso de Desenvolvimento Web. No último ano da graduação, os estudantes desenvolvem um projeto de pesquisa orientado por um professor que é o trabalho de conclusão. Esse projeto tem o propósito de aprofundar o conhecimento em uma área específica, permitindo uma exploração detalhada do tema de interesse.

Vale a pena se formar em Desenvolvimento Web?

Sim, optar por se formar em Desenvolvimento Web pode ser uma escolha recompensadora, considerando o crescente papel da tecnologia da informação no mundo de hoje. Desse modo, com os avanços tecnológicos, a demanda por profissionais qualificados nessa área tem sido muito alta, oferecendo amplas oportunidades de emprego e possibilidade de atuação em diversas frentes.

Além disso, a área de Desenvolvimento Web tem o privilégio de trabalhar em projetos inovadores e disruptivos, podendo ser uma escolha excelente para aqueles que têm a satisfação pessoal de resolver problemas complexos como desenvolvimento de sites, aplicações web e até mesmo empreendedorismo digital. No entanto, você não pode deixar de avaliar o investimento que é feito neste curso e o retorno salarial que ele pode oferecer.

Salário para formados em Desenvolvimento Web

O salário para profissionais formados em Desenvolvimento Web pode ser atrativo, refletindo a relevância e a complexidade das habilidades exigidas nessa área. Segundo dados do Glassdoor, no Brasil, a faixa salarial base varia entre 2 a 5 mil reais, conforme a experiência, especializações e o setor de atuação do profissional. 

Em geral, pode-se dizer que a perspectiva salarial é promissora e com boa perspectiva de aumento a depender da sua experiência. Afinal, o mercado de trabalho atual pede por profissionais qualificados e isso traz destaque especialmente para aqueles que se mantêm atualizados com as tendências tecnológicas e aprimoram constantemente suas competências.

Investimento X Retorno para Desenvolvimento Web

O investimento para se tornar um desenvolvedor web pode variar de acordo com o caminho escolhido. Se você optar por estudar em uma instituição de ensino superior, o investimento será mais alto, mas você terá uma formação mais completa e reconhecida. Se você optar por estudar por conta própria, o investimento será menor, mas você terá que ser mais disciplinado e dedicado.

De maneira geral, o investimento gira em torno de mensalidades, materiais didáticos, equipamentos e programas. De qualquer forma, é importante investir em cursos e treinamentos para se manter atualizado com as últimas tecnologias e tendências do mercado. Também é importante desenvolver um portfólio de projetos para mostrar suas habilidades e competências aos potenciais empregadores.

O retorno financeiro para desenvolvedores web também é promissor, afinal, esse investimento se traduz em um retorno significativo, dado o potencial de empregabilidade e remuneração na área. Então, não pare de investir em você, enquanto profissional, pois é esse investimento que dará o retorno que você espera.

Saiba também: no Papo Reto, conheça o curso de Análise de Sistemas!

Por que cursar Desenvolvimento Web na Anhanguera?

Agora que você já explorou todas as oportunidades que o curso de Desenvolvimento Web na Anhanguera oferece, está pronto para transformar sua paixão por tecnologia em uma carreira promissora? Não perca mais tempo e realize o seu sonho de cursar Desenvolvimento Web!

Na Faculdade Anhanguera, é oferecida uma educação de qualidade, onde é fornecido as ferramentas essenciais para o sucesso na área de Desenvolvimento Web. Não hesite em se inscrever no vestibular da Anhanguera e embarcar nessa jornada de conhecimento, com mensalidades atrativas que cabem no seu bolso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!