Como encontrar empresas contratando para enviar currículo?

duas pessoas apertando a mão

A busca por uma vaga de emprego é certamente um momento repleto de expectativas e incertezas. Visando resultados imediatos, muitas pessoas cometem um equívoco bastante comum: enviar currículos para milhares de lugares diferentes sem ao menos pesquisar se essas empresas estão contratando. Com isso, o candidato acaba perdendo tempo e, diferentemente do que imaginava, não obtém um retorno tão rápido.

Foi pensando nisso que, neste post, trouxemos algumas dicas interessantes para ajudar você a encontrar empresas contratando e, assim, garantir mais produtividade em sua busca por uma oportunidade de emprego ou de estágio. A seguir, você conhecerá:

  • a importância de ter um currículo sempre atualizado;
  • os canais mais adequados para encontrar lugares com vagas abertas;
  • o papel do networking na busca por um emprego;
  • como a faculdade facilita a entrada no mercado de trabalho, entre outras dicas.

Continue conosco e boa leitura!

Tenha sempre seu currículo atualizado em mãos

Na busca por um emprego, ter um currículo atualizado e bem elaborado é fundamental. Afinal de contas, o mercado anda bastante competitivo, e é comum que as vagas em aberto, especialmente aquelas divulgadas em diferentes canais, recebam uma quantidade alta de candidaturas.

Dessa forma, é importante que você consiga despertar a atenção das firmas contratando por meio do seu CV, mesmo que conte com pouca ou nenhuma experiência. Para montar um currículo de destaque, siga os passos:

  • obedeça à estrutura tradicional de um CV (dados pessoais, objetivo, formação acadêmica, experiências profissionais, qualificações etc.);
  • coloque também as suas qualidades profissionais no currículo, de preferência em forma de tópicos e em um campo separado;
  • elabore um currículo criativo, explorando tendências e outros aspectos que podem tornar o documento mais interessante às empresas e aos recrutadores.

Além disso, é importante sempre estar com o documento em fácil acesso, caso encontre empresas recrutando na internet ou mesmo em uma situação de networking profissional.

Crie um perfil no LinkedIn para ser notificado de vagas

O LinkedIn é a maior e mais conhecida rede social voltada para o mundo dos negócios. Ao criar um perfil na plataforma, o usuário contará com uma espécie de currículo virtual, no qual poderá listar suas experiências, habilidades profissionais e projetos dos quais participou.

O melhor de tudo é que muitas empresas e recrutadores estão presentes no LinkedIn, divulgando oportunidades e permitindo que os usuários enviem candidaturas até mesmo pela plataforma. Ou seja, trata-se de um ótimo local para criar conexões e encontrar firmas contratando, não é mesmo?

Use aplicativos de emprego para encontrar empresas contratando

É seguro afirmar que, nos dias de hoje, a internet é um dos meios mais eficientes para encontrar empresas contratando. A oferta de vagas no ambiente virtual é ampla e pode ocorrer tanto em sites especializados quanto em redes sociais e em aplicativos de emprego. A seguir, trouxemos alguns apps para você baixar em seu smartphone!

Catho

Você provavelmente já ouviu falar da Catho, não é? O site, que também tem uma versão em aplicativo, é bem famoso tanto para os empregadores quanto para quem busca por um emprego. Isso porque a ferramenta reúne uma oferta enorme de vagas de trabalho, e várias empresas renomadas divulgam com frequência as suas oportunidades por lá.

Infojobs

O Infojobs é outro portal de vagas que pode ser acessado via app. Cadastrando o seu currículo de forma gratuita, o usuário envia candidaturas para os anúncios de seu interesse e tem o seu perfil visualizado pelas várias empresas que utilizam a plataforma.

Glassdoor

Pelo Glassdoor, não só é possível encontrar firmas contratando e enviar candidaturas, como também usufruir outras funcionalidades bem interessantes. Isso porque o app permite que o usuário forneça e avalie depoimentos de funcionários/ex-funcionários das empresas de seu interesse, conferindo questões como média salarial e pontos positivos.

Cadastre-se em plataformas de emprego exclusivas

No tópico anterior, demos algumas sugestões bem interessantes de plataformas de vagas. No entanto, é preciso mencionar, também, que a concorrência nesses sites e aplicativos é bastante acirrada. Afinal, profissionais do Brasil inteiro cadastram seus currículos e, como você, estão em busca de uma oportunidade.

Por isso, além de utilizar as ferramentas citadas, cadastre-se em plataformas de emprego exclusivas para otimizar as suas chances de sucesso. O Canal Conecta, por exemplo, é um portal de vagas restrito aos estudantes aqui da Anhanguera, conectando nossos alunos às empresas de todo o país e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho.

Busque indicações de seus colegas e professores

Ingressar em um curso de nível superior é o caminho mais eficaz para conquistar as melhores oportunidades de trabalho e construir uma carreira de sucesso. Soma-se a isso o fato de uma faculdade ser o ambiente ideal para fazer networking (criar uma agenda de contatos profissionais). Assim, você pode usufruir os benefícios dessas conexões — como ficar sabendo de indicações de vagas e de empresas contratando.

Ao longo de uma graduação, você estará em contato direto com muitas pessoas que podem influenciar a sua trajetória profissional, como colegas, professores e demais acadêmicos. Sendo assim, demonstre interesse em conseguir um emprego e aumente suas chances de ser lembrado por essas pessoas assim que surgirem oportunidades alinhadas ao seu perfil.

Caso ainda não tenha cursado o nível superior, este é o momento certo para repensar essa atitude! Aqui na Anhanguera, oferecemos cursos com excelentes notas segundo os critérios do Ministério da Educação (MEC) e em modalidades diversas, como presencial e a distância, sendo 100% online ou semipresencial. Sem falar na possibilidade de fazer o vestibular online, pagar mensalidades que cabem no seu bolso e usufruir diferenciais como o Canal Conecta!

Como foi possível perceber, sabendo quais são as empresas contratando, as suas chances de ter o currículo analisado pelos recrutadores e ser chamado para um processo seletivo — em vez de acabar indo direto para a caixa de spam ou banco de dados — são muito mais altas. Sendo assim, coloque agora mesmo em prática as dicas do post!

Por falar em CV, que tal aproveitar para conferir mais dicas que vão ajudar você na busca por uma vaga? Acesse e descubra os 6 passos infalíveis para montar um currículo diferenciado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.