Onde estudar Saneamento Ambiental? Conheça o curso

Saneamento Ambiental

A instalação de redes de esgoto, o tratamento de água e outras atividades que promovem as condições de higiene ideais para a população são assuntos de saúde pública. No Brasil, as pessoas que trabalham nessas atividades têm alguma formação profissional ligada ao Saneamento Ambiental.

Se você tem o interesse em atuar nessa área, saiba que há faculdades que já oferecem o curso superior de Saneamento Ambiental, como a Anhanguera. Neste post, listamos as principais informações sobre essa opção de curso superior. Confira e tire suas dúvidas!

O que é Saneamento Ambiental?

O Saneamento Ambiental é o conjunto de políticas públicas que visam melhorar a infraestrutura de uma cidade para garantir condições favoráveis à qualidade de vida da população (urbana/rural) e à preservação do meio ambiente.

Quando falamos de saneamento ambiental, estamos falando, por exemplo, de coordenar atividades de coleta de lixo, entrega de água tratada, limpeza das estradas públicas, contenção de enchentes e tratamento de esgoto.

Os profissionais de Saneamento Ambiental precisam realizar o estudo de sistemas e a supervisão de tratamento de água, esgotamento sanitário e de resíduos sólidos, além de elaborar planos de saneamento básico e de saneamento ambiental.

É importante ressaltar que Saneamento Ambiental e saneamento básico são áreas diferentes. Resumidamente, o saneamento básico é uma parte do Saneamento Ambiental.

Enquanto a primeira tem o foco específico em garantir o acesso das populações a serviços básicos de infraestrutura sanitária, a segunda também considera questões mais amplas, como qualidade do ar, qualidade da água e educação ambiental da população.

Como é o mercado de trabalho para essa área?

O mercado de trabalho para quem se forma em Saneamento Ambiental é promissor. Com as políticas de conscientização ambiental, vem crescendo o número de oportunidades na área nos últimos anos no Brasil e no mundo.

A aplicação de novas tecnologias de Engenharia Ambiental e saneamento coloca a área na jornada para o futuro do trabalho cada vez mais tecnológico. Isso também faz com que as empresas corram atrás de profissionais qualificados.

Além de empresas públicas e privadas de saneamento ambiental, o profissional da área pode atuar em instituições de Gestão do Meio Ambiente e da Saúde, laboratórios de estudos de impacto e controle da qualidade ambiental, indústrias, consultorias, construção civil, universidades e órgãos governamentais de fiscalização.

Você já conhece o curso da Anhanguera?

Saneamento Ambiental é uma graduação da faculdade Anhanguera. O curso superior visa formar profissionais áreas de atuação que envolvem planejamento, gestão e operação de sistemas de Saneamento Ambiental, em espaços urbanos e rurais.

O curso de Saneamento Ambiental é oferecido no grau de Tecnólogo, o que garante ao aluno uma formação voltada para a realidade do mercado de trabalho. A abordagem dos professores e as atividades propostas favorecem que o aluno tenha o aprendizado prático das habilidades, ferramentas e dos desafios do profissional na rotina da área.

Quais são as áreas de atuação em Saneamento Ambiental?

O aluno formado em Saneamento Ambiental é apto a exercer funções de planejamento, gestão e monitoramento de infraestrutura sanitária, conservação dos recursos geoambientais e melhoria das condições sanitárias e socioambientais.

As possibilidades de atuação do Tecnólogo em Saneamento Ambiental são:

  • planejamento, gestão e operação de sistemas de saneamento ambiental em indústrias e empresas, além de órgãos governamentais e não governamentais;
  • elaboração de planos municipais de saneamento básico e resíduos sólidos;
  • prestação de serviços públicos de saneamento básico, gestão de resíduos sólidos, esgotamento sanitário, drenagem urbana e abastecimento de água.

O que se estuda em Saneamento Ambiental?

Ao longo do curso de Saneamento Ambiental, o aluno entra em contato com matérias que exploram assuntos que envolvem Ambiente e Saúde, especificamente questões relacionadas à gestão, políticas públicas, operação dos sistemas de saneamento ambiental e aplicação de conceitos da área de Saúde.

A grade curricular do curso é mais enxuta, com uma abordagem que favorece a aplicação prática dos assuntos vistos em sala de aula, e menos teórica.

Por que escolher a Anhanguera para estudar Saneamento Ambiental?

Agora que você já conhece o curso superior de Saneamento Ambiental, veja por que vale a pena investir na sua formação com a gente. A seguir, separamos os principais diferenciais da Anhanguera. Confira!

Formas de ingresso

A Anhanguera oferece várias formas de ingresso para que você escolha aquela que mais favorece sua entrada no ensino superior. Veja, logo abaixo, quais são as opções e já comece a se planejar.

  • vestibular online;
  • nota do Enem;
  • segunda graduação;
  • transferência externa.

Sabemos que uma única forma de ingresso nem sempre é a ideal para todos os estudantes. Então, há várias opções, e você pode escolher qual delas mais se adapta à sua realidade.

Bolsas de estudo e outros descontos na mensalidade

A bolsa de estudo é um abatimento na mensalidade que pode ser parcial ou integral (100% do valor). Na Anhanguera, você pode disputar bolsas integrais e parciais, dependendo da opção.

Confira, a seguir, as opções de bolsa de estudo oferecidas pela Anhanguera:

  • Bolsa Enem: use sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de até 100% da mensalidade. Quanto maior for sua nota, maior é o percentual de desconto;
  • Bolsa para transferência externa: ao transferir sua graduação para a Anhanguera, o aluno ganha uma bolsa de 50% até o final do curso;
  • Bolsa Incentivo: desconto destinado aos alunos que não podem pagar o valor integral da mensalidade e solicitam a bolsa na matrícula.

Qualificação para o mercado de trabalho

O aluno da Anhanguera tem a possibilidade de participar de vários programas e atividades extracurriculares que enriquecem sua grade de horários.

Com as qualificações da Anhanguera, você tem a chance de conquistar certificações para colocar no currículo ainda durante a graduação e ter uma carreira promissora.

Aula Destaque, Trilhas de Carreira e Habilidades Digitais são as iniciativas que vão ajudar você a se tornar um profissional requisitado no mercado de trabalho.

Está achando pouco? Tornando-se aluno da Anhanguera, você também ganha acesso ao Canal Conecta, um portal de empregabilidade com oportunidades de emprego e de estágio, alinhadas ao seu perfil profissional.

Comece a construir seu futuro profissional!

O curso superior de Saneamento Ambiental é uma formação profissional ideal se você quer atuar com políticas que visam favorecer a saúde e a qualidade de vida de milhares de pessoas. Então, não perca tempo e comece a construir sua carreira com uma formação de nível superior no currículo.

O que acha de garantir sua vaga na faculdade de Saneamento Ambiental? Aproveite para se inscrever no vestibular online da Anhanguera. Esperamos você!

Ah, você também pode se inscrever pelo Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados