Quantos anos dura a faculdade de Engenharia Civil?

engenharia civil quantos anos

Antes de começar um curso, é comum as pessoas se questionarem quanto ao tempo de duração — até porque vão precisar de dedicação e de compromisso para chegar ao tão sonhado diploma. Para quem quer fazer uma graduação nas Ciências Exatas isso não é diferente, e muitos se perguntam: quantos anos dura a faculdade de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil tem como objetivo formar engenheiros preparados para atuar em diferentes ramos, principalmente naqueles ligados às obras. As disciplinas são separadas em eixos e em áreas de atuação. Por isso, você vai sair da faculdade pronto para trabalhar em construção civil, hidráulica e saneamento, sistemas estruturais e geotecnia, transportes e demais áreas da profissão.

Uma carreira de sucesso na Engenharia Civil começa com a escolha de uma faculdade realmente interessada em formar profissionais completos. Por isso, na Anhanguera, as inovações tecnológicas e a atualização são primordiais para que a demanda no mercado seja atendida.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja como tudo isso se entrelaça no dia a dia da profissão. Boa leitura!

Guia das Engenharias

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil?

A faculdade de Engenharia Civil dura 5 anos em média, o que equivale a 10 semestres. Esse período é dividido em diferentes eixos, abordando desde a base teórica e prática até o futuro no mercado de trabalho. São 3.600 horas para chegar até o diploma desse Bacharelado, com ofertas em duas modalidades de ensino — presencial e semipresencial.

Ao entender tudo sobre Engenharia Civil, você vai perceber que essas horas são essenciais para uma formação completa. Estamos falando de uma profissão muito ampla, com possibilidades de trabalho em vários setores, como o industrial, empresas de construção, cargos públicos etc.

Os números são a base para todos os tipos de Engenharia, porém, uma diferença forte da Engenharia Civil em relação às outras é o direcionamento além do técnico, com aulas de gestão.

Na Aula Destaque, exclusiva de nossos alunos, você pode ver que estamos de olho no que acontece no mundo do trabalho. Por isso, especialistas em gestão falam sobre suas trajetórias e ensinamentos, uma ótima inspiração para todos nós!

Quais os conteúdos vistos no curso de Engenharia Civil?

A grade curricular do curso de Engenharia Civil reflete a amplitude de opções de atuação para o profissional. Por isso, separamos os principais conteúdos vistos na faculdade, confira!

Administração e Economia para engenheiros

Para quem pensa que os cursos de Engenharia só têm números e contas, essa pode ser uma surpresa. Isso porque muitos profissionais da área são bons gestores, então, uma disciplina voltada à função é mais que necessária.

Cálculo

As disciplinas de cálculo costumam ser muito temidas pelos estudantes; porém, com o apoio de professores qualificados e dos tutores EAD, você vai ver que não é tão difícil assim lidar com essas matérias.

Estruturas

A abordagem das estruturas compreende vários materiais, como o concreto, a madeira, o metal etc. Na Anhanguera, essas matérias fazem parte do eixo preparando para o futuro, no qual tratamos da prática — essencial para a rotina no mercado de trabalho.

Outros dois eixos também fazem parte da grade curricular aqui da Anhanguera: Bases para Engenharia e Formando o Engenheiro. A ideia é que essa tríade trace uma formação completa e de qualidade.

Vejamos outras disciplinas dentro de cada eixo:

  • Bases para Engenharia: Algoritmos e Lógica de Programação, Desenho Técnico, Engenharia e Profissão, Fenômenos de Transporte, Física Geral e Experimental, entre outras;
  • Preparando para o Futuro: Estradas, Fundações, Gestão e Saneamento Ambiental, Instalações Elétricas, Pontes e Grandes Estruturas etc.;
  • Formando o Engenheiro: Desenhos Auxiliados por Computador, Elementos de Mineralogia e Geologia, Probabilidade e Estatística, entre outras.

Como você deve ter percebido, a familiaridade com as Ciências Exatas pode colaborar facilitando o entendimento de várias matérias, porém, não se preocupe: você pode criar essa conexão durante a faculdade.

Outras habilidades desenvolvidas ou aprimoradas são: raciocínio lógico, organização, capacidade de ver o todo de um projeto, criatividade e concentração.

Como ter sucesso no mercado de Engenharia Civil?

Para ter sucesso no mercado de trabalho, algumas dicas importantes fazem a diferença, como conhecer bem as possibilidades, além de buscar especializações para ampliar o ramo de atuação. Veja detalhes:

  • crie redes de contatos ainda na faculdade: os docentes, assim como os colegas, são as suas principais pontes para o mercado de trabalho;
  • amplie seu currículo com especializações: quanto mais estudamos, maiores os leques de conhecimento e as oportunidades de atuação;
  • busque um curso reconhecido no mercado: aqui na Anhanguera, além do reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), o que é indispensável, temos preocupação com o suporte para nosso estudante.

Não à toa, temos a parceria com o Canal Conecta, que é um portal de empregabilidade, que disponibiliza vagas de estágio e de emprego exclusivas para nossos alunos. Já imaginou terminar um curso e ter uma gama de opções para trabalhar? Isso é possível quando você entende que a escolha de uma faculdade vai além do custo e da localização, por exemplo.

A média salarial para Engenharia Civil é de R$ 7.398,77*, sendo um valor consideravelmente bom, sobretudo em relação a outras profissões no Brasil. Isso acontece por conta de vários fatores. Um deles é a responsabilidade desse engenheiro, que constrói moradias, rodovias, pontes, viadutos e outras obras pensando na mobilidade e no bem-estar social.

Conheça a Anhanguera!

Os diferenciais da Anhanguera vão além da infraestrutura, pois entendemos as diferentes realidades de nossos alunos. Por isso, oferecemos o curso de Engenharia semipresencial, em que você vai de 1 a 3 vezes por semana na faculdade, economizando com o transporte e podendo estudar de casa.

Ao saber quantos anos dura a faculdade de Engenharia Civil, você consegue se organizar para se dedicar ao máximo e obter o diploma dentro desses 5 anos. Lembrando que esse tempo pode ser estendido caso necessário. O mais importante, para nós, é que você saia com o diploma em mãos e com as portas do mercado abertas para uma carreira promissora e de sucesso.

O que você está esperando para começar a sua graduação em Engenharia Civil? Não perca mais tempo: inscreva-se na Anhanguera!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.