Como ver a nota do Enem no site do INEP? Veja aqui

como ver a nota do enem

Quem já fez ou vai fazer o Enem fica na maior expectativa para saber quando vai sair a nota. Mas, nesse momento, é preciso ter calma e paciência para conferir os seus resultados. Até porque, devido ao grande número de alunos que participam no Exame, já existe um histórico de dificuldades para acessar a página do INEP no dia da divulgação das notas.

De qualquer forma, é muito importante que o estudante saiba onde ver a nota do Enem, sem ficar perdido ou achar que está no lugar errado. Para facilitar sua vida, nós da Anhanguera separamos algumas dicas de como ver a nota do Enem no site do INEP.

Não vá embora sem conhecer todos os passos!

Acesse o site do INEP

No edital ou no manual do Enem, você não encontra a data de divulgação dos resultados. Essa informação é divulgada muito tempo depois pelo Ministério da Educação (MEC), nos meses anteriores às datas de prova.

A cada nova edição do Enem, o resultado é divulgado em uma nova data. Se tudo ocorre bem, as notas saem cerca de 2 meses após à realização das provas. Depois da divulgação, o INEP permite que os estudantes consultem as notas do Enem na sua plataforma oficial sempre que precisarem.

Os resultados ficam na Página do Participante, no site oficial do INEP. Para acessá-los, basta seguir o passo a passo:

  1. acesse a Página do Participante;
  2. clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”;
  3. acesse sua conta com o seu CPF;
  4. digite sua senha;
  5. entre em Boletim de Desempenho Individual.

É nessa página que estão os seus resultados. A senha usada para entrar na página do INEP é a mesma que você usou para se inscrever no Enem.

Redefina a senha, caso a tenha esquecido

Não lembra da senha? Sem problemas! Na Página do Participante, depois de clicar em “Entrar com gov.br”, siga o passo a passo:

  1. insira seu CPF;
  2. clique em “Esqueci minha senha”;
  3. resolva o desafio da figurinha;
  4. selecione uma forma de recuperar a senha.

Escolhendo a recuperação por e-mail, aguarde o direcionamento para alternar a senha no seu e-mail cadastrado. Gerada a nova senha, entre novamente na Página do Participante.

Confira as notas

O Boletim de Desempenho Individual é um documento gerado pelo MEC que registra a pontuação do participante nas avaliações do Enem. Lá estão as notas das seguintes áreas:

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • redação.

O resultado das cinco provas não especifica quais questões você acertou ou errou. Essa avaliação mais minuciosa pode ser feita assim que saem os gabaritos oficiais. Entender quanto vale cada questão do Enem pode ajudar nesse momento.

O Boletim de Desempenho Individual também não traz o espelho da redação do Exame, que é divulgado pelo INEP somente nos meses após a realização das provas.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=5a53035c-2aac-4216-a8dd-d98505f42c28]

O espelho da redação é a maneira como a redação do candidato foi corrigida. Por meio desse documento, é possível ter uma compreensão mais profunda sobre o que você acertou e errou na redação, de acordo com as cinco competências de avaliação.

O espelho permite que o candidato do Enem possa se autoavaliar e aprimorar suas habilidades com a redação do Enem, principalmente se pretende se inscrever na próxima edição do Exame. Se você vai passar por outras avaliações que possuem a redação, o espelho também pode ajudar, afinal, essa é uma das semelhanças entre o vestibular e o Enem.

Saiba como usar a nota do Enem

Se você chegou até aqui, já sabe como acessar a nota do Enem. Agora, com o resultado em mãos, veja como usá-lo a seu favor para entrar no ensino superior. Afinal, é para isso que serve o Enem!

Pular o vestibular

Em muitas instituições de ensino, você pode usar a nota do Enem para entrar na faculdade sem fazer o vestibular.

Na Anhanguera, você pode utilizar a sua nota do Enem na inscrição online. Na página de inscrição, marque a opção “Quero utilizar meu Enem para inscrição”.

Em seguida, preencha seus dados pessoais (nome, CPF, RG, e-mail, data de nascimento, celular, CEP etc.). Defina o curso, a cidade e a unidade em que você quer fazer a graduação.

Essa é a maneira mais fácil de inscrição. Para entrar na Anhanguera, é preciso ter feito alguma edição do Exame desde 2010, ter alcançado a nota mínima no Enem de 200 pontos na média das provas fechadas e na redação.

Não tem os pontos suficientes para usar a nota do Enem? Não precisa se preocupar com isso! Existem outras formas de entrar nos curso da Anhanguera: vestibular tradicional, vestibular agendado e transferência.

E se você já tem um diploma de ensino superior, também existe a chance de pular o vestibular. Quando há vagas remanescentes do processo de seleção, a Anhanguera aceita o requerimento de alunos já formados que querem fazer uma segunda graduação.

Conquistar uma bolsa de estudos

Algumas faculdades particulares oferecem bolsas de estudo mediante a média geral das provas e a nota da redação do estudante. Na Anhanguera, quanto maior for a sua nota no Exame, maior é o desconto. A economia vale até o final do curso. Se você fez o Enem a partir de 2010, calcule agora mesmo o seu desconto na mensalidade.

O programa de bolsas de estudo é uma das vantagens de estudar na Anhanguera! Além da Bolsa Enem, você tem a chance de conquistar uma Bolsa Incentivo, destinada às pessoas com dificuldades de arcar com o valor das mensalidades.

Os estudantes que não se encaixam nos critérios das bolsas ainda podem usufruir de abatimentos na mensalidade e descontos especiais para funcionários de empresas conveniadas com a Anhanguera.

Fora as bolsas, os benefícios e convênios, quem estuda com a gente aproveita uma preparação integral para o mercado de trabalho. Calouros e veteranos da Anhanguera tem acesso exclusivo ao Canal Conecta, uma plataforma online de vagas de emprego e estágio, além de certificações ao longo da graduação no Trilhas de Carreira.

Agora é com você!

Aproveite as dicas de como ver a nota do Enem e acesse o seu resultado do Exame! Além disso, não perca a chance de usar usa pontuação para investir no curso de graduação e dar o primeiro passo na construção de uma carreira de sucesso.

Você tem o sonho de ingressar no curso superior e precisa de uma ajuda financeira? Então, veja o que é preciso para conquistar uma bolsa de estudo: baixe nosso guia completo sobre as opções de bolsa para entrar na graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 127

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados