O que é o Enem? Para que ele serve?

para que serve o enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com a finalidade de avaliar os estudantes do ensino médio brasileiro. Com o tempo, esse processo seletivo se transformou na principal forma de admissão de alunos nas faculdades brasileiras. Mesmo com essa projeção, muitos ainda não entendem bem para que serve o Enem.

Neste artigo, explicaremos melhor essa prova, suas vantagens e como possibilita o ingresso em instituições particulares de ensino superior. Confira os próximos tópicos!

Como funciona o Enem?

Segundo o último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação, 668.647 estudantes ingressaram em faculdades por meio da nota do Enem — um percentual de 32% sobre o total de matrículas. Para realizar a prova, o aluno deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Porém, para usar a nota do exame para ingressar em faculdades, é necessário que o estudante esteja no terceiro ano ou tenha se formado no ensino médio. Todo ano, as inscrições para o Enem acontecem no mês de maio. Em outubro, os alunos recebem o cartão de confirmação da inscrição com local, horário e dia da prova.

New call-to-action

Na primeira fase, os estudantes enfrentam questões sobre Linguagens e Códigos, redação e Ciências Humanas. Já a segunda fase envolve Ciências da Natureza e Matemática. Entre os anos de 1998 e 2019, o Enem era feito apenas presencialmente, mas, em 2020, os estudantes ganharam a opção do Enem digital.

Qual é a vantagem desse processo seletivo?

Uma das principais vantagens do Enem é a unificação do acesso ao ensino superior. Antes da criação desse exame, os alunos precisam mapear todas as faculdades que ofereciam o curso que desejavam. Em seguida, era necessário se deslocar até a instituição escolhida para realizar as provas.

Esse trabalho era maior caso o estudante se inscrevesse em mais de um vestibular, pois, além das ações citadas, teria de estudar para diferentes provas com questões e matérias específicas. Sem dúvidas, o Enem é uma evolução do sistema educacional brasileiro.

Para que serve o Enem em faculdades particulares?

A nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em instituições particulares de ensino superior sem a necessidade de realizar o tradicional vestibular. É possível também conseguir uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou um crédito financeiro pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

No Brasil, existem muitas faculdades que aceitam a nota do Enem, como é o caso aqui da Anhanguera. Para isso, basta que o aluno apresente os documentos necessários para comprovar o desempenho na prova, além de uma cópia da relação de pontos que obteve no exame.

Que tal usar a nota do Enem para entrar na Anhanguera?

Agora você sabe para que serve o Enem e entendeu como usar a nota do exame é um caminho mais fácil de ingresso no ensino superior. Após isso, com empenho, dedicação e suporte de uma boa faculdade, o estudante alcançará sonhos ainda maiores.

Gostou do nosso artigo? Entendeu para que serve o Enem? Então, aproveite que está por aqui e confira como usar a nota do Enem para entrar na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content