Como é o curso de Publicidade e Propaganda na prática?

como é o curso de publicidade e propaganda

Antes de escolher por uma profissão, é muito importante conhecer o cotidiano e as atribuições da área de atuação pretendida. O curso de Publicidade e Propaganda abrange os aspectos gerais e humanos da comunicação social, abordando tanto a teoria quanto a prática.

A graduação é ideal para pessoas criativas e comunicativas, com olhar inovador e espírito empreendedor. O profissional também deve ter facilidade para trabalhar em equipes multidisciplinares e ser flexível para atuar em diferentes ambientes e funções. 

Quer entender como é o curso de Publicidade e Propaganda na prática? Acompanhe a seguir e confira!

Como é o curso de Publicidade e Propaganda na prática?

A graduação em Publicidade e Propaganda tem duração média de 4 anos, tempo suficiente para o aluno aprender tudo sobre o mercado publicitário. Na faculdade, os graduandos têm acesso às principais ferramentas estratégicas das áreas de Comunicação.

Quem se forma em Publicidade e Propaganda pode trabalhar em agências especializadas nas mais diferentes funções. É comum encontrar profissionais atuando em veículos de comunicação, empresas de todos os portes, na produção de eventos e, também, na pesquisa acadêmica em instituições de ensino superior.

Atualmente, um agente publicitário ganha em média R$ 3.317,07* no mercado de trabalho, considerando uma jornada de 42 horas semanais. Os profissionais desempenham responsabilidades fundamentais, sobretudo na relação de empresas e serviços com a sociedade. A atuação é considerada ampla e permite o desenvolvimento de uma carreira sólida em diferentes setores.

Se você ainda está em dúvida se escolhe pela faculdade de Publicidade e Propaganda, saiba que é essencial conhecer mais sobre o curso, a grade curricular, as atividades, as avaliações, entre outros detalhes da graduação. Com isso, você pode tomar uma decisão mais certeira e alinhada com os seus propósitos e interesses.

As matérias estudadas

O currículo da graduação de Publicidade e Propaganda aborda disciplinas das Ciências Humanas e matérias ligadas à Administração, Economia, Antropologia, Língua Portuguesa, entre outros campos do conhecimento. Os conteúdos podem variar de acordo com a instituição de ensino, mas, geralmente, a grade apresenta uma combinação de teoria e prática.

Veja, a seguir, quais são as principais disciplinas da faculdade de Publicidade e Propaganda:

  • Antropologia;
  • Comunicação Digital;
  • Direção de Arte;
  • Ética e Filosofia da Comunicação;
  • Fundamentos da Psicologia;
  • Gerenciamento de Marcas;
  • Introdução à Fotografia;
  • Legislação Publicitária;
  • Pesquisa de Opinião e Mercado;
  • Produção Eletrônica em Áudio Publicitário;
  • Redação Publicitária;
  • Relações Públicas;
  • Sociologia;
  • Teorias da Comunicação.

As aulas práticas da graduação ocorrem em laboratórios específicos. Nesse espaço, os estudantes prestam serviços tanto à instituição de ensino quanto a clientes externos, com o máximo de padrão profissional. Há, por exemplo, laboratórios de TV, de áudio, fotografia, informática e design gráfico. Tudo para atender às necessidades do curso e dos conteúdos que são abordados na teoria.

As avaliações do curso

As avaliações do curso de Publicidade e Propaganda são interdisciplinares, ou seja, abordam conteúdos de diferentes áreas e habilidades. O processo avaliativo considera o aprendizado nas aulas teóricas e práticas para a construção do conhecimento.

Além disso, os alunos também devem participar de visitas técnicas em agências publicitárias, em veículos de comunicação e em produtoras do setor para ter um contato mais próximo com a realidade profissional. A depender da faculdade, os graduandos ainda podem ser avaliados mediante a participação em feiras e em eventos.

Os exercícios aplicados

Os exercícios aplicados no decorrer da graduação têm como objetivo desenvolver habilidades e competências profissionais nos alunos. Assim, as atividades são relacionadas à elaboração de conceitos, ao planejamento e à execução de campanhas publicitárias e à produção de projetos, produtos e serviços para determinados públicos.

Mesmo que o curso de Publicidade e Propaganda trabalhe diretamente o domínio sobre a forma escrita e oral, os estudantes também aprendem como planejar e produzir peças gráficas. Com isso, são exigidos exercícios conjuntos de fotografia, pesquisa e redação publicitária.

A formação acadêmica é direcionada principalmente para atender às demandas do mercado e dos atuais consumidores. Os estudantes, nesse caso, devem apresentar soluções criativas e persuasivas, agir com estratégia, inovação e ter amplo conhecimento de gestão, sobretudo de marketing e de comunicação.

Como é o estágio no curso?

O estágio no curso de Publicidade e Propaganda é previsto como componente curricular obrigatório para todos os formandos. Com carga horária total de 60 horas de atividades, os alunos utilizam esse momento para experimentar, na prática, os conteúdos teóricos abordados em sala de aula.

O graduando pode desempenhar uma série de funções no período de estágio obrigatório. É possível, por exemplo, ajudar na elaboração e na divulgação de campanhas e peças publicitárias, criar, exibir e produzir projetos de audiovisual, auxiliar na definição de abordagens para os meios de comunicação, entre outros.

Além disso, o aluno também pode atuar no campo de pesquisa de público-alvo e de avaliação do impacto na audiência, contribuindo com propagandas voltadas para os consumidores. Em geral, o estágio é feito a partir dos últimos semestres do curso, sempre com a supervisão de professores e de profissionais experientes do setor.

Muitas pessoas têm dúvidas se seguem por uma carreira em Marketing ou Publicidade, justamente pelas áreas serem próximas e tratarem de conteúdos em comum. No entanto, o estudante de Publicidade e Propaganda acaba tendo uma abordagem mais ampla na faculdade, com inúmeras possibilidades de emprego após a formação acadêmica.

Aqui na Anhanguera, ofertamos a graduação em Publicidade e Propaganda na modalidade presencial, em que o aluno se especializa no mercado publicitário. Além disso, são abordados conteúdos sobre as principais ferramentas utilizadas no dia a dia da profissão. Os cursos Anhanguera são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e apresentam uma excelente pontuação perante os órgãos oficiais de educação.

Além disso, aqui na Anhanguera, os estudantes ainda contam com um diferencial para a trajetória escolar: a Aula Destaque. Ela consiste em encontros online com profissionais conceituados, que compartilham valiosos ensinamentos em seus respectivos campos de trabalho.

Torne-se um publicitário de sucesso!

Agora que você já sabe como é o curso de Publicidade e Propaganda, deve ter ficado mais simples fazer a escolha por uma graduação, não é mesmo? Lembre-se de considerar tanto a qualidade da instituição de ensino quanto o seu perfil profissional antes de tomar uma decisão.

Não perca mais tempo e inscreva-se agora mesmo no vestibular da Anhanguera para garantir a sua vaga no ensino superior!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content