Conheça tudo sobre a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A aceleração da transformação digital, impulsionada pelo cenário de pandemia, trouxe mais oportunidades aos profissionais de tecnologia. E a demanda é tanta no mercado de trabalho que sobram vagas pela falta de talentos para preenchê-las. Uma das áreas em alta é a da Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

Na indústria, em empresas de pequeno, médio e grande porte, ou como freelancer, o cargo de analista de sistemas é um dos que mais vêm gerando empregos nos últimos anos. Aliás, é uma tendência que deve se manter pelos próximos anos. Por isso, neste artigo, vamos mergulhar na profissão para você que quer investir na área. Acompanhe!

Como funciona a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o setor responsável por desenvolver, projetar, avaliar e implementar sistemas de informação. Pode atuar em um segmento específico ou atender a toda a organização, inclusive oferecendo suporte para manutenções. Além disso, gerencia equipes de desenvolvimento.

Faz parte da sua rotina diagnosticar problemas, efetuar atualizações e propor melhorias contínuas para os sistemas computacionais (hardware e software). O profissional pode atuar tanto em ambientes com Internet como em Intranet.

Fora os conhecimentos técnicos, é importante ter noções de empreendedorismo para prospectar clientes, entender suas necessidades e desenvolver sistemas customizados. Sem contar a criatividade para contornar eventuais adversidades.

Como está o mercado de análise de sistemas no Brasil?

O mercado de trabalho para analistas de sistemas está em ascensão, principalmente pela digitalização de processos nas empresas. Afinal, nos últimos anos, a tecnologia assumiu o papel protagonista, o que fez com que a demanda pelo profissional aumentasse.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o cargo está com alta demanda no mercado brasileiro. Entre fevereiro de 2021 e janeiro de 2022, houve um aumento de 16,62% nas contratações para a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Há oportunidades tanto para quem busca recolocação no mercado (transição de carreira, por exemplo), como para quem está começando sua trilha profissional. Segundo informações do CAGED, as áreas com maior demanda incluem:

  • desenvolvimento de sistemas (programas computacionais e software);
  • consultoria em tecnologia da informação e gestão empresarial;
  • suporte técnico, manutenção e serviços relacionados;
  • tratamento de dados e serviços de hospedagem na Internet;
  • portais, provedores de conteúdo e outros serviços.

De acordo com o estudo Mercado Brasileiro de Software — Panorama e Tendências 2021, a indústria de tecnologia registrou um crescimento de 22,9% no Brasil. Além disso, o país é o 9.º no ranking mundial de TI e lidera o mercado latino-americano. O levantamento é da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).

Conforme informações do relatório The Brazilian Data Analytics Market, da Research and Markets, o mercado de análise de dados deve ter um crescimento significativo até 2026. Entre os motivos para isso, destaque para a Internet das Coisas (IoT) e Big Data.

Quais são as tendências para Desenvolvimento de Sistemas?

Se o setor de Tecnologia da Informação no Brasil é 9.º maior do mundo, as projeções para a Análise e Desenvolvimento de Sistemas são promissoras. De olho nas tendências, a International Data Corporation (IDC) aponta mais investimento em transformação digital. A expectativa para 2022 é que 70% das empresas acelerem o uso de tecnologias digitais.

O aumento das compras online e do agendamento de consultas, entre outros serviços remotos que ganharam força, impulsionaram a demanda por chatbots inteligentes. Afinal, o recurso automatiza diversas atividades repetitivas. Além de trazer mais agilidade para quem tem um negócio, oferece comodidade aos clientes.

A IDC ainda prevê o dobro de investimentos em Inteligência Artificial (IA) em 2024, o que pode chegar a US$ 110 bilhões. Sem contar que, até 2023, ¼ das empresas deve adquirir um projeto de software de IA. Por falar em otimizar, há uma tendência pela hiperautomação, eliminando trabalhos manuais, minimizando erros e aumentando produtividade.

E com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), há uma preocupação com a proteção e a privacidade das informações. Segundo levantamento da Mastercard, 92% dos brasileiros temem pela segurança de seus dados online.

Quais são as principais atuações do analista de sistemas?

O analista de sistemas atua em diversas áreas, desde indústria e fábricas de software até empresas públicas e privadas ou como prestador de serviços (autônomo/freelancer). Seja qual for a escolha, o profissional precisa conhecer a estrutura física dos equipamentos, seus periféricos e ainda buscar atualização constante.

Em outro artigo, apresentamos 6 possibilidades de carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Entre elas, desenvolvimento de software e aplicativos, administração de bancos de dados e arquitetura da informação. Para isso, é importante acompanhar as novidades sobre apps para dispositivos móveis, linguagens de programação e ambientes operacionais.

Aliás, com o crescente consumo de smartphones — seja para uso de apps no dia a dia, seja para compras online —, o mercado mobile está em ascensão. Portanto, profissionais que possam integrar sistemas de informação ou desenvolver jogos mobile também se destacam. Sem contar a possibilidade de trabalhar de forma remota para empresas internacionais.

Remuneração

Pela quantidade de opções, o salário de um analista de sistemas varia de maneira considerável. O formato de trabalho (contrato ou autônomo) pode ter um valor fixo ou ter base na entrega de projetos. De acordo com dados do CAGED, um profissional da área ganha, em média, R$ 6.127,54* para uma jornada de 41 horas semanais.

Como ingressar no mercado de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O início da trilha para quem quer atuar com análise de sistemas passa pelo tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Anhanguera.

Nas modalidades presencial e semipresencial, o curso tem duração de apenas dois anos e meio (5 semestres), oferecendo todo o conhecimento necessário para sua inserção no mercado de trabalho. Na grade curricular:

  • algoritmos e programação estruturada;
  • análise de desenvolvimento orientada a objetos;
  • computação em nuvem;
  • desenvolvimento mobile;
  • design thinking e mindset ágil;
  • interface e usabilidade, entre outros temas.

Além disso, entre as principais habilidades de quem atua na área, destaque para atenção aos detalhes, raciocínio lógico, visão inovadora, curiosidade e resolução de problemas. Sem contar o acesso ao Canal Conecta, portal de empregabilidade exclusivo dos alunos Anhanguera com vagas de estágio e emprego em todo o país.

Então, se você se identifica com as opções de carreira e tem facilidade com informática, o próximo passo é se preparar para suprir a crescente demanda do mercado.

Seja um analista de sistemas!

Com a alta de vagas e a baixa de profissionais qualificados, a empregabilidade para Análise e Desenvolvimento de Sistemas é grande. Por ser uma graduação tecnológica, a Anhanguera capacita seus alunos a entrar no mercado de trabalho de forma rápida. E ainda conta com o preparo necessário por meio de disciplinas práticas e quatro especializações: Back-end, DevOps, Mobile e Web.

Que tal aproveitar a chance de construir carreira numa área em ascensão? Faça sua inscrição no vestibular online da Anhanguera e conquiste a sua vaga!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.