Vocação profissional: 6 dicas para descobrir a sua

homem buscando no celular vocação profissional

Você já deve ter ouvido muita gente falar em vocação profissional, não é mesmo? Essa expressão está bem relacionada com o caminho que as pessoas querem seguir na carreira, que envolve tanto a profissão quanto as atividades a serem realizadas no dia a dia. Basicamente, é uma das principais perguntas que as pessoas se fazem quando estão no ensino médio ou querem mudar de carreira.

Afinal, como descobrir a vocação profissional? Essa dúvida pode ser complicada de resolver sozinho. Mas a boa notícia é que existem dicas simples para ajudar na missão –– e como a Anhanguera quer ver você deslanchando na carreira, trouxemos as melhores aqui neste post. Confira!

Conheça a si mesmo

Sabia que o autoconhecimento é um poderoso recurso para diversas situações? Ele desmistifica muito do que você achava certo sobre si mesmo e desperta necessidades que, até então, nem imaginava que podia existir. Usá-la para escolher a profissão é a estratégia ideal e com maior possibilidade de acerto.

Além de ajudar a controlar a ansiedade, vai entender o que tende a fazer você feliz e atender às suas expectativas. Também permite conhecer pontos fracos e fortes para trabalhar soluções e planejar o futuro. Com isso, fica mais fácil compreender onde a sua atuação profissional entra nesse cenário.

O perfil de uma pessoa está muito ligado a determinados tipos de profissão. Alguém comunicativo, cheio de ideias e antenado às tecnologias pode se dar bem ao trabalhar com Marketing Digital. Já quem gosta de cuidar de pessoas, é atento e preza uma atuação em equipe tem as melhores profissões da área da saúde para escolher.

Se quiser descobrir qual é a sua área de atuação, aproveite para realizar o teste abaixo e visualizar alguns caminhos possíveis:

Faça aqui o nosso quiz e saiba qual é a área de atuação ideal para você!

Dê espaço para a sua curiosidade

O mundo do trabalho sofre alterações a todo tempo. A realidade de uma profissão hoje não é a mesma que alguns profissionais conheceram em décadas passadas. Novas tecnologias transformam funções e até carreiras inteiras — tome como exemplo os telefonistas, os cortadores de gelo e os pregoeiros.

Então, deixe a imaginação tomar conta e use as facilidades da internet a seu favor. Pesquise como a profissão surgiu, quanto ganha quem atua na área, de que forma o mercado tem se comportado e depoimentos de profissionais. Navegue pelas páginas de todas as possibilidades que puder pensar e siga a sua curiosidade nas leituras, fotos e vídeos.

Por falar em materiais audiovisuais, sabia que existem séries para estudantes que ajudam você a escolher a profissão? Enquanto se diverte e se emociona, pode conhecer melhor diferentes carreiras. Quem sabe é a estratégia que estava faltando para descobrir opções com as quais se identifica?

Converse com todos

Muitos jovens, principalmente, ficam presos à opinião dos pais na hora de escolher a profissão. Em geral, são carreiras promissoras que estão na família há gerações, e seguir esse caminho parece uma opção acertada. Mas nem sempre essa é a vocação profissional da pessoa, embora tenha sido a de seus primos, tios, avós e assim por diante.

Quando falamos em conversar com todos, isso também inclui a família. Um diálogo aberto e sincero pode ajudar bastante no autoconhecimento. Conheça verdadeiramente a experiência deles com essa carreira, como chegaram a ela, os maiores desafios e gratificações ao longo tempo e o que vier à mente.

Mas não se limite a esse núcleo de convivência. Busque profissionais que estão se formando ou já tiveram experiências nas suas áreas de interesse para tirar dúvidas. Pode ser que, nesses momentos, você descubra que não procede tudo que pensava sobre uma carreira. Melhor fazer isso antes de começar uma graduação, não acha?

Conte com a ajuda de profissionais

Já seguiu as dicas anteriores e mesmo assim está sem rumo? Saiba que não tem nada de errado em pedir ajuda de profissionais. Eles têm bastante tempo de estrada e sabem técnicas certeiras para direcionar os seus pensamentos ao autoconhecimento. Psicólogos e pedagogos são boas opções nas quais você pode apostar.

Testes de vocação profissional aproximam você de uma decisão. Mas tenha em mente que essa é mais uma ajuda do que uma receita de bolo. No fim das contas, é você quem vai bater o martelo e ditar as regras do seu destino.

Não tenha medo

Descobriu informações interessantes e tende a escolher uma carreira, mas as preocupações não deixam você chegar a uma conclusão? Esse receio é bem comum –– afinal, a decisão envolve uma área com a qual você terá que lidar por muito tempo, que será tema de muitas das suas conversas com amigos e colegas. A responsabilidade é grande.

Mas lembre-se de que o medo não é um bom companheiro de decisão. Riscos existem em qualquer lugar –– o sucesso na carreira de Direito não chegou tão fácil aos profissionais renomados hoje, por exemplo. Se você não tiver experiências, pode ficar sem entender o potencial da atuação e como consegue ajudar a sociedade em sua jornada.

Escolher sem medo não significa que esse processo será feito sem informações de base. Você vai seguir as dicas deste post, conversar com profissionais, pedir ajuda de testes de vocação e se conhecer melhor. Só por isso, as chances de dar tudo certo são bem maiores.

Visualize tudo em um Diagrama de Ikigai

Sabe o que significa Ikigai? Em uma tradução simples, quer dizer “a razão para viver”. Esse método basicamente ajuda a encontrar o seu propósito de vida e também é um importante aliado à busca pelo autoconhecimento. Ele consiste em responder às seguintes questões:

  • O que você ama?
  • No que você é bom?
  • O que você pode ser pago para fazer?
  • Do que o mundo precisa?

Para preencher a mandala proposta pelo Diagrama de Ikigai, também entram as áreas: paixão, vocação, missão e profissão. Tudo isso abre a mente para entender quem é você na vida pessoal, no mercado de trabalho e no mundo e, assim, possibilitar a escolha acertada de uma carreira.

No vídeo a seguir, realizado pelo nosso parceiro de vagas de emprego e estágio, o Canal Conecta, você assiste a uma conversa interessante sobre a escolha da profissão — mesmo que mude de ideia lá para frente:

Agora que já sabe o que é vocação profissional e tem algumas pistas para descobrir a sua, não deixe de investir nessa jornada de aprendizado. Ao se conhecer melhor, você consegue bem mais do que escolher qual profissão mais combina com seu perfil: também pode definir o curso que atende às suas expectativas e, com isso, ter ainda mais sucesso. E que tal contar com as diversas formas de ingresso e modalidades de ensino da Anhanguera?

Estamos esperando você para construir esse futuro promissor em qualquer carreira. Selecione seu curso e faça a inscrição para o vestibular Anhanguera agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados