Vestibular do Rio Grande do Sul: como ser aprovado?

imagem de porto alegre representando o estado do rio grande do sul

Sabia que prestar o vestibular no Rio Grande do Sul é uma excelente oportunidade para você construir uma carreira de sucesso? Isso porque o saldo positivo de empregos formais nesse estado é bem atrativo, afinal, só em fevereiro de 2019 foram registradas 173.139 contratações.

Além da criação de postos de trabalho, o estado conta com uma população com bom nível de educação e condições econômicas favoráveis. Também em 2019, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita (por pessoa) do estado registrou alta de 2%, sendo maior que a média nacional, que ficou em 1,1%.

Se quiser conquistar o seu espaço nesse mercado tão promissor, o ideal é fazer uma graduação. Então, você precisa ser aprovado no vestibular no Rio Grande do Sul.

Para aumentar as suas chances, nós da Anhanguera selecionamos algumas dicas:

  • pesquisar as opções de faculdade no estado;
  • inscrever-se no Enem e em vestibulares particulares;
  • fazer cadastro em plataformas online e em cursinhos pré-vestibular;
  • manter uma rotina de estudos com dedicação;
  • considerar faculdades com concorrência menor.

Quer mais detalhes? Continue lendo, veja como colocar essas dicas em prática, ingresse em uma boa faculdade e conquiste o seu diploma!

Pesquise as opções de faculdade no estado

Para ter acesso a mais vagas no vestibular do Rio Grande do Sul, você precisa pesquisar as opções de faculdades que encontra no estado. Assim, poderá verificar quais são as instituições que disponibilizam a graduação que você pretende cursar.

Considere que elas apresentam características e aspectos diferentes, daí a importância de fazer essa pesquisa. Com ela, você descobrirá qual faculdade está mais alinhada com a sua realidade e atende às suas expectativas, oferecendo uma boa formação e maiores chances no mercado de trabalho.

Alguns aspectos importantes que você deve verificar na hora de fazer a sua pesquisa são:

  • disponibilidade do curso desejado;
  • localização das unidades da faculdade;
  • quantidade de vagas e concorrência;
  • valor da mensalidade;
  • oferta de bolsas de estudos;
  • linhas de crédito estudantis;
  • credibilidade no mercado de trabalho;
  • grade curricular e corpo docente.

Com essas informações, além de conhecer a qualidade do ensino da faculdade, também pode analisar o custo-benefício dos cursos. Afinal, não se trata de procurar uma faculdade mais barata ou mais cara, e sim aquela que tem uma boa estrutura, dá suporte de qualidade para os alunos e oferece maiores chances de colocação no mercado.

Inscreva-se no Enem e em vestibulares particulares

Sabia que, para ingressar em uma faculdade gaúcha, você pode tanto fazer a sua inscrição no vestibular do Rio Grande do Sul quanto prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Muitas faculdades, além de realizar o processo seletivo interno, aceitam a nota do Enem como ingresso.

Portanto, fique atento às datas e inscreva-se no vestibular da instituição de ensino, mas também fique de olho no lançamento do edital do Enem para que você não perca o prazo de inscrição nele.

Participando dessas duas provas, você aumenta suas chances de conquistar uma vaga na faculdade. Porém, lembre-se de verificar com a instituição de ensino se existe uma nota mínima no Enem que você deve alcançar para utilizá-lo como forma de ingresso. Não se esqueça de que nem todas as faculdades oferecem essa possibilidade.

Cadastre-se em plataformas online e em cursinhos pré-vestibular

Não importa se você quer passar no vestibular de Porto Alegre, Canoas, Pelotas ou qualquer outra cidade do Rio Grande do Sul. Para conquistar a aprovação em uma instituição de ensino superior da região, é fundamental alcançar um bom desempenho no processo seletivo, e isso somente é possível estudando do jeito certo.

É verdade que a preparação para o vestibular geralmente traz dúvidas; por isso, é interessante adotar estratégias mais eficazes e garantir uma boa preparação. Uma delas é fazer o cadastro em plataformas online a fim de ter um suporte maior e traçar um roteiro de estudos eficaz.

Na Trilha do Enem, por exemplo, é possível fazer testes e verificar qual é o seu nível de domínio em diferentes disciplinas. Com base nesse desempenho, a própria plataforma sugere um roteiro de estudos adequado às suas necessidades, para que tenha um reforço maior nas matérias em que apresenta dificuldade.

Os cursinhos pré-vestibulares também são uma ótima opção, porque você estuda com professores especializados nas avaliações desse processo seletivo. Tem contato com questões que já caíram nas provas, com as matérias mais cobradas, as famosas pegadinhas, entre outros detalhes que ajudarão a se preparar melhor.

Mantenha uma rotina de estudos de dedicação

Para que você possa se preparar bem para o vestibular do Rio Grande do Sul, precisa se dedicar aos seus estudos. Essa é uma responsabilidade que deve assumir consigo mesmo, fazendo com que esse preparo se torne parte da sua rotina.

Não é necessário que você fique meio período estudando, porque nem sempre isso é possível, mas é fundamental reservar um horário para estudar um pouco todos os dias. Assim, alcançará um progresso contínuo, sempre aprendendo alguma coisa nova.

Lembre-se de que, além de estudar as matérias que mais caem no vestibular, você também precisa preparar a sua saúde e o seu estado emocional. Isso porque muitos candidatos têm um desempenho insatisfatório por ficarem nervosos, ansiosos ou estressados durante as provas.

Uma forma de evitar que isso aconteça com você é optar por versões do processo seletivo que provoquem menos pressão no candidato. O vestibular online Anhanguera, bem como o vestibular agendado, são ótimas alternativas.

Neles é possível agendar a data da prova para quando for mais conveniente para você, evitando, assim, o nervosismo de estar em uma sala cheia de gente. Além disso, pode escolher um horário que seja mais confortável e no qual costuma apresentar um melhor com raciocínio e concentração.

Considere faculdades com menor concorrência

Quando for fazer a sua inscrição no vestibular do Rio Grande do Sul, procure verificar quais são as faculdades que apresentam uma concorrência menor. Isso pode ser em função de ela estar localizada mais no interior ou pela grande quantidade de vagas.

Esperar o segundo semestre para prestar o vestibular da Anhanguera no Rio Grande do Sul também é uma boa alternativa. Ele costuma ser menos disputado porque não envolve os estudantes que estão finalizando o ensino médio. Além disso, a Anhanguera aceita a nota do Enem como forma de ingresso, oferecendo mais uma oportunidade de conquistar sua vaga.

Estamos presentes em 29 cidades gaúchas com cursos presenciais e EAD. Confira as unidades Anhanguera no estado do RS:

Você também pode encontrar uma concorrência menor com base nas modalidades de ensino dos cursos superiores. No caso do ensino a distância (EAD), como não são formadas turmas físicas, a quantidade de vagas não é tão limitada quanto para os cursos presenciais, e você ainda conta com a flexibilidade de estudar onde e quando quiser.

Viu só como é possível aumentar a sua chance de ser aprovado no vestibular do Rio Grande do Sul? Então, aproveite cada uma dessas oportunidades para que você consiga ingressar em uma boa faculdade gaúcha, ter um currículo mais competitivo e conquistar as melhores vagas de emprego.

Comece hoje a construir essa carreira de sucesso! Faça sua inscrição no vestibular e não deixe o seu sonho para depois.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.