Não sabe o que estudar para o vestibular? Te ajudamos!

mulher estudando para o vestibular

O vestibular é um momento muito importante na vida do estudante. É por meio dessa prova, elaborada pelas instituições de ensino superior, que o aluno consegue ter acesso à graduação e conquistar o diploma para dar os primeiros passos na vida profissional. Muitas vezes, entretanto, os futuros acadêmicos têm dúvidas sobre o que estudar para o vestibular e como fazê-lo.

Afinal, organizar uma rotina de estudos que contemple todas as áreas do conhecimento nem sempre é fácil. Daí a importância de criar um cronograma de modo a planejar os passos em direção ao objetivo, que é ser aprovado na faculdade. Pensando nisso, a Anhanguera elencou algumas matérias e assuntos que devem ser contemplados pelo plano de estudos elaborado por você:

Quer entender o que é importante estudar em cada uma das áreas? Então, confira o conteúdo a seguir!

Gramática

Uma das matérias de vestibular que os estudantes mais encontram dificuldades para compreender é a Gramática. Trata-se de uma especialidade da Língua Portuguesa que busca estabelecer um conjunto de regras para reger o uso da norma culta.

Entre os conteúdos que podem ser cobrados nessa área estão sintaxe e morfologia. Uma dica para se dar bem na prova é segmentar o estudo na área para a melhor compreensão e ter sempre em mãos um dicionário, de modo a esclarecer dúvidas em caso de dificuldade.

Língua Estrangeira

Quem está antenado no mercado de trabalho sabe que a língua estrangeira constitui um diferencial para o profissional que tem um plano de carreira, seja qual for o segmento de atuação. Por essa razão, há anos, as instituições já inserem nos processos de seleção questões de língua inglesa ou espanhola.

Apesar de não serem complexos, na maioria das vezes, os enunciados também exigem interpretação pelo estudante e capacidade de desenvolver ideias em outros idiomas.

Literatura

A Literatura é de extrema importância para o desenvolvimento da capacidade interpretativa do sujeito e, também, para o conhecimento cultural. Por essa razão, o conteúdo é um dos assuntos do vestibular e pode ser cobrado por meio da indicação da leitura de clássicos ou por meio de enunciados sobre as características das escolas literárias.

Para a último critério de avaliação, vale conferir o contexto histórico e as obras mais famosas do Trovadorismo, Humanismo, Quinhentismo e de outros períodos relevantes para a literatura mundial e brasileira.

Matemática

Matemática também é uma matéria que exige estudo aprofundado por parte do aluno. Isso porque, além do conhecimento para a realização de cálculos e de equações, muitas instituições buscam avaliar do estudante a capacidade de aplicar conceitos na prática.

Desse modo, cobram questões contextualizadas para a aplicação da Matemática às situações do cotidiano. Entre os conteúdos que vale a pena estudar, nesse sentido, destacam-se: progressão aritmética e geométrica, probabilidade e análise combinatória e cálculo de área e de volume.

Geografia

A Geografia compreende o estudo do espaço e suas modificações produzidas a partir da dinâmica de relações estabelecidas pelo homem. Assim, pode-se dizer que a área do conhecimento analisa a relação entre sociedade e natureza. Os conteúdos, portanto, vão desde as formações rochosas até as grandes guerras e as disputas por território. Entre os temas importantes para inserir no roteiro, encontram-se: globalização, clima e vegetação e blocos econômicos.

Biologia

A matéria de Biologia costuma ser atrativa para aqueles que pretendem se graduar na área da Saúde. Trata-se do estudo dos seres vivos e, inclusive, dos sistemas do corpo humano.

Um dos tópicos que costuma ser bastante cobrado nos vestibulares é genética, por esta ser a responsável pela transmissão das características físicas entre seres. Os vestibulares, além disso, também podem cobrar do aluno temas relacionados à cadeia alimentar e ao reino animal.

História

A matéria de História talvez seja uma das mais complexas para o vestibular. Isso porque, além do extenso conteúdo e material bibliográfico, trata-se de um conhecimento humano que exige atenção aos contextos e a capacidade de interpretar fatos em seus detalhes.

Por isso, um dos métodos mais interessantes para se sair bem no vestibular é buscar livros, filmes e obras de época. Alguns dos conteúdos mais cobrados, nesse sentido, são: Grandes Navegações, Segunda Guerra Mundial e Idade Média.

Física

Física é uma das matérias que caem no vestibular e mantém relação estreita com o conhecimento matemático. Isso por exigir do aluno saberes em equação e em cálculo.

Trata-se, afinal, da área que estuda e mensura a natureza e os seus fenômenos. As questões cobradas em prova, portanto, costumam abordar desde o movimento dos corpos até as leis de Newton e o estudo de forças. É fundamental que, sobre esse tópico, o aluno aprenda a fazer análises interdisciplinares e a aplicar conhecimentos teóricos a situações do cotidiano.

Atualidades

Sabemos que estudar e trabalhar é bem complicado, e a quantidade de matérias para o vestibular pode assustar, ainda mais em uma rotina complexa. Porém, para uma boa preparação, além das disciplinas mais “tradicionais”, é importantíssimo atentar às atualidades para garantir uma vaga no ensino superior.

Isso porque, hoje, entende-se que, além da compreensão da teoria, o estudante deve saber dialogar com o contexto social no qual está inserido, interpretando a realidade a partir das diversas óticas de aprendizagem. Nesse sentido, vale manter o hábito de ler periódicos e jornais, inclusive para compreender enunciados práticos na prova de Exatas.

Química

A Química é um segmento de estudo das Ciências da Natureza que também deve ser considerado quando a pergunta é o que estudar para o vestibular. A área compreende a investigação da matéria, bem como suas propriedades e transformações. Os conteúdos cobrados, portanto, têm como objeto de análise tudo o que ocupa lugar no espaço e tem massa.

Entre as questões mais cobradas nos vestibulares acerca do tema, que também envolvem enunciados práticos, é possível mencionar funções orgânicas e suas reações, estequiometria e eletroquímica.

As provas para o ingresso no ensino superior costumam ser completas e exigir do aluno questões em todas as áreas do conhecimento humano. Por essa razão, muitos têm dúvidas sobre o que estudar para o vestibular e como ser mais produtivo nos estudos, de modo a abordar, na revisão, todos os tópicos que podem cair na prova.

Como visto, a recomendação é criar um cronograma de estudos, organizando a rotina até a data da avaliação. É importante, ainda, que o futuro acadêmico reserve um tempo para resolver simulados e provas anteriores elaboradas pela instituição na qual pretende ingressar. Nesse sentido, a Trilha do Enem pode auxiliar bastante. Por meio do portal, é possível ter acesso a um plano de estudos personalizado e fazer simulados online para testar os conhecimentos.

Como funciona o vestibular da Anhanguera

As provas de vestibular da Anhanguera – tanto presencial, quanto digital – constituem uma redação com duração de 2h, no modelo presencial e 1h, online. Portanto, os conteúdos para estudo do nosso vestibular são basicamente Gramática, Literatura e Atualidades, mas sempre é importante ter uma interdisciplinaridade de conhecimentos para uma boa argumentação, certo?

Confira na íntegra as nossas dicas sobre o que estudar para o vestibular da Anhanguera neste post 🙂

E então? Gostou das nossas dicas? Para conferir oportunidades de ingresso no ensino superior e dar um passo em direção ao sucesso profissional, entre em contato com a nossa equipe!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.