Software para Engenharia Civil: quais são os mais usados?

software para engenharia civil

Um software para Engenharia Civil é um programa de informática desenvolvido para dar suporte às tarefas relacionadas à carreira. Desse modo, além dos estudos acadêmicos, os alunos devem se preocupar com a transformação digital.

Isso porque a tecnologia modificou o mercado de trabalho. Por exemplo: contadores tiveram que se acostumar com a prestação de contas online, uma vez que a Receita Federal passou a receber muitos documentos por meio de plataformas específicas.

Da mesma forma, os publicitários precisaram desenvolver o marketing digital, pois os consumidores estão comprando cada vez mais pela internet.

Por isso, se você anda pensando em fazer um curso de Engenharia Civil, é crucial aprender a usar os principais programas da área. Quer saber mais? Então, venha com a gente!

Entenda a importância de um software para Engenharia Civil

Um software para Engenharia Civil permite mais velocidade e eficiência no trabalho desse profissional. Desse modo, com a tecnologia, erros graves do passado hoje em dia praticamente não acontecem.

Mas, além disso, esses utilitários produzem arquivos muito próximos da realidade. Outra vantagem é que os sistemas fazem de tudo: plantas de edifícios comerciais, de parques industriais, de instalações hospitalares e muito mais.

Alguns anos atrás, dominar essas ferramentas proporcionava um enorme diferencial na hora de encontrar uma vaga de estágio ou emprego.

Porém, na atualidade, não há como ingressar na carreira sem saber mexer nessas interfaces. Assim, a adaptação às novas tecnologias também é uma responsabilidade do engenheiro civil. Veja a seguir alguns dos benefícios desses sistemas:

  • economia de tempo: os projetos podem ser desenhados muito mais rapidamente do que no passado. Assim, as obras também avançam em um ritmo mais acelerado;
  • queda nas falhas humanas: pessoas ficam cansadas, são afetadas por estresse, entre outras limitações inerentes aos seres humanos. Com um software para Engenharia Civil, os projetos ganharam mais qualidade, e os erros diminuíram;
  • redução de desperdícios: os programas para Engenharia Civil calculam com maior precisão a matéria-prima necessária. Aliás, isso é algo que interessa enormemente aos empregadores, aos investidores e aos demais contratantes;
  • projetos sustentáveis: os sistemas focados na área fazem cálculos em Engenharia Civil que propiciam as chamadas construções verdes. Assim, ficou mais fácil projetar detalhes como o melhor aproveitamento da luz do sol para reduzir o consumo de eletricidade. Ou mesmo usar água da chuva nos sistemas hidráulicos. Dessa forma, diversas construções ecológicas surgiram a partir de um controle automatizado do trabalho. 

Veja os principais programas para Engenharia Civil

Os programas voltados aos profissionais do setor foram incorporados ao cotidiano de tal modo que atualmente é impossível trabalhar nesse ramo sem eles.

Por exemplo: para se tornar um trainee de Engenharia Civil em uma organização de peso, certamente o estudante vai precisar lidar com esse tipo de plataforma. Mas a boa notícia é que preparamos um resumo bem didático para você. Dê só uma olhadinha!

AutoCad

O AutoCad é um software para Engenharia Civil considerado um clássico no segmento, por ter sido um dos primeiros a ser criado. Assim, muita gente considera que esse sistema da AutoDesk representou uma profunda mudança nessa carreira.

Afinal, depois dele, pranchetas, papel e nanquim praticamente “penduraram as chuteiras”. Essa interface tem versões para projetos em 2D e em 3D.

Com esse sistema, é possível aplicar texturas em materiais, brincar com efeitos de iluminação e fazer desenhos com volumes e sombras. Desse modo, o resultado do projeto fica bem próximo da obra de verdade.

Outro aspecto bem interessante do AutoCad é que ele “conversa” com outros programas. Assim, o engenheiro consegue exportar um arquivo do Sketchup, por exemplo, e abri-lo no Cad.

As edições mais modernas desse software possibilitam que o usuário faça alterações em seus desenhos pelo smartphone. 

CorelDraw

Entre os aplicativos de Engenharia Civil, o CorelDraw é o mais indicado para conseguir a aprovação de clientes. Ele deixa o projeto mais fácil de ser compreendido pelos leigos, além de dar um visual mais atraente.

Nesse sentido, vale lembrar que o espírito empreendedor será muito importante nos próximos anos. E qual seria a relação? Bem, com esse sistema, dá para fazer plantas humanizadas, também chamadas de plantas baixas.

Esse tipo de desenho mostra o projeto como se ele estivesse sendo visto de cima. Por esse motivo, o público tem uma percepção espacial quase pedagógica com a ferramenta.

Na carreira de engenheiro civil, uma grande dificuldade é a reprovação de projetos por causa de representações que não transmitem a ideia de uma forma universal.

Por exemplo: um empresário quer construir um shopping. Provavelmente, um desenho no CorelDraw chamará muito mais a atenção desse investidor do que uma planta técnica desenvolvida no AutoCad.

Fluidsim

O Fluidsim é um dos sistemas mais usados na faculdade de Engenharia Civil. Isso porque ele possibilita a elaboração de projetos pneumáticos e hidráulicos. Com uma ampla biblioteca de símbolos, o estudante cria simulações de circuitos rapidamente.

Além disso, ele mostra algumas variações de vazão, velocidade e pressão, o que facilita o aprendizado.

Sketchup

Já o Sketchup é um sistema de Engenharia Civil que se destaca com sua biblioteca de ícones para simular detalhes. Assim, por causa dessa característica, ele também é muito usado por arquitetos e designers de interiores em projetos de decoração.

Mais um atrativo dessa interface é o “tour virtual”. Com esse recurso, é possível “passear” pelo projeto como se estivéssemos entrando em um imóvel de verdade. Outro benefício: você pode desenhar no AutoCad e incrementar seu projeto no Sketchup.

SolidWorks

Outro programa essencial para os engenheiros civis é o SolidWorks. Nesse caso, a ferramenta tem como principal atração funcionalidades específicas para projetos hidráulicos, mecânicos e elétricos.

Por causa dessa qualidade, ele também é muito aplicado no desenvolvimento de produtos, na indústria automotiva (projetos de peças e componentes), na área ferroviária e na aviação.

Descubra onde cursar Engenharia Civil

No curso de Engenharia Civil aqui da Anhanguera, o aluno é instruído a fazer projetos e a tocar obras de saneamento, construção civil, hidráulica, geotecnia, transportes e sistemas estruturais.

Porém, além da formação acadêmica, oferecemos uma base tecnológica consistente. Assim, você poderá experimentar todos esses programas em nossos laboratórios.

Ou seja, aqui na Anhanguera, você vai aprender tudo sobre Engenharia Civil, uma carreira extremamente promissora. Veja só quantas oportunidades profissionais:

  • construtoras de infraestrutura e moradia;
  • instituições de ensino e pesquisa;
  • administração predial;
  • emissão de laudos técnicos;
  • geotecnia;
  • engenharia de transportes;
  • obras ambientais e hidráulicas;
  • empresas de transporte;
  • organizações de saneamento;
  • distribuidoras de gás encanado;
  • concessionárias de energia elétrica.

Pronto para dominar os principais softwares de Engenharia Civil?

Entender a dinâmica de um software para Engenharia Civil faz toda a diferença no dia a dia do profissional. Aliás, é preciso saber mexer em vários tipos de programas. Mas não se preocupe: aqui na Anhanguera, você vai dominar todos esses sistemas e muitos outros.

No entanto, para ingressar na graduação, é preciso primeiro passar no processo seletivo. Então, que tal mudar de vida agora mesmo? É simples: inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.