SisFIES Aluno: 5 dúvidas frequentes sobre o sistema

estudante conferindo fies

Você sabe o que é o SisFIES Aluno? Para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do Ministério da Educação (MEC), é importante conhecê-lo. De forma resumida, é um sistema informatizado para os alunos que ingressam em faculdades particulares pelo programa do governo federal. Seu principal objetivo é descomplicar os processos.

Pelo ambiente virtual, os candidatos podem acompanhar o financiamento ao longo do curso, simular valores para os estudos, renegociar o pagamento, entre outras ações. Assim, o acesso fica muito mais fácil tanto aos alunos e como às entidades mantenedoras.

Por isso, neste post, reunimos as dúvidas mais comuns sobre o sistema — o que é, para que serve, como se inscrever e muito mais. Ou seja, vamos mostrar como tudo funciona na prática. Então, continue a leitura e aprenda tudo sobre o SisFIES!

O que é o SisFIES Aluno?

Antes de defini-lo, é importante entender como funciona o sistema do FIES. O Ministério da Educação disponibiliza três sites para o Fundo de Financiamento Estudantil: SisFIES Portal, SisFIES Mantenedora e SisFIES Aluno. Vamos ver cada um deles antes de chegar no principal assunto deste post.

Como o próprio nome indica, o SisFIES Portal é o site mais generalista para o sistema do FIES e reúne todas as informações sobre o programa. Para consultas específicas e acesso restrito — por login e senha —, ele direciona alunos e instituições aos outros dois portais.

O SisFIES Mantenedora é para as instituições de ensino que aceitam o financiamento. No site, gestores das mantenedoras podem iniciar o processo de adesão ao FIES, atualizar cadastro, fazer consultas e acompanhar operações da faculdade dentro do programa.

Já o SisFIES Aluno é a página dedicada aos estudantes que ingressaram no ensino superior com o auxílio do financiamento estudantil. O site foi criado com o intuito de centralizar todos os processos relacionados ao programa e simplificar o acesso.

Quem ainda não aderiu, pode acessar o site do FIES com o mesmo login utilizado na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já para quem tem vaga, pode entrar no sistema do aluno FIES para atualizar as informações, acompanhar as solicitações, entre outras ações.

Para que serve o sistema?

Nem sempre podemos pagar uma instituição particular, não é? Isso não significa, porém, que o seu sonho de se formar precisa ser adiado ou deixado para trás. Afinal, com o parcelamento da faculdade, é possível buscar a tão sonhada graduação.

Para facilitar ainda mais, o SisFIES Aluno foi criado com o intuito de ajudar os estudantes que optam pelo Fundo de Financiamento Estudantil. Com um sistema desenvolvido somente para os alunos, é possível:

  • atualizar os dados cadastrais depois de conquistar o financiamento;
  • negociar dívidas para organizar o pagamento das parcelas;
  • suspender o financiamento quando tiver condições de quitá-lo antes;
  • solicitar o aditamento, que nada mais é do que a renovação semestral;
  • transferir o FIES para outro curso.

Qual é a diferença para o FIES Seleção?

Até aqui, falamos sobre o acesso geral, um portal para mantenedoras e um para alunos, mas e as inscrições no financiamento estudantil? O novo FIES conta com um site exclusivo para isso, que muitas vezes é confundido com o SisFIES Aluno. Para inscrever-se no processo seletivo e concorrer a uma vaga, acesse o Sistema de Seleção do FIES, o FIES Seleção.

Basta informar o CPF e os demais dados solicitados, além de indicar até três opções de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino. Vale lembrar que o SisFIES Aluno é para quem já tem vaga e quer acompanhar o financiamento durante o curso.

Como me inscrever no FIES?

Agora que já esclarecemos algumas das principais dúvidas, vamos nos aprofundar no processo de inscrição. Inclusive, temos um post bem completo sobre o FIES na Anhanguera para vocês estudar com a gente.

O primeiro passo é acessar o FIES Seleção e cadastrar os seus dados pessoais, para depois efetivar a sua inscrição no SisFIES:

  • comece a inscrição no FIES Seleção (CPF, data de nascimento, e-mail e senha);
  • abra o SisFIES após ser pré-selecionado e clique em “Complementar Minha Inscrição”;
  • detalhe o curso, informe o tipo de financiamento e o valor a ser financiado e indique a agência bancária de sua preferência (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil);
  • valide as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida;
  • formalize a contratação do financiamento.

Durante a inscrição, fique de olho em todos os prazos de validação para efetuar a contratação do financiamento estudantil com sucesso. Depois de tudo aprovado e validado, você poderá acessar o SisFIES Aluno sempre que quiser para acompanhar sua situação durante o curso.

Quais cuidados tomar ao acessar?

O FIES é um programa do governo federal criado para ajudar alunos que não têm condições de custear os estudos em instituições privadas. É a oportunidade de parcelar o pagamento da faculdade e pagar a dívida depois da graduação, a juros mais baixos que os praticados no mercado.

É importante, porém, acompanhar com atenção os pré-requisitos para concorrer a uma vaga no programa de financiamento estudantil. Alcançar a média mínima de 450 pontos no Enem e não zerar a redação estão na lista das exigências, além da comprovação de renda. É preciso também respeitar os prazos para validar a solicitação depois de se inscrever no FIES Seleção e no SisFIES.

De qualquer forma, queremos lembrar que o SisFIES Aluno (parte do novo FIES) não é a única forma de ingresso na rede de ensino privada. Aqui na Anhanguera, há bolsa de estudos, descontos e financiamento. É possível até mesmo usar a nota do Enem, sem a necessidade de passar pelo vestibular tradicional. Então, você só precisa a escolher a melhor forma de transformar o seu sonho em realidade!

Já que estamos falando de inscrição, saiba como encontrar vestibulares com inscrições abertas e comece já a sua graduação!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados