Como conferir o resultado do Prouni e o que fazer após a divulgação?

resultado do Prouni

Implementado em 2005, o Programa Universidade para Todos (Prouni) ampliou o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. Milhões de alunos já foram contemplados com bolsas parciais e integrais nos cursos de graduação em instituições privadas. Para se ter ideia, apenas nesta edição, serão ofertadas 287.612 bolsas no total.

Para aqueles que buscam concorrer ao benefício, é natural surgirem dúvidas sobre a iniciativa. Entender as regras e condições do Prouni é o primeiro passo para você conquistar o tão sonhado diploma do curso superior.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você aproveitar bem essa iniciativa e o passo a passo sobre o que fazer após a divulgação do resultado do Prouni. Confira!

Quando sai o resultado do Prouni?

O resultado Prouni 2023 será divulgado no dia 07 de março. O programa é a alternativa utilizada por muitos alunos que almejam uma vaga na faculdade privada.

O programa abre um edital por semestre e utiliza, como critério de avaliação, a nota obtida na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quanto melhor a pontuação, maior a chance de garantir o ingresso no curso desejado.

Na inscrição, o candidato consegue verificar as bolsas disponíveis por curso, turno e faculdade. Apesar de os estudantes contarem com duas opções de escolha no ato da inscrição, o sistema seleciona somente uma delas conforme a preferência feita no registro para a participação e observada a quantidade de bolsas em aberto.

Como conferir o resultado do Prouni e o que fazer após a divulgação?

O candidato deve ter atenção ao calendário de prazos apresentados na página oficial do programa Qualquer novidade ou alteração do concurso até o resultado Prouni será publicada nesse ambiente. Para conferir o desempenho no processo, o participante deve clicar na aba “Resultados”, encontrada no portal do Prouni.

O programa não envia confirmação aos contemplados na pré-seleção por e-mail, correspondência ou telefonema. É de inteira responsabilidade do candidato a consulta à classificação final.

Por isso, a atenção com as datas deve ser redobrada. A consulta é realizada por meio do site, que comunica, conforme os períodos estipulados, o resultado das chamadas e da lista de espera do Prouni.

Se dificuldades forem encontradas para a conferência por meio virtual, os dados ficam disponíveis na secretaria da faculdade para a qual a vaga foi cadastrada, e também na Central de Informações do MEC, no número 0800-616161. Confira a seguir algumas dicas do que fazer após a divulgação dos resultados!

Tenha atenção com as chamadas e à lista de espera

As duas chamadas são feitas de maneira consecutiva. Sendo assim, aquele que não for pré-selecionado na primeira chamada, poderá ser convocado na segunda.

Caso não consiga a aprovação Prouni nas intimações, o inscrito no concurso terá a possibilidade de participar da lista de espera, que será utilizada na situação de não preenchimento das bolsas de estudo. Nessa edição, os candidatos precisam manifestar interesse na lista entre os dias 5 e 6 de Abril, sendo a convocação dos candidatos no dia 10 do mesmo mês.

Os alunos devem confirmar o interesse na bolsa, no período especificado no cronograma, para garantir lugar na lista de espera. Para participar, o estudante não pode ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares.

Prepare a documentação e faça a matrícula

A responsabilidade do comparecimento à instituição de ensino para a matrícula é de inteira responsabilidade do pré-selecionado. O participante precisa tomar conhecimento das particularidades da faculdade, como horário e local de atendimento, por conta própria.

É recomendado que o aluno confirme com antecedência as informações por Internet, via telefone ou presencialmente, para não ter surpresa. O não cumprimento dos prazos elimina automaticamente o candidato do processo.

Fique de olho nas vagas remanescentes

Não passou nas duas chamadas e nem na lista de espera? Suas chances de conseguir a bolsa não acabaram! As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas. Mesmo com a alta procura, é comum que algumas bolsas não sobrem.

O motivo, normalmente, é atribuído à desistência, ao desrespeito aos prazos ou à irregularidade na entrega da documentação. Como o processo de seleção dispõe de normas distintas, cabe ao candidato monitorar o cronograma do MEC diariamente para aproveitar a oportunidade.

Quais são as etapas após a divulgação dos resultados?

Primeiramente, vale lembrar que o resultado do Prouni não garante ao inscrito a vaga desejada. A garantia da bolsa só acontecerá a partir do momento em que o candidato cumpre todos os trâmites exigidos no regulamento. A documentação correta e entregue no tempo determinado da convocação é critério imprescindível para a aprovação.

Então, não basta observar apenas as regras do programa: o estudante deve saber as disposições das faculdades que aceitam o Prouni. Existem faculdades que adotam mais de uma fase para selecionar os bolsistas.

Adepta do Prouni, aqui na Anhanguera, desburocratizamos o processo. As bolsas podem ser conquistadas na instituição utilizando unicamente a nota do Enem e a plataforma do Prouni. A participação na concorrência está condicionada a uma pontuação superior à nota de corte, que pode variar de acordo com curso, turno e unidade da faculdade.

Como é feita a comprovação das informações?

Com a aprovação, o candidato deve apresentar a documentação necessária à instituição de ensino superior correspondente à pré-seleção. Logo, os documentos exigidos e respectivas cópias também precisam estar condizentes com a situação informada na inscrição. Os documentos solicitados são:

  • documentos de identificação do candidato e dos demais membros da família;
  • comprovante de endereço em nome do postulante à bolsa ou de outra pessoa do núcleo familiar;
  • comprovantes de rendimentos, consideradas as propriedades de cada atividade exercida pelos membros da família;
  • a declaração de conclusão do ensino médio com autenticação pela escola.

Dica: fica a critério do concorrente à bolsa a escolha dos documentos oficiais, desde que atendam às diretrizes do edital. Ficou aquela dúvida? Vá direto ao portal do Prouni e veja de forma discriminada a relação do que pode ser apresentado.

Guarde com cuidado o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni. Aqui na Anhanguera, entregamos esse documento após receber os atestados solicitados. É o seu comprovante de cumprimento com as obrigações.

É válido lembrar que o coordenador do Prouni pode solicitar autenticação em cartório das cópias dos documentos, além de requisitar outros documentos que confirmem as informações mencionadas pelo participante.

Para não acontecer imprevistos e a perda das bolsas e descontos, tenha atenção aos prazos e apresente a lista de documentos completa. Acompanhar o site também é de fundamental importância para que enganos não aconteçam.

Quais são as alternativas de bolsa ao Prouni?

Mesmo com a bolsa parcial de 50% está difícil pagar a mensalidade? O Prouni pode ser desfrutado com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O aluno matriculado no curso superior, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, pode se inscrever nesse outro programa. Além disso, as próprias instituições de ensino contam com iniciativas próprias para conceder bolsas e descontos aos estudantes que precisam do incentivo.

Na Anhanguera, por exemplo, você pode usar sua nota do Enem para conseguir bolsas de até 100% de desconto, proporcional à nota alcançada na avaliação. Aqui você pode conferir o simulador de nota Enem. A Anhanguera ainda oferece Bolsa Incentivo, que auxilia pessoas que precisam de um apoio financeiro para ingressar no curso superior.

A Bolsa Transferência, do mesmo modo, é aplicada para aqueles que fazem transferência externa para um dos cursos da Anhanguera. Essas são só algumas das inúmeras opções de bolsas, benefícios e convênios que cabem no bolso.

Agora que você ficou por dentro de como prosseguir depois do resultado do Prouni, deve ter cuidado ao averiguar as opções de onde cursar a tão sonhada graduação. Uma instituição que seja reconhecida pelo MEC por sua excelência, por exemplo, proporcionará instrução valorosa e credibilidade ao seu currículo e atuação no mercado de trabalho.

Nesse sentido, a Anhanguera pode ser sua grande aliada. Além de contar com sistema de ensino dinâmico, corpo docente qualificado e excelente infraestrutura, a faculdade ainda oferece diversas opções de desconto na faculdade. Com o simulador de nota Enem, por exemplo, você confere se consegue receber algum incentivo da instituição.

Se você também quer estudar nas melhores faculdades sem deixar de lado os incentivos de que precisa, não deixe de se inscrever na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 136

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados