Como conferir o resultado do Prouni e o que fazer após a divulgação?

mulher comemorando ao ver resultado prouni

Implementado em 2005, o Prouni (Programa Universidade para Todos) ampliou o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), até 2018, mais de 2,4 milhões de alunos foram contemplados com bolsas parciais e integrais de estudos nos cursos de graduação em instituições privadas.

Em 2020, somente no primeiro semestre, a oferta ultrapassou a marca de 251 mil bolsas integrais e parciais. A demanda também foi elevada: foram registradas mais de 1,5 milhão de inscrições. Esses dados mostram a importância do programa no país no acesso ao ensino superior.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para aproveitar bem essa iniciativa governamental e o passo a passo do que fazer após a divulgação do resultado do Prouni. Confira e não perca essa chance!

Aproveite a oportunidade com o Prouni

Como comentamos, o Prouni é a alternativa utilizada por muitos que almejam uma vaga na faculdade. A possibilidade de estudar com até 100% de bolsa desperta a aspiração de inúmeros estudantes.

O programa abre um edital por semestre e utiliza como critério de avaliação a nota obtida na última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Quanto melhor a pontuação, maior a chance de garantir o ingresso no curso desejado.

Na inscrição, o candidato consegue verificar as bolsas disponíveis por curso, turno e escola superior. Apesar de os estudantes terem duas opções de escolha no ato da inscrição, o sistema seleciona somente uma delas; de acordo com a preferência feita no registro para a participação e observada a quantidade de bolsas em aberto.

Acompanhe o site do Prouni

Posteriormente, o concorrente deve ficar atento ao calendário de prazos exposto na página oficial da plataforma. Qualquer novidade ou alteração do concurso será publicada nesse espaço. O cronograma informa o período da divulgação do resultado do Prouni.

Para conferir o desempenho no processo, o participante deve clicar na aba “resultados” encontrada no portal do Prouni. O programa não envia confirmação aos contemplados na pré-seleção por e-mail, correspondência ou telefonema.

É de inteira responsabilidade do candidato a consulta à classificação final. Por isso, a atenção com as datas programadas deve ser redobrada. A consulta é realizada por meio do site, que comunica, em conformidade com os períodos estipulados, o resultado das chamadas e da lista de espera do Prouni.

Se dificuldades forem encontradas para a conferência por meio virtual, os dados ficam disponíveis na secretaria da faculdade para a qual a vaga foi cadastrada e na Central de Informações do MEC, no número 0800-616161.

Observe os preceitos da instituição

Alerta: o resultado do Prouni não garante ao inscrito a vaga desejada. A garantia da bolsa só acontecerá a partir do momento que o candidato cumprir todos os trâmites exigidos no regulamento.

A documentação correta e entregue no tempo determinado da convocação é critério imprescindível para a aprovação. Então, não basta observar apenas as regras do programa: o estudante deve saber as disposições das faculdades que aceitam o Prouni.

Existem faculdades que adotam mais de uma fase para selecionar os bolsistas. Adepta do Prouni, aqui na Anhanguera, desburocratizamos o processo. As bolsas podem ser conquistadas na instituição utilizando unicamente a nota do Enem e a plataforma do Prouni.

A participação na concorrência está condicionada a uma pontuação superior à nota de corte, que pode variar de acordo com curso, turno e unidade da faculdade.

Atente às chamadas e à lista de espera

As duas chamadas são feitas de maneira consecutiva. Sendo assim, aquele que não for pré-selecionado na primeira chamada poderá ser convocado na segunda.

Caso não consiga a convocação nas intimações, o inscrito no concurso terá a possibilidade de participar da lista de espera, que será utilizada na situação de não preenchimento de bolsas.

O candidato deve confirmar o interesse na bolsa, na data especificada pelo cronograma, para garantir lugar na lista de espera. Para participar, o estudante não pode ter sido pré-selecionado nas chamadas regulares.

Prepare a documentação

Com a aprovação, o candidato deve apresentar a documentação necessária à instituição superior correspondente à pré-seleção. Logo, os documentos exigidos e respectivas cópias também precisam estar condizentes com a situação informada na inscrição. Os documentos solicitados são:

  • documentos de identificação do candidato e dos demais membros da família;
  • comprovante de endereço em nome do postulante à bolsa ou de outra pessoa do núcleo familiar;
  • comprovantes de rendimentos, consideradas as propriedades de cada atividade exercida pelos membros da família;
  • a declaração de conclusão do ensino médio com autenticação pela escola.

Dica: fica a critério do concorrente à bolsa a escolha dos documentos oficiais, desde que atendam às diretrizes do edital. Ficou aquela dúvida? Vá direto ao portal do Prouni e veja de forma discriminada a relação do que pode ser apresentado.

Guarde com cuidado o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni. Aqui na Anhanguera, entregamos esse documento após receber os atestados solicitados. É o seu comprovante de cumprimento com as obrigações.

É válido lembrar que o coordenador do Prouni pode vir a solicitar autenticação em cartório das cópias dos documentos, além de requisitar outros que confirmem as informações mencionadas pelo participante.

Vá à faculdade e faça a matrícula

A responsabilidade do comparecimento à instituição de ensino para a matrícula é de inteira responsabilidade do pré-selecionado. O participante precisa tomar conhecimento das particularidades da faculdade, como horário e local de atendimento, por conta própria.

É recomendável que ele confirme com antecedência as informações encontradas na Internet, via telefone ou presencialmente, para não ter surpresa. O não cumprimento dos prazos elimina automaticamente o candidato do processo. Por isso, cuidado nunca é demais.

Não desista ainda: fique de olho nas vagas remanescentes

Não passou nas duas chamadas e nem na lista de espera? Suas chances de conseguir a bolsa não acabaram!

As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas. Por incrível que pareça, mesmo com a alta procura, algumas bolsas de estudos acabam sobrando.

O motivo, normalmente, é atribuído à desistência, ao desrespeito aos prazos e à irregularidade na entrega documentação. Como o processo de seleção dispõe de normas distintas, cabe ao candidato monitorar o cronograma do MEC diariamente para aproveitar a oportunidade.

Utilize o Prouni com o FIES

Mesmo com a bolsa parcial de 50% está difícil pagar a mensalidade? O Prouni pode ser desfrutado com o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). O aluno matriculado no curso superior, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, pode se inscrever nesse outro programa.

Siga os passos e garanta sua conquista!

Para não acontecer imprevistos e a perda da bolsa de estudos, fique de olho aos prazos e apresente a lista de documentos completa. Acompanhar o site é de fundamental importância para que enganos não aconteçam.

Agora que você ficou por dentro de como prosseguir depois do resultado do Prouni, deve ter cautela ao averiguar as opções de onde cursar a tão sonhada graduação. Uma instituição que seja reconhecida pelo MEC por sua excelência proporcionará instrução valorosa e credibilidade ao seu currículo.

Reconhecida pelo mercado de trabalho, a Anhanguera tem a estrutura necessária para desenvolver suas potencialidades. Não deixe de conferir o nosso artigo e saiba como ser beneficiário do Prouni na Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.