Qual é o melhor programa de bolsa de estudos?

O programa de bolsas de estudo é uma opção para quem quer iniciar um curso superior sem comprometer o orçamento. Com alternativas que chegam a 100% do valor das mensalidades, ele garante que mais estudantes tenham acesso à faculdade e ainda contribui para o equilíbrio financeiro das pessoas.

As bolsas de estudos oferecidas tanto pelo Governo Federal quanto pelas instituições de ensino contemplam vários cursos de graduação, e algumas alternativas permitem ao aluno pagar o valor das mensalidades somente após se formar.

E aí, ficou curioso e quer saber como funciona um programa de bolsas de estudo? Então, continue a leitura!

O que são programas de bolsas de estudo?

Um programa de bolsas de estudo oferece ao estudante um desconto no preço das mensalidades, podendo variar de 10% a 100%, dependendo da opção escolhida. Para conseguir acessar esse benefício, os candidatos passam por uma avaliação, seja por meio da nota do Enem ou do vestibular tradicional. 😎

De modo geral, boa parte dos bolsistas apresentam desempenho superior ou igual ao dos alunos pagantes, sendo que o incentivo representa a possibilidade que um estudante de baixa renda tem para fazer uma graduação. Logo, a opção é um bom modo de realizar o sonho de ingressar no ensino superior.

Quais são os programas de bolsas que o governo oferece?

O Governo Federal, por meio do MEC (Ministério da Educação), oferece algumas alternativas de programas de bolsas de estudo para ingressar em instituições de ensino. Para concorrer em todos eles, é necessário realizar o Enem, com algumas particularidades. Veja!

Prouni

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) é uma iniciativa do Governo que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para estudantes que não conseguem pagar as mensalidades de uma faculdade privada. Esse programa conta com duas edições por ano, no segundo e no primeiro semestre.

Para participar, é necessário tirar pelo menos 450 pontos no Enem, ter renda familiar bruta de até três salários mínimos e cumprir alguns requisitos. Logo, quem estudou o ensino médio em colégio particular como bolsista integral ou em escola pública tem chances maiores de obter o benefício. 😉

FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa que concede financiamento da faculdade com juros baixos para os estudantes que não conseguem pagar as mensalidades da graduação. Uma grande vantagem é que a escala de juros muda de acordo com a renda familiar do aluno.

Isso porque o FIES conta com duas alternativas de financiamento:

  • P-FIES — podem se inscrever estudantes com renda familiar mensal por pessoa de até 5 salários mínimos. Nesse caso, os juros mudam de acordo com o banco;
  • FIES — aqui, os estudantes financiam a faculdade a juros zero, desde que a renda familiar por pessoa não ultrapasse três salários mínimos. O pagamento da prestação acontece conforme o limite de renda dos candidatos e, durante a formação, é necessário quitar somente uma taxa simbólica, deixando para pagar as mensalidades quando obter o diploma.

Sisu

Diferentemente dos outros programas apresentados, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é, na prática, um modo de ingressar em faculdades públicas, ou seja, instituições que já não cobram as mensalidades.

Por meio de uma seleção online e informatizada, o candidato se aplica para vagas disponíveis em todo o país e é selecionado a partir de sua nota no Enem.

Quais os programas que faculdades particulares oferecem?

A Anhanguera oferece diversas opções de bolsas de estudos e descontos que dão aquela força para quem está com dificuldade para ingressar no ensino superior. Dá só uma olhada em algumas alternativas: 🧐

  • Bolsa Transferência — oferece descontos de até 60% durante o curso superior para os alunos que vêm de outra faculdade para a graduação presencial. Além disso, concede 30% de desconto para quem estuda no formato EAD;
  • Bolsa Incentivo — é responsável por ajudar o aluno que está com alguma dificuldade financeira e não consegue pagar as mensalidades em dia;
  • Bolsa Primeiro Semestre — esse tipo de bolsa possibilita que o estudante receba um desconto inicial de até 20% no valor das mensalidades do primeiro semestre de graduação. O valor é válido tanto para cursos presenciais quanto EAD;
  • Bolsa para servidores públicos e militares — militares ou servidores públicos estaduais, municipais ou federais podem concorrer a essa bolsa que oferece um desconto de até 30% do valor das mensalidades. O benefício se estende ao cônjuge e aos filhos de até 24 anos.

Qual o melhor programa para entrar na faculdade?

Para saber qual o melhor programa para o seu caso, é importante verificar o que é aceito em cada faculdade em que você está considerando ingressar. Assim, é necessário analisar se os critérios são adequados à sua realidade, ao curso pretendido e ao seu orçamento.

Uma boa dica é focar, desde já, em obter uma boa nota no Enem, pois a maioria das instituições proporciona as bolsas para o estudante que teve um bom desempenho nesse exame.

Como conseguir bolsa de estudos 100% gratuita?

De modo geral, existem dois modos básicos de conseguir uma bolsa de estudos 100% gratuita. No caso do Prouni, você pode conquistar uma bolsa integral, destinada a estudantes com condições socioeconômicas limitadas.

Além disso, como vimos, a Anhanguera oferece várias bolsas institucionais e descontos na mensalidade que facilitam a entrada e a permanência dos estudantes no ensino superior. Um deles é a Bolsa Enem, opção que proporciona descontos que podem chegar a 100% das mensalidades.

Para participar, é necessário seguir alguns critérios, como ter feito alguma edição do Enem desde 2010, ter tirado acima de 450 nas provas objetivas e não zerar a redação. Assim, quanto maior a sua nota, maior é o benefício! 😍

Para conquistar uma bolsa de estudos 100% gratuita, lembre-se de que é fundamental se dedicar aos estudos para obter uma boa pontuação no Enem.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é o programa de bolsas de estudos, saiba que é possível estudar em uma boa faculdade pagando pouco ou, até mesmo, de graça. Para isso, monte um cronograma de estudos, faça resumos, realize provas anteriores, etc. Com isso, você fica mais perto de ingressar na faculdade dos sonhos!

Gostou do post e quer estudar em uma excelente instituição de ensino? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!