Prova do EJA: entenda como funciona na prática

Se você ainda não concluiu os estudos da educação básica e deseja conquistar o diploma para investir no seu crescimento profissional, precisa fazer a prova do EJA (Educação de Jovens e Adultos). São essas avaliações que vão certificar que você concluiu os ensinos Fundamental e Médio e está habilitado(a) para entrar na faculdade, por exemplo.

Existem dois tipos de avaliação: por etapas e com diversas provas, junto a uma escola credenciada, ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Neste post, vamos falar sobre esta última avaliação. Fique conosco e saiba tudo sobre o funcionamento da prova oficial do EJA, o ENCCEJA!🤸

Como realizar a prova do EJA?

Como vimos brevemente na introdução, há duas maneiras de realizar as provas do EJA. A primeira delas é se matricular nos programas de Educação de Jovens e Adultos das escolas credenciadas e realizar os cursos regularmente, como acontece na Ampli, parceira aqui da Anhanguera. 😎A cada etapa, você terá avaliações que mostrarão sua aptidão para prosseguir.

Já a segunda forma é o já mencionado ENCCEJA, uma avaliação gratuita, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) duas vezes por ano, sem a necessidade cumprir carga horária de cursos preparatórios.

Como funciona o ENCCEJA?

Assim como as provas do EJA das escolas credenciadas, o ENCCEJA tem o objetivo de atestar sua aptidão para concluir os estudos dos ensinos Fundamental e Médio. No entanto, essa avaliação tem algumas particularidades importantes, que todo aluno deve saber. Dê uma olhada.

Quais são as avaliações

O ENCCEJA é uma avaliação com estrutura parecida com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), também com 4 provas cada, contemplando as principais áreas do conhecimento.

No entanto, as provas têm abordagens um pouco diferentes em relação aos dois níveis de ensino. Veja, abaixo, os eixos de avaliação.

Ensino Fundamental

Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Qual o número de questões

Tanto no ENCCEJA do Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, as provas têm 30 questões de múltipla escolha de cada eixo de conhecimento, totalizando 120. Também há uma Redação (texto dissertativo-argumentativo) sobre um tema social, científico, cultural ou político.

Quem pode fazer o ENCCEJA

Para o Ensino Fundamental, a idade mínima para fazer o ENCCEJA é 15 anos completos. Já para o Ensino Médio, a idade mínima é 18 anos completos.

Vale ressaltar que, se você já fez 18 anos, mas ainda não concluiu o Ensino Fundamental, não precisa fazer as duas avaliações. O MEC permite que você se inscreva direto no ENCCEJA ― Ensino Médio, pois, se você passar no exame, já recebe esse diploma que atesta a conclusão da educação básica.🏆

Onde o ENCCEJA é aplicado

Assim como o Enem, o ENCCEJA acontece na maioria das cidades do Brasil. Então, após terminarem as inscrições, o MEC envia todas as informações sobre o local de aplicação do exame. Em geral, é na mesma cidade da sua residência, exceto em casos especiais.

Quando é o ENCCEJA 

As provas do ENCCEJA costumam acontecer no segundo semestre, a partir do mês de agosto. As inscrições são em meados de maio ou junho. A aplicação regular é anterior às aplicações especiais. Estas são destinadas a pessoas residentes no exterior, pessoas cumprindo medidas socioeducativas ou privadas de liberdade.

Qual tempo de duração do ENCCEJA

O ENCCEJA é aplicado em um domingo e dura o dia todo. Em 2022, as avaliações foram divididas assim:

Ensino Fundamental

  • Manhã, das 9h às 13h (4 horas de duração): 30 questões de Ciências Naturais e 30 questões de Matemática;
  • Tarde, das 15h30 às 20h30 (5 horas de duração): 30 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física; 30 questões de História e Geografia; Redação.

Ensino Médio

  • Manhã, das 9h às 13h (4 horas de duração): 30 questões de Ciências da Natureza e 30 questões de Matemática;
  • Tarde, das 15h30 às 20h30 (5 horas de duração): 30 questões de Linguagens e Códigos; tempo de duração.

Qual a nota mínima para passar o ENCCEJA

A pontuação de cada prova do ENCCEJA vai de 0 a 180 pontos. Para ser aprovado é preciso tirar, no mínimo, 100 pontos em cada prova. Na Redação, que vale de 0 a 10 pontos, é preciso ter no mínimo 5 pontos.

O que mais cai na prova do EJA?

Mesmo que você faça a prova do EJA por uma instituição, é importante saber o que é pedido no ENCCEJA. Então, vamos fazer um breve resumo aqui. Se quiser, o MEC disponibiliza gratuitamente materiais de estudo que você pode baixar, com os conteúdos completos do exame.

Prova do Ensino Fundamental (6.º ao 9.º ano)

  • Matemática: números, seus usos e seus significados; geometria (comprimentos, superfícies e volumes); medidas de grandeza; proporcionalidade funções algébricas; estatística (leitura de gráficos e tabelas);
  • Ciências: fenômenos naturais, grandes descobertas da ciência, energia, ecossistemas, ciência e saúde (doenças, vírus, bactérias), corpo humano, variações climáticas, sistema solar e o universo, uso dos recursos naturais e sustentabilidade;
  • História e Geografia: confrontos sociais e território nacional; cidadania e democracia; movimentos políticos; direitos indígenas e os povos do Brasil; a relação cidade-campo hoje; sociedades e ambientes; Estado e democracia no Brasil; organização econômica das sociedades na atualidade;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física: estilos de linguagem; tipos e gêneros textuais; análise linguística; literatura; conhecimentos básicos em inglês e espanhol e sua relação com a língua portuguesa; diversidade cultural; patrimônio cultural; expressões artísticas; esportes e movimento.

Prova do Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: relação entre a Ciência e o cotidiano atual; o papel das tecnologias hoje; alterações ambientais, processos produtivos, preservação do meio ambiente; fenômenos físicos, condições de saúde no Brasil, biodiversidade, relação entre fenômenos químicos e natureza;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: cultura, memória e identidade; construção do território; sustentabilidade; Estado e Direito; Cidadania; transformações no espaço geográfico; mundo urbano e industrial; globalização;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: comunicação, linguagens e códigos; conhecimentos básicos de língua estrangeira e sua relação com a língua portuguesa; transformações sociais; manifestações artístico-culturais e suas mensagens para o mundo; tecnologias de comunicação e informação;
  • Matemática e suas Tecnologias: números e sua relação com o cotidiano; trigonometria; funções algébricas; formas geométricas e suas relações numéricas; lógica e probabilidade; medidas de grandeza e seus usos; estatística (leitura de gráficos e tabelas).

Como se preparar e garantir uma boa nota?

Como você viu, a prova do EJA reúne anos de conhecimento com um monte de conteúdo. 🤯Então, se você quer ir direto para o ENCCEJA, deve traçar uma boa estratégia de estudos! Veja nossas dicas para se preparar:

  • baixe todos os materiais disponíveis no site do ENCCEJA;
  • entenda a estrutura do exame;
  • verifique os pontos que considera mais desafiadores;
  • fique afiado nos conhecimentos mais essenciais, pois estes valem mais pontos na prova;
  • trace um plano de estudos diário, contendo estudos teóricos e exercícios;
  • faça simulados, respondendo às provas dos anos anteriores;
  • procure cursos preparatórios para o ENCCEJA na modalidade online, para estudar no seu tempo e ritmo;
  • procure os professores para tirar quaisquer dúvidas.

Inscreva-se nos cursos EJA da Anhanguera!🥇

Quer passar na prova do EJA de primeira? Saiba que a Anhanguera criou um programa especial voltado à Educação de Jovens e Adultos para você estudar sem sair de casa! Melhor ainda, são cursos voltados a todas as etapas do Fundamental e Médio e você conseguirá estudar de onde estiver, pagando um valor que cabe no seu bolso!😁

Vamos lá! Prepare-se para um futuro de sucesso: inscreva-se nos cursos EJA da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 37

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!