Descubra como fazer uma boa redação para o Enem

como-fazer-uma-boa-redacao

Se você já pesquisou como ter sucesso na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), provavelmente entende a importância de montar um cronograma de estudos para se preparar. E sabe o que não pode faltar na sua rotina? A prática da redação. Afinal, essa é uma parte essencial da nota, capaz de dar os pontos de que você precisa para ser aprovado aqui na Anhanguera.

Mas, para ter um bom desempenho nessa parte escrita da prova, é necessário entender também as características das melhores redações do Enem. O que é necessário para conquistar a nota mil? Quais são os segredos para um texto eficiente? A partir de agora, veremos as respostas para essas perguntas. Saiba como fazer uma boa redação para o Enem e se destacar com a sua nota!

O que é cobrado na redação do Enem?

A redação do Enem é uma produção textual que exige as seguintes competências por parte do estudante: 

  • boa capacidade de escrita;
  • coesão na expressão e na organização das ideias;
  • conhecimento de gramática;
  • atenção aos assuntos da sociedade;
  • capacidade de argumentar, entre outros.

Os temas cobrados são, normalmente, voltados a algum assunto da sociedade. Ele pode estar em alta ou nem ser falado no dia a dia, mas o objetivo é não só conscientizar o estudante: é também avaliar a sua habilidade de gerar alternativas para solucionar questões que talvez não façam parte do seu cotidiano.

Como fazer uma boa redação para o Enem?

Confira, a seguir, algumas dicas iniciais para a entender melhor como começar a sua preparação para uma boa escrita no Enem

Aprenda a estrutura ideal

A redação do Enem segue uma estrutura bem delimitada, com introdução, desenvolvimento (que pode ser feito em um ou dois parágrafos) e conclusão (que exige uma proposta de intervenção). É interessante conhecer bem esse modelo. A partir daí, você conseguirá aplicar qualquer tema nele.

Escreva de forma simples

Quer saber como fazer uma boa redação para o Enem? Então, evite palavras muito rebuscadas. Priorize a simplicidade e a garantia de que você não cometerá erros desnecessários. Além disso, dar muitas voltas pode soar prolixo e fazer com que você perca pontos.

Mantenha-se bem-informado

Citar uma referência cultural é obrigatório na redação do Enem. Você deve relacioná-la com o tema proposto e, por isso, é importante estar bem-informado. Assista a jornais, leia notícias e não se esqueça: filmes, séries, livros e músicas também contam como bagagem, certo?

Treine bastante

Treinar é o caminho para a perfeição! Logo, sempre que possível, faça redações com os temas antigos para pegar o jeito da escrita. Aproveite para conferir exemplos de redações nota 1000 e compare a sua produção para descobrir como melhorar.

Busque correções

Por fim, buscar correções com comentários personalizados é fundamental para quem quer saber como fazer uma boa redação no Enem. É possível contratar esse tipo de serviço pela internet, em cursinhos online ou com professores particulares.

Quais são as outras dicas de como fazer uma boa redação no Enem?

Agora, é hora de conhecermos algumas dicas para que você não erre na hora de fazer a sua redação. Vamos lá?

Pesquise referências no seu repertório

Você pegou a folha com a proposta, leu o enunciado e agora é só começar a escrever, certo? Errado. Assim como montar a rotina de estudos ou usar a nota do Enem para ingressar no ensino superior e outras tantas atividades, fazer uma redação demanda planejamento. Antes de sair jogando palavras, deve entender sobre o que se trata o tema.

Para isso, vasculhe na mente o que você já leu a respeito, se vivenciou alguma situação parecida e assim por diante. A pesquisa a fontes externas não é permitida, mas quer material mais rico do que o cérebro de quem se atualiza constantemente com as notícias do Brasil e do mundo?

Só aí já é possível perceber o quanto a leitura ajuda na construção do nosso repertório. Inclusive, se você se perguntar quais são as melhores redações do Enem de todos os tempos, verá o que elas têm em comum:

  • posicionam-se com argumentos fortes, que abordam diferentes áreas do saber para sua elaboração;
  • respeitam a diversidade e a pluralidade cultural;
  • apresentam casos ou dados para embasar o ponto de vista.

Então, para conseguir uma boa nota no texto, a preparação começa bem antes do dia da prova. Leia notícias dos portais, assista a telejornais, ouça podcasts sobre atualidades, converse com amigos a respeito do que acontece no mundo e, sobretudo, treine a escrita. Procure oportunidades para exercitar seu cérebro e aumentar o repertório de conhecimentos.

Use o espaço do rascunho a seu favor

No Enem Digital ou impresso, a redação será escrita à mão em uma folha indicada. Isso quer dizer que a regra de evitar rasuras ainda permanece por mais algumas edições. Também indica algo muito importante: que o rascunho é o grande aliado do seu bom desempenho.

Esse é o espaço ideal para organizar as ideias e cometer erros. Melhor ali do que na folha oficial, certo? Logo, faça anotações com o que vier à mente, selecionando o que acrescentar mais valor ao texto.

Seja qual for o método para realizar o exame, uma alternativa é ler o tema da redação logo que o fiscal autorizar o início da prova. Mesmo que vá para as outras questões depois, você terá mais tempo para pensar em argumentos. Como o sistema do Enem propõe prova interdisciplinar, algumas perguntas podem trazer ideias interessantes.

Faça o uso correto de regras gramaticais da Língua Portuguesa

Se você não sabe, aqui vai uma informação bem importante: a nota da redação é composta a partir da avaliação de certas competências. O cuidado com a gramática e a ortografia é uma delas.

Além de atestar seus conhecimentos de mundo e a capacidade de formular opiniões, a banca coloca à prova o que você aprendeu no ensino médio sobre a Língua Portuguesa.

É preciso ficar de olho na escrita correta das palavras e na pontuação. Lembre-se de que frases muito longas dão maior abertura aos erros, assim como as curtas demais podem não transmitir uma mensagem fluida. Mais uma vez, não dá para consultar um dicionário ou outro material. Na dúvida, opte por um sinônimo ou reescreva o trecho para evitar um possível erro.

Como assim? É simples. Vamos supor que, na hora da prova, você fique na dúvida se escreve “a fim” ou “afim” na frase “propôs a mudança a fim de melhorar (…)”. Para não queimar o filme com a banca e evitar prejuízos na nota, melhor substituir: simplifique com “para”, que tem, no contexto, a mesma ideia.

Tenha objetividade na escrita

Já conversou com alguém que enrola vários minutos para contar uma simples história ou concluir o raciocínio? As chances de perder o interesse são grandes, não acha? O mesmo acontece com a sua redação. Se você dá muitas voltas para provar seu ponto de vista, a nota cai drasticamente –– a banca pode até considerar que a escrita foge do tema, o que piora a situação.

Pense que o tema seja relacionado com os millennials e o mercado. Não precisa falar no texto quem são essas pessoas, porque os avaliadores já sabem. Em vez disso, concentre-se em provar seu ponto. Pode falar da influência das redes sociais nas relações corporativas, ou as novas formas de consumo, que afetam tanto a atuação desse público nas empresas quanto o trabalho da própria organização para atender esses clientes.

Aqui, mais um cuidado: objetividade também significa expor seu argumento com respeito aos Direitos Humanos. Uma opinião com base no achismo, com uma dose de desrespeito a um grupo de pessoas, também é caso para zerar a redação.

Garanta profundidade na desenvoltura do tema

Mais uma vez, o achismo se prova um prejuízo para um bom texto. Quando você se apoia nele, não consegue ir além da superficialidade e deixa de cumprir o propósito dessa parte do exame: fazer com que sua mente trabalhe. Isso quer dizer que clichês, senso comum, chavões e outros desses erros devem ficar de fora do seu conteúdo nota mil.

Na hora de pensar nos seus argumentos, escolha somente os mais fortes e elaborados. Na proposta de intervenção, esqueça soluções como “conscientizar a população” e “contar com as crianças, que são o futuro” –– elas são bem batidas e, provavelmente, diversos candidatos já usaram essas estratégias nos últimos anos.

Saiba como começar as frases numa redação do Enem

Um dos pontos comumente avaliados pelos corretores do Enem é a sua capacidade de iniciar frases e, claro, conectar um período ao outro.

Por isso, o uso de conectivos é muito importante! Há uma lista com diversos deles, mas você pode (e deve) brincar conscientemente com as possibilidades, surpreendendo as pessoas que leem o seu texto.

Bons exemplos de modos de começar uma frase são:

  • pode-se afirmar que, em razão de (…);
  • ao analisar o (a, os, as) (..);
  • em virtude do cenário atual, em vista da atual situação (…);
  • percebe-se que (…);
  • comenta-se, com frequência, a respeito de (…).

No entanto, não se apegue a essas regras. Vá treinando cada vez mais e aprenda a utilizar as palavras de acordo com a sua necessidade em vez de decorar fórmulas que, muitas vezes, não podem ser aplicadas em todas as situações. 

Comece a se preparar!

Agora que você já sabe como fazer uma boa redação para o Enem, está mais próximo da nota mil –– ou, no mínimo, do necessário para ingressar na faculdade dos seus sonhos com a ajuda do exame. Como vimos, escrever um texto eficiente é um processo que começa bem antes do dia da prova, com sua dedicação ao estudo e aquisição de conhecimentos diversos.

Aliás, sabe qual outra matéria que também demanda um cuidado prolongado ? Literatura! Confira os principais livros do Enem e prepare-se para mandar bem no caderno de Linguagens e suas Tecnologias!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 162

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados