5 estratégias para aprender inglês mais rápido

estudante conferindo como estudar inglês mais rápido no computador

A concorrência no mercado de trabalho é muito grande e, por isso, as empresas tornaram-se mais exigentes. Então, é essencial investir em algumas habilidades, pensando no futuro profissional. Uma delas é aprender inglês de uma maneira dinâmica e rápida, com o objetivo de utilizar esse conhecimento nas mais variadas situações do cotidiano.

Além de ser um diferencial no currículo, saber uma segunda língua é importante no momento de ler artigos científicos, acompanhar novas tecnologias e concorrer aos melhores empregos. Por isso, conhecer dicas de como otimizar esse processo de aprendizado é algo que deve ser levado em conta.

Neste post, vamos apresentar 5 estratégias para você aprender inglês em casa de forma prática e fácil. Confira!

Como aprender inglês mais rápido?

1. Leia tudo o que puder em inglês

Dominar a língua inglesa é importante para quem pretende ter sucesso e progredir na carreira. Ser fluente pode ser um fator decisivo para conquistar uma vaga de emprego, pois o conhecimento do idioma aumenta o salário e a empregabilidade no Brasil.

Portanto, vale a pena dedicar um tempo do dia para estudar inglês, não é mesmo? Uma boa dica é ler tudo o que puder em língua inglesa. Esse ato é uma habilidade essencial, já que a leitura situa o indivíduo em vários contextos, como científico, econômico e cultural. No entanto, muitos têm dificuldade em interpretar textos mais profundos ou maiores.

Uma alternativa para melhorar esse quesito é investir na leitura de e-mails, websites, jornais, livros, revistas, artigos, entre outros. Assine páginas de redes sociais ou newsletters com textos e notícias escritos em inglês — de preferência com temas do seu interesse.

Caso você estude Ciências Biológicas, por exemplo, pode optar por artigos sobre zoologia, botânica, anatomia etc. Uma opção é definir uma meta de um texto por dia. Assim que pegar o ritmo, aumente o nível ou a quantidade de cada leitura.

2. Inscreva-se em podcasts ou canais de YouTube em inglês

Você faz o curso de Gastronomia e gosta de acompanhar vídeos de culinária? Ou estuda Engenharia e segue tudo sobre construção? No YouTube ou por meio de podcasts, você pode buscar vários conteúdos em inglês sobre essas áreas.

Importante lembrar: não é necessário entender tudo o que é falado. Nas primeiras vezes, é possível dar o play no canal ou nos melhores podcasts e deixar rolar enquanto faz outras coisas. Lembre-se de que a atenção não precisa estar totalmente focada: a intenção é aumentar o seu contato com a língua.

Na medida em que você melhorar o seu listening, passe a escutar com mais atenção e desafie-se a entender bem. Com isso, será possível perceber que esses meios são excelentes formas de estudar, já que a pronúncia das pessoas é articulada e clara.

3. Faça um intercâmbio no exterior

O processo de aprendizagem pode melhorar bastante se você tiver a oportunidade de fazer um intercâmbio. Assim, essa é uma das principais dicas para aprender inglês. Isso porque, em contato com os nativos, é possível ter a oportunidade de desvendar na prática expressões ou palavras cujo uso parecia mais complexo.

Essa imersão também cria em qualquer pessoa a necessidade de entender o idioma e expressar-se por meio dele. É uma oportunidade de aprender inglês mais rápido, além de desafiar suas habilidades na comunicação, muito importante para quem trabalha com Comércio Exterior, Administração, Marketing etc.

Independentemente de qual for a sua ocupação, você será estimulado a conversar e a entender diálogos, ganhando experiência no mercado internacional.

4. Veja filmes e séries com legenda em inglês

Misturar lazer e aprendizado é uma boa tática para aprender inglês sozinho, já que a nossa disposição para essa ocupação é maior. Nessa situação, você pode assistir a séries e filmes com legendas na língua inglesa.

Assim, é possível descobrir como se escrevem e se pronunciam as palavras de maneira simultânea. Você também consegue ver quais são os vocabulários e as expressões mais adequados para diferentes tipos de situações cotidianas.

Caso você tenha dificuldade para entender a trama e acompanhar a história, assista ao filme legendado em português e depois veja de novo, dessa vez com legenda em inglês. Com o passar do tempo, será fácil assistir sem legenda nenhuma.

5. Estabeleça metas

Como tudo na vida, é importante estabelecer metas no seu aprendizado. Para isso, determine alguns objetivos, como:

  • grave a leitura de um texto curto e compare-a ao longo da semana;
  • escreva um texto sobre determinado assunto e verifique-o 3 vezes durante a semana;
  • aprenda expressões voltadas para uma situação até o fim de semana, como pedir algo em um restaurante, ir a uma consulta médica ou falar de seus gostos pessoais.

Esses são alguns exemplos que poderão ajudar a aprender inglês mais rápido. O mais importante é manter-se focado nesses propósitos.

Como a Anhanguera pode ajudar você?

Como vimos, dominar a língua inglesa é muito importante para quem quer ser um profissional de sucesso e se dar bem no mercado de trabalho. Outro ponto fundamental é escolher uma boa faculdade, que seja reconhecida e poderá dar todo o suporte que você precisa.

Nossos alunos contam com um benefício para prepará-los para o mercado de trabalho: as Trilhas de Carreira, atividades extracurriculares que ajudam no desenvolvimento de habilidades complementares. Algumas delas são Inglês: incrementando o vocabulário e Inglês: finanças pessoais e investimentos. Elas vão ajudar você a aprender inglês mais rápido e de forma prática!

Ao estudar aqui na Anhanguera, você terá ainda um apoio personalizado em cada fase de sua formação. Além disso, o nosso sistema de ensino prepara para o mercado de uma maneira interativa e dinâmica. Com isso, é possível aprender na prática com casos reais da sua profissão.

A faculdade oferece várias modalidades de ensino, elaboradas para atender às necessidades dos estudantes. Na presencial, o aluno frequenta as aulas nas unidades, aproveitando o suporte dos professores e a troca de experiências com a turma.

Na semipresencial, o estudante contará com um ensino autônomo e dinâmico, com atividades e aulas interativas aplicadas em um ambiente digital, indo à unidade 1 vez na semana para atividades práticas. Já no 100% online, o aluno vai ao polo no início do curso para o encontro inaugural e somente 2 vezes por semestre para fazer provas.

Ao fazer a inscrição no vestibular, você encontrará 4 formas de ingresso: vestibular tradicional (que pode ser feito online), nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), transferência externa e parcelamento estudantil.

Viu só como aprender inglês pode ser algo fácil? Com muita dedicação, foco nos estudos e práticas constantes, é possível consolidar o conteúdo e ter uma aprendizagem efetiva — que vai ajudar inclusive durante o seu curso superior.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como estar preparado para o mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.