Como estudar para o Enem sozinho? Veja 9 passos

como estudar para o enem sozinho

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais importantes para o ingresso no ensino superior. Por meio dela, você pode até mesmo ingressar em faculdades particulares, utilizando a nota como substituta para o vestibular tradicional! São muitas opções que visam facilitar a sua vida e ajudar você a realizar o seu grande sonho.

No entanto, para isso, é preciso obter uma boa pontuação nesse exame. E como fazer isso? Como estudar para o Enem sozinho, por exemplo?

New call-to-action

Certamente, esse é um problema bastante comum e que causa dúvidas em muita gente. Para ajudar nessa tarefa, separamos uma série de dicas que poderão auxiliar nesse período e fazer com que a sua conquista esteja muito mais próxima. Vamos lá? Esperamos que goste da leitura!

Conte com um cronograma de estudos

A primeira grande dica que podemos dar para que você possa usar o Enem como uma das formas de ingresso na faculdade é: faça um bom cronograma de estudos. Ele será o seu guia durante todo esse período!

Essa é uma ferramenta indispensável para evitar que você se perca nas disciplinas e que cometa erros graves, como a procrastinação excessiva.

Lembrando que um bom cronograma não é aquele que ocupa todo o seu dia com os estudos, mas que faz uso das horas de maneira eficiente. Falaremos mais sobre isso a seguir!

Organize o seu tempo de maneira inteligente

Quantas horas por dia você tem disponível para estudar? Tenha em mente que não importa se são 2 ou 8. O que é realmente válido é a qualidade do estudo feito nesse período!

É muito melhor estudar pouco, mas de maneira consistente (todos os dias) e eficiente, do que passar longas jornadas sentado com os livros sem absorver qualquer tipo de informação.

Por isso, organize o seu tempo do cronograma de maneira eficiente e leve esse conceito também para o restante de seu dia. Respeite os seus limites! E lembre-se que isso é válido tanto para o Enem digital quanto para o presencial, ok?

Divida bem as matérias

A divisão das matérias também é um ponto primordial para que o seu cronograma de estudos dê certo.

Nada de jogá-las nos dias ao acaso! O primeiro passo é selecionar aquelas em que você tem maior dificuldade e dedicar mais tempo de estudo para elas.

Depois, é hora de selecionar quais serão estudadas em cada dia da semana. Tente organizar os estudos de forma a trazer uma matéria de que você gosta sempre acompanhada de uma que não é tão favorita assim. Equilíbrio é a palavra-chave!

Use bons materiais

A próxima dica diz respeito aos materiais utilizados para os estudos. É fundamental que você acompanhe apostilas de qualidade e videoaulas de professores que saibam o que estão falando. E é possível encontrar bastante material gratuitamente na internet!

A nossa recomendação é o portal Dicas Vestibulares. Nele, você encontra resumos altamente eficientes, questões de provas variadas e muitas informações que farão toda a diferença na hora da sua prova!

Faça simulados e muitas questões

É impossível falar sobre uma boa preparação de estudos para o Enem sem citar a realização de questões e simulados.

Se você vai estudar para o Enem sozinho, essa dica também não pode ficar de fora, ok? É por meio dos erros nas questões que você aprende novos conceitos e revisa aquilo que já foi esquecido.

Os simulados, por sua vez, também ajudam muito na revisão e fazem com que você conheça melhor a prova. No dia do exame, isso será fundamental para ajudar com a organização do tempo e o controle da ansiedade.

Revise o conteúdo frequentemente

Já que falamos sobre a revisão, vamos abordar esse assunto de maneira mais aprofundada! Revisar o conteúdo é essencial para mantê-lo sempre fresquinho em sua cabeça e ajudar na hora da prova.

O modo de fazer revisão é bem particular, mas algumas dicas são: leitura de resumos, utilização de mapas mentais, uso de flashcards, resolução de questões… você escolhe!

O que importa é que esse seja um hábito frequente. Experimente fazer um dia de revisão a cada 15 dias ou, quando muito, todos os meses. Isso de certo ajudará bastante no seu desempenho!

Treine a redação

A redação é componente de um dos cadernos do Enem. Ela vale de 0 a 1.000 pontos e uma boa nota nesse texto poderá revolucionar a sua média final e fazê-lo ingressar no curso de seus sonhos.

As dicas para a redação são: em primeiro lugar, estude a teoria e conheça as competências do exame. Em segundo lugar, treine bastante. Escreva sobre os mais variados temas e arrase!

Ah, não podemos esquecer: é importante também fazer a leitura de textos nota 1.000 de anos anteriores. Uma busca rápida na internet fará com que você encontre muitos exemplos para se inspirar!

Conheça as atualidades

Uma dica pouco difundida, mas que ajuda a conseguir pontos preciosos (e até mesmo a ir melhor na redação!) é: assista ou leia jornais, revistas e portais de notícia. Conhecer as faculdades que aceitam a nota do Enem é muito importante, mas estar atento ao mundo ao seu redor também!

Estar bem-informado é uma técnica infalível para quem vai estudar para o Enem sozinho. Por meio dela, você entra em contato com o mundo. E tenha em mente: a prova cobrará esse tipo de conhecimento.

Além disso, as atualidades auxiliam bastante na hora da redação. Correlacionar o tema com acontecimentos do planeta enriquece o texto e faz com que você agrade à banca corretora.

Veja o seu descanso como uma das prioridades

Uma de nossas últimas dicas é: não exagere, ok? Descansar também é extremamente importante! Não adianta nada saber como usar a nota do Enem e deixar o seu corpo exausto.

Tire um tempo todos os dias para descansar e fazer algo que gosta. Tudo é válido! Passar um tempo nas redes sociais, assistir a um bom filme, ver sua série favorita do momento… não importa.

Esse tipo de tempo para si é essencial para que você possa recarregar as suas energias e descansar a sua mente. Tome muito cuidado com a estafa, que pode gerar desânimo e atraso nos estudos. Valorize sempre o seu próprio esforço!

Agora é com você!

Esperamos que você tenha gostado do artigo e, claro, que ele tenha inspirado a se tornar um estudante mais organizado, empenhado e consciente da importância do descanso nesse período de aprendizado. Com essas dicas, certamente o seu sucesso está muito mais próximo!

Aproveite a visita e faça o download gratuito de um guia incrível para montar o seu cronograma de estudos para estudar para o Enem sozinho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content