O que é EJA e como funciona na prática?

A gente sabe que investir nos estudos é importante para a construção de uma carreira de sucesso e para ter a chance de conquistar um ótimo emprego. Contudo, também sabemos que, infelizmente, muita gente precisa interromper o ensino básico por vários motivos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ipec, 2 milhões de pessoas entre 11 a 19 anos não terminaram a educação básica e deixaram a escola no Brasil. Se você faz parte desse grupo, não se preocupe! É possível obter o diploma de modo rápido por meio da EJA, tornando mais simples a conquista do diploma da educação básica.

Se quer saber o que é EJA e como funciona, continue a leitura!

O que é a EJA e como funciona?

A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é um formato de ensino criado pelo governo federal que passa pelos níveis da educação básica do Brasil. É destinado a idosos, adultos e jovens que precisaram abandonar os estudos ou não tiveram acesso à educação na idade certa e na escola convencional.

A EJA permite que o aluno retorne à sala de aula e conclua os estudos em um tempo menor. Isso possibilita a sua certificação de conclusão para alcançar uma boa oportunidade no mercado de trabalho.

Mas, afinal, como a EJA funciona? De modo geral, a Educação de Jovens e Adultos é oferecida tanto no formato a distância quanto no ensino presencial, com a intenção de democratizar o ensino no Brasil e levar a educação para os mais diferentes níveis sociais.

Há alguns anos, a EJA era conhecida como supletivo. Atualmente, esse programa se divide em duas fases, que abrangem o ensino médio anos e finais do Ensino Fundamental:

  • EJA anos finais do Ensino Fundamental — é dedicada aos estudantes que irão completar 18 anos até o início das aulas e que não conseguiram completar o ensino fundamental, ou seja, do 6.º ao 9.º ano. Nessa etapa, eles são inseridos no processo de ensino-aprendizado, o que leva a novas maneiras de pensar e aprender. Podendo ser concluído em 2 anos;
  • EJA ensino médio — é dedicada ao aluno maior de 18 anos que deseja retomar os estudos a partir do ensino médio. Ao completar o ensino médio, é possível concorrer a uma vaga em uma faculdade. O tempo de conclusão é de aproximadamente 2 anos.

Na EJA é possível estudar à distância, com alguns encontros presenciais. Nos momentos presenciais o aluno vai até o Polo de apoio presencial em que o curso é oferecido, para realizar as atividades propostas pela Escola. Estes momentos, visam contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando ao aluno o desenvolvimento de suas competências e habilidades.

Qual é a principal função da EJA?

Agora, você vai conhecer as principais funções da EJA. Confira!

Preparar o jovem para o mercado de trabalho

Uma das funções da EJA é preparar o jovem para o mercado de trabalho, já que essas pessoas têm oportunidades maiores de conseguir um emprego. Portanto, neste programa você irá contar com nosso apoio para incentivá-lo a não abandonar os estudos 😊

Oferecer oportunidades de estudo

A EJA também proporciona novas oportunidades de trabalho e estudo aos alunos. A iniciativa possibilita que eles estejam prontos para conquistar oportunidades que podem mudar suas vidas.

Logo, cursar o ensino médio e fundamental é um modo de abraçar as oportunidades que vão surgir no futuro. Isso porque vários conhecimentos se abrem, o que desperta novas paixões, desejos e interesses.

Talvez você volte a estudar somente para retornar um sonho antigo. Ou seja, mesmo por conta de uma vaga específica. Mas o que ocorre é que, de repente, é possível descobrir uma grande afinidade com uma área do conhecimento e se interessar por aprender sobre ela, como profissão. 😉

Quais os benefícios da EJA?

Infelizmente, muita gente acredita que há uma idade certa para voltar a estudar e acaba perdendo a chance de trilhar um caminho de sucesso. A EJA é um bom modo de concluir uma etapa fundamental da vida, o que possibilita que as portas se abram para boas oportunidades, como ingressar em um curso superior.

Outra vantagem é que se trata de um método rápido para retomar os estudos. Frequentar a escola por cerca de 1 ano para concluir uma série, não é algo possível para a realidade de boa parte dos estudantes que frequentam o ensino convencional. Na EJA cada série tem a duração de 6 meses, dessa forma você consegue alcançar o certificado com metade do tempo exigido no estudo convencional.

Como se inscrever?

Para fazer a matrícula na EJA, é importante apresentar alguns documentos. Veja quais são eles:

  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certidão de casamento ou de nascimento do aluno;
  • RG do aluno;
  • Histórico escolar da última série cursada; 
  • Caso sua série seja do Ensino Médio, precisamos do histórico escolar de conclusão do ensino fundamental e histórico escolar da última série do ensino médio. 

Com toda essa documentação organizada, já é possível providenciar essa fase tão essencial na sua qualificação e preparação para o mercado de trabalho. Lembre-se de que os estudos abrem portas para várias oportunidades, desde bons empregos até alternativas de especializações, graduações e assim por diante.

Invista nos estudos!

Agora que já entendeu o que é EJA, saiba que esse programa é muito importante para incentivar os jovens e adultos que deixaram de frequentar a escola a voltarem a estudar. Por isso, não perca tempo e invista no seu aprendizado! Com isso, você poderá concluir o ensino médio e ingressar no curso superior dos sonhos!

Gostou de saber o que é EJA e quer investir no seu futuro? Então, inscreva-se na EJA da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 114

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados