Profissional de Marketing: o que faz e o que é preciso para se destacar?

profissional de marketing

Por muito tempo, o profissional de Marketing era visto apenas como um vendedor de serviços e de produtos. Mas com os avanços tecnológicos e as mudanças nessa área, essa carreira tornou-se o sonho de consumo de muitos estudantes.

Se você está em dúvida se deve ou não estudar Marketing, chegou a hora de descobrir tudo sobre essa profissão! Confira!

O que faz um profissional de Marketing?

O profissional de Marketing é o responsável por várias atividades que resultam em melhorias no posicionamento de marca, no aumento de lucro e no melhor relacionamento com os clientes, já que todas as estratégias que fazem parte de um modelo de negócios impactam esses resultados.

Além disso, com a tendência de crescimento do Marketing Digital em 2020, os profissionais dessa área também podem realizar funções que envolvem desde a pesquisa de conteúdo que deve ser publicado nas mídias online até a análise do engajamento do público-alvo. Sendo assim, se você está em busca de uma profissão com muito potencial para crescer, está no caminho certo!

Em quais áreas pode atuar o profissional de Marketing?

Não tem jeito: todas as empresas precisam de Marketing, sejam elas privadas, sejam elas públicas, visto que os passos necessários para conquistar novos consumidores e aumentar o faturamento de uma organização dependem de ações feitas por profissionais dessa área. Dessa forma, é possível encontrar oportunidades em negócios locais, trabalhar em startups e até abrir sua própria empresa.

Quer conhecer um pouco melhor as principais possibilidades de atuação? Temos uma boa notícia: separamos aqui algumas opções das quais você pode gostar!

Eventos

Por trás de todo bom evento, sempre há uma equipe dedicada a fazer tudo funcionar corretamente, desde a iluminação até as atrações que estarão presentes. Na maioria das vezes, os organizadores do evento não são apenas pessoas formadas nessa área: jornalistas, publicitários e profissionais de Marketing também fazem parte do time responsável por proporcionar a melhor experiência aos convidados e às empresas envolvidas.

Além disso, o Marketing de eventos também é importante para que sejam analisadas as ações desenvolvidas no evento e entender quais delas trouxeram mais benefícios para a empresa.

Marketing para e-commerce

Já reparou que muitas empresas existem apenas na internet? Não dá para negar: o fenômeno das lojas virtuais chegou ao Brasil e, para que ele se mantenha ao longo dos próximos anos, é extremamente necessário contar com um profissional de Marketing. Ele deve estar sempre atento aos fatores que interferem diretamente nas compras realizadas pelos clientes — que vão desde a disposição dos produtos na página inicial até as promoções em datas comemorativas.

Por isso, se você tem perfil analítico e tem criatividade para pensar em inovações, recursos e estratégias com o objetivo de fazer uma loja online se tornar referência para os consumidores, saiba que já tem pontos garantidos se quiser atuar como gestor de Marketing em e-commerce.

Está gostando deste assunto? Que tal ouvir uma entrevista com um especialista da área? Confira abaixo!

Mídias sociais

Foi-se o tempo em que toda a estratégia de divulgação de uma grande empresa era pautada apenas na propaganda feita na televisão e em meios de comunicação tradicionais. O mundo digital tem se mostrado um grande aliado para o aceleramento de resultados para empreendedores e empresários graças à presença nas redes sociais.

Porém, manter uma página no Facebook, um perfil no Instagram ou um canal no YouTube atualizados é algo que depende de várias tarefas que podem ser feitas por quem entende de Marketing.

Entre elas estão realizar pesquisas para definir o público-alvo, analisar as métricas e as estatísticas das redes, fazer o planejamento de conteúdo de acordo com o que a marca pretende transmitir, gerenciar as redes sociais — atividades que garantem um melhor posicionamento online.

Trade marketing

Para que uma empresa tenha sucesso nas vendas de produtos ou de serviços prestados por ela, é preciso entender os hábitos dos consumidores, analisar suas preferências e definir uma estratégia para que as metas financeiras e de crescimento empresarial sejam alcançadas. Entretanto, isso tudo só acontece quando um profissional atua no trade marketing da organização!

Considerando que todas as empresas querem se destacar em relação às outras do mesmo nicho, elas buscam pessoas cada vez mais qualificadas para essa função. Portanto, busque uma formação de qualidade desde o início da sua jornada: independentemente de querer se tornar tecnólogo ou de cursar Marketing EAD, estude em uma instituição reconhecida pelo MEC e pelo mercado de trabalho, ok?

Propaganda

Mesmo com o impacto da publicidade digital, a propaganda tradicional ainda é utilizada por muitas empresas. Entretanto, antes de criar uma campanha e distribui-la em canais de televisão, banners e anúncios em revistas, é preciso elaborar cada passo da estratégia de Marketing que será utilizada.

Especificar o público, definir a linguagem, saber quais são os objetivos que a empresa pretende alcançar com aquela ação, determinar o período de circulação e os veículos que serão utilizados fazem parte da lista de atividades.

Por ter todas essas habilidades e conhecimentos em sua formação, um profissional de Marketing é a pessoa ideal para cuidar de todos esses detalhes ou liderar uma equipe que cumpra cada uma dessas tarefas essenciais para o sucesso da organização.

Consultoria de Marketing

Está pensando em empreender? Então, a consultoria de Marketing pode ser um dos melhores caminhos para você! Hoje em dia, muitas empresas iniciantes ainda não têm uma equipe responsável pelas ações de Marketing. Por isso, buscam profissionais que possam orientá-las para que conquistem bons resultados e estabilidade no setor em que estão inseridas.

Caso decida se tornar um consultor de Marketing, você analisará as ações feitas por esses negócios e indicará melhorias que podem ser feitas em curto, médio e longo prazos. E se compartilhar conhecimentos realmente for o seu forte, uma alternativa é ministrar palestras e realizar workshops para empresários iniciantes que precisam das noções básicas para um Marketing efetivo.

Como se destacar na área de Marketing?

Por ser uma área que está em constante crescimento, estudar em uma boa faculdade é um dos primeiros requisitos para conseguir as melhores vagas de emprego e estágio.

Por isso, na hora de escolher uma instituição de ensino, vale a pena optar por aquela que tenha um corpo docente formado por professores bem qualificados e que tenha em sua grade curricular as disciplinas mais adequadas para as demandas atuais do marketing!

Além disso, para tornar seu currículo ainda mais atraente e se destacar em meio aos outros profissionais, é importante que você esteja atento às tendências do mercado e especialize-se em segmentos mais específicos.

Uma boa forma de fazer isso é fazendo o curso de Marketing Digital da Anhanguera. Como comentamos, trata-se de uma das áreas do Marketing que mais precisam de pessoas capacitadas. Afinal, a atração de clientes e a divulgação de produtos na internet se tornaram essenciais para as empresas.

E quer saber qual o melhor de tudo isso? Fazendo a formação em Marketing Digital EAD na Anhanguera, você pode estudar nos melhores horários para você, sem comprometer sua rotina, e vai ter todo o conhecimento necessário para entrar nesse ramo de atuação.

Então, se você está pensando em seguir essa carreira, entre em contato conosco e saiba como você já pode dar o primeiro passo nessa jornada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 68

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados