O que é DBM? Entenda o conceito de Database Marketing!

curso de marketing digital

Com o crescimento das mídias patrocinadas e das redes sociais, conseguir a atração dos clientes e leads se tornou um grande desafio. Nesse sentido, é importante apostar em ferramentas para que as ações de uma empresa sejam consistentes, assertivas e de alto impacto. Mas você sabe o que é DBM?

O Database Marketing é uma estratégia essencial para garantir um plano mais eficaz e o crescimento do negócio. Bora entender um pouco mais sobre o conceito e qual a sua importância para as empresas?

O que é DBM (Database Marketing)?

O DBM (Database Marketing) é uma estratégia de coleta de dados que ajuda a filtrar e a extrair todas as informações referentes aos consumidores, como comportamentos, preferências e características. Tudo isso tem um único objetivo: gerar dados precisos e que possam fornecer o maior número de informações para tornar as estratégias mais eficazes.

Por meio do uso de conceitos do Big Data, o DBM possibilita que as empresas otimizem seus investimentos, pois as possibilidades de desperdiçar dinheiro em campanhas sem retorno se tornam menores.

Para que ele serve?

A integração do DBM com várias fontes de informação ajudam a segmentar, marcar e coletar informações estratégicas de clientes, prospects e leads. Além disso, serve para manter atualizado alguns dados importantes que fornecem insumos suficientes para a condução de campanhas publicitárias, de marketing e de mídia.

Veja um exemplo. Imagine que um fabricante de roupas tenha uma rede de lojas franqueadas. Para conseguir produzir e administrar os produtos, ele utiliza um software de gestão. Para vender os produtos, realiza ações de marketing em mídias sociais e pontos de venda.

Todos esses processos necessitam de gestão, controle e captação de informações e dados. Assim, um Database Marketing estruturado e integrado serve para dar sustentação automática na organização das informações de todas as atividades.

Quais os tipos de ações feitas com o DBM?

Nesse ponto, você deve estar curioso para saber como aplicar ações por meio do Database Marketing, não é mesmo? Veja algumas delas para colocar em prática!

Qualificação de leads

O processo de qualificação se inicia com um conhecimento profundo sobre esse lead e as personas da empresa. Por meio dos dados gerados pelo DBM, é possível fazer segmentações e criar campanhas de nutrição.

Promoções sazonais

A análise de dados também possibilita a criação de campanhas específicas para uma necessidade de momento.

Campanhas de mídia paga

Campanhas de Ads devem ser bem direcionadas para não haver desperdício de venda. Conhecer não apenas as características demográficas, mas também comportamentos e interesses pode ser a diferença entre conseguir ou não um resultado satisfatório com as campanhas de mídia paga.

Inicie sua carreira na Anhanguera!

YouTube video

Se você se interessou por esse tipo de estratégia e deseja se aprofundar mais no assunto, saiba que a graduação em Marketing Digital pode ajudar você. Isso mesmo! Ao fazer um curso superior na área, o estudante aprenderá em detalhes sobre como alavancar as vendas do negócio.

Para isso, é possível estudar na Anhanguera, uma instituição de ensino qualificada e preparada para oferecer um ensino de excelência aos alunos. Aqui, você pode cursar  Marketing Digital EAD e semipresencial, opções ideais para quem não consegue frequentar a faculdade todos os dias.

Além disso, temos formas de ingresso facilitadas, infraestrutura de ponta, preço da faculdade de Marketing acessível e grade curricular atualizada de maneira constante!

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é DBM, o próximo passo é investir na formação superior para aprofundar os conhecimentos no assunto. Para isso, estude na Anhanguera e saia capacitado para o mercado de trabalho!

Gostou de conhecer o conceito de DBM e quer fazer o curso de Marketing na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.