O que é endomarketing? Entenda e saiba como atuar nessa área!

profissionais de gestão hospitalar ou recursos humanos no escritório

A formação em marketing digital é cada vez mais valorizada nas empresas, pois é um setor com alta demanda por profissionais especializados. Há muitos segmentos nos quais você pode se aprofundar para conseguir ainda mais destaque em sua carreira. Por exemplo, você já sabe o que é endomarketing?

Assim como acontece em várias áreas do marketing, esse é um segmento que lida com um público bem mais específico. Portanto, além de se dedicar à sua formação, para ter sucesso no setor, você deve aproveitar todas as oportunidades para se especializar e aplicar seu conhecimento na prática.

Quer saber se é esse o seu caminho? Então, acompanhe e entenda o que é endomarketing, sua importância e como atuar na área.

O que é endomarketing?

Também chamado de “marketing interno”, o endomarketing é o trabalho de divulgação e construção de imagem da empresa, mas voltado para o seu público interno. Em vez de focar em um público consumidor para o qual pretende vender seus produtos, você foca na forma como os colaboradores atuam no dia a dia e no seu envolvimento com a marca.

Ações de endomarketing têm como principal objetivo fortalecer a relação entre o negócio e suas equipes. Assim, é possível fidelizar colaboradores de alto valor, atrair mais talentos para sua empresa e elevar seu desempenho.

É uma área que cresceu bastante com a internet, pois é necessário administrar equipes maiores e, em muitos casos, que trabalham remotamente. Isso se reflete na valorização da posição e da formação, com um melhor salário em marketing digital hoje em dia.

Qual é a importância para as empresas?

Já faz um bom tempo que os negócios observam não apenas a opinião do público, mas, principalmente, o pensamento de seus próprios colaboradores. Veja, aqui, alguns dos principais benefícios proporcionados pelo trabalho de endomarketing.

Fortalece a cultura organizacional

Chamamos de cultura organizacional o conjunto de práticas e valores reforçados dentro de um negócio. Isso diz respeito tanto ao perfil de pessoa mais procurado entre os colaboradores quanto aos comportamentos que você espera da sua equipe como um todo.

Uma das tarefas do profissional de endomarketing é consolidar a cultura organizacional de um negócio. Entender profundamente quais são esses valores, qual é o seu impacto no dia a dia da empresa e como eles podem ser reforçados ou modificados para atingir outras metas dentro do negócio.

Promove o engajamento de equipe

O nível de engajamento dos colaboradores é um bom termômetro para o sucesso do trabalho de endomarketing. 

Profissionais envolvidos com a empresa e seus processos tendem a apresentar maior produtividade no dia a dia, melhor relacionamento com seus colegas e mais chances de continuar na empresa, criando valor e entregando um serviço de qualidade aos clientes.

Para alcançar essa meta, um profissional de endomarketing se utiliza de diversas técnicas e ferramentas. Pode organizar reuniões entre os colaboradores para incentivar sua interação, promover o diálogo com a gestão, identificar problemas de organização que atrapalham o desempenho da equipe, elaborar campanhas para incentivar a participação no dia a dia, entre outros pontos.

Melhora a qualidade da comunicação interna

A boa comunicação é um componente indispensável para o melhor desempenho interno da empresa e para boa convivência. O negócio deve fornecer ferramentas adequadas para a comunicação nas equipes, seja na forma de canais internos, espaços de descompressão ou contatos. 

ambém é ideal oferecer treinamento de comunicação não-agressiva e assertiva, para evitar problemas relacionais entre os colaboradores.

Os profissionais de endomarketing atuam na promoção de campanhas, palestras e na criação de materiais que ajudam a melhorar a comunicação interna da empresa. Sempre trabalhando em conjunto com outras áreas relevantes para essa tarefa, principalmente na parte de tecnologia da informação, algo mais comum hoje, com o crescimento do trabalho remoto.

Contribui para o melhor clima organizacional

O clima organizacional é um conjunto de fatores concretos e abstratos que influenciam a qualidade de vida dos colaboradores, no seu engajamento com o trabalho e nas relações interpessoais. 

Um clima organizacional positivo, que promove a interação saudável entre funcionários, e evita o desgaste físico e mental da equipe, tem um efeito positivo na reputação da empresa e no seu desempenho.

O endomarketing também atua para criar o clima organizacional ideal para a companhia. Em primeiro lugar, isso envolve identificar pontos da empresa que possam ser nocivos a essas relações, como práticas abusivas, falta de organização por parte da gestão, excesso de demandas, entre outros aspectos. A partir disso, é possível fazer correções que melhorem a qualidade de vida da equipe.

Também é trabalho desse profissional definir e implementar ações que promovam ativamente o bem-estar da equipe, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. Zelar pela saúde dos colaboradores e pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional também traz retorno para a própria empresa.

Como trabalhar com endomarketing?

Se você quer atuar com endomarketing, o primeiro passo é fazer um curso voltado para a área de marketing, especialmente marketing digital. Essa formação dá todo o conhecimento que precisa para analisar a empresa e apontar quais ações precisam ser tomadas para melhorar o engajamento da equipe.

O valor da faculdade de marketing também está em sua amplitude. Depois de se formar, você não se restringe a trabalhar apenas no segmento de endomarketing. Desde que você continue se especializando, buscando novas experiências e formações complementares, pode aplicar seu conhecimento em vários outros departamentos, já que todas essas áreas dialogam entre si.

O investimento necessário para a formação e o tempo de duração vão depender da região e do tipo de curso escolhido. Também existem opções em modalidade EAD ou semipresencial, as quais apresentam menor custo e maior conveniência, caso você precise de flexibilidade para concluir o curso.

Veja as áreas do Marketing Digital!

Conheça a Anhanguera e venha fazer seu curso de marketing digital conosco!

Entender o que é endomarketing dá mais uma opção na hora de seguir sua carreira. Ao planejar sua formação, você já pode levar em conta esse segmento como a sua meta. Tudo que resta é fazer a faculdade certa.

Não perca mais tempo! Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e faça a melhor faculdade para você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados