Por que escolher Direito? Listamos 8 motivos

por que escolher direito

Chegou a hora de investir em um curso superior, e você ainda está com dúvidas. Isso é comum de acontecer, já que há muitas opções de graduação, não é mesmo? Se enquanto reflete sobre o assunto surge a pergunta: “Por que escolher Direito?”, você está no post certo!

Primeiramente, essa é uma das opções mais cobiçadas, sobretudo por pessoas que buscam estabilidade, já que há um número considerável de vagas em concursos para o bacharel da área. 

Além disso, há outros motivos que levam alguém a se identificar com o curso de Direito. Muitos deles são comportamentais, relacionados à personalidade, como boa oratória, persuasão e empatia — características que podem ser adquiridas e aprimoradas durante a faculdade. Outros têm a ver com o mercado de trabalho e as perspectivas da profissão

Quer saber mais detalhes de por que o curso de Direito é um dos mais cobiçados? Continue com a gente e descubra em detalhes 8 motivos para fazer Direito. Boa leitura!

1. Diversas opções para atuação

A atuação do bacharel em Direito é bem ampla, podendo atuar como advogado, docente em faculdades, concorrer a cargos públicos, entre outros. Na advocacia, é necessário ter a aprovação na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), prova realizada no último período ou após a conclusão do curso.

As opções para atuação também abrangem diferentes modalidades. Confira algumas delas:

  • Direito Civil: área ampla em que você pode auxiliar questões familiares, por exemplo;
  • Direito Penal: área tradicional que está relacionada com a defesa ou acusação de pessoas físicas ou jurídicas;
  • Direito Trabalhista: atua na defesa, dentro da lei, de trabalhadores e/ou empresas que se sentem lesados de alguma forma.

Outras áreas são: Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito da Tecnologia da Informação etc.

2. Possibilidade de atuar como profissional liberal

Uma das características essenciais de atuação no Direito é a autonomia. Às vezes, o advogado não quer estar ligado a grandes escritórios e opta por prestar serviços como profissional liberal. Assim, ele escolhe sua gama de clientes e atende às demandas de um certo grupo, podendo ser local, regional, nacional e até mesmo internacional.

3. Conhecimento das leis

A admiração que muitas pessoas têm pelo profissional de Direito tem a ver com seu amplo conhecimento das leis. Isso é possível graças ao aporte teórico apresentado na faculdade. Aqui na Anhanguera, estamos sempre atentos às necessidades atuais da sociedade, preparando nossos estudantes para atendê-las com eficiência.

4. Amplo mercado de trabalho

Essa amplitude de áreas de atuação culmina em um amplo mercado de trabalho. Além de profissional liberal, existem oportunidades em grupos de advogados e em escritórios especializados nos quais você pode colaborar como sócio, empregado ou fazendo trabalhos esporádicos.

Ainda para a graduação, nós da Anhanguera firmamos uma parceria com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade no qual você encontra vagas exclusivas de estágio e de emprego nas melhores organizações do país. 

5. Defesa da Justiça

Uma das características de quem acredita ter o perfil profissional para cursar Direito é a vontade de defender os bens do outro, sejam físicos, sejam morais. Com isso, ao buscar pela Justiça em diferentes casos, a pessoa se satisfaz profissionalmente, assim como no âmbito pessoal.

6. Concursos públicos

A área pública tem um forte atrativo para os bacharéis em Direito. Além da estabilidade, os salários são bons, e as vagas costumam ser amplas, indo desde a carreira policial até a magistratura. Confira mais das principais delas:

  • Carreira Policial: as vagas para delegado exigem a graduação em Direito;
  • Defensoria Pública: defesa de cidadãos que não têm recursos para bancar o andamento do processo;
  • Ministério Público: onde atuam os promotores de Justiça;
  • Magistratura: carreira de juiz tanto federal quanto estadual.

7. Salários atrativos

Os advogados costumam ter uma vida financeira tranquila. A média salarial para a profissão depende muito da área, vejamos algumas:

Esses valores podem aumentar de acordo com o tempo, com a aquisição de experiência e de novos clientes, no caso dos autônomos. 

Quando você escolhe a Anhanguera para cursar Direito, já fica sabendo tudo sobre Direito e ainda conta com a colaboração de professores atuantes na área, trocando experiências quanto ao dia a dia da profissão. Assim, também fica por dentro do que é preciso para entrar no mercado de trabalho.

8. Melhor entendimento sobre a sociedade

Assim como acontece na busca contínua pela Justiça, com os conhecimentos adquiridos na faculdade de Direito, você vai compreender melhor como funciona a sociedade — principalmente, na perspectiva das leis.

Ao aliar as questões pessoais com as profissionais, o bacharel em Direito possibilita que a legislação seja aplicada de forma efetiva e a harmonia prevaleça em todos os âmbitos sociais.

Mais uma vez, achamos válido reforçar que as matérias da faculdade de Direito vão preparar o estudante para conquistar todas essas vagas. Durante a graduação, ao conhecer mais sobre cada uma delas, é possível entender melhor a carreira em Direito que você poderá seguir com sucesso, ou seja, aquela com a qual você tem mais afinidade e na qual realmente gostaria de trabalhar.

São inúmeras as respostas para a pergunta deste post. Como vimos, podemos encontrar, entre elas:

  • amplitude de atuação;
  • autonomia;
  • entendimento das legislações vigentes;
  • oportunidades variadas no mercado de trabalho;
  • trabalhar pela e com a Justiça;
  • vagas em concursos públicos;
  • boa média salarial;
  • compreender o funcionamento da sociedade pelo viés das leis.

Considerando todas as vantagens que a faculdade de Direito pode proporcionar, é importante reforçarmos a grande busca pelo profissional no mercado. Apesar de ser uma das áreas mais concorridas, existe uma demanda que atende bem a esse setor.

Escolha a melhor faculdade, faça Anhanguera!

Não é apenas um curso superior no currículo quando você sabe a importância da escolha de uma faculdade de qualidade. Por isso, nós, da Anhanguera, buscamos garantir a melhor infraestrutura física, já que o curso de Direito é ofertado na modalidade de ensino presencial.

Agora que você já tem a resposta da pergunta, “por que escolher Direito”, que tal começar o seu curso? Inscreva-se aqui na Anhanguera!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.