6 características essenciais para um estudante de Direito

estudante de direito

O curso de Direito está entre os que mais chamam a atenção dos jovens –– e não somente pelos salários atrativos no mercado, que costumam estar na média de R$ 4.467,60* para advogados. As áreas de atuação para esse profissional são vastas e bem interessantes, principalmente as relacionadas com tecnologia e inovação.

Mas já parou para pensar se você tem as características de um estudante de graduação em Direito? Será que essa é mesmo a carreira ideal para o seu perfil? Para responder a essas e outras dúvidas, listamos as principais habilidades esperadas desse futuro profissional.

Confira se você tem o necessário para seguir na carreira!

Inteligência emocional

Durante muitas ocasiões na vida do estudante de Direito, seu emocional será testado. Para trabalhar todas as características que vamos citar daqui em diante, é preciso ter o controle das emoções para não se exaltar e perder a razão. Seja em debates na faculdade, seja em uma audiência, essa é uma habilidade que não pode faltar ao profissional.

A inteligência emocional não significa esconder emoções, mas saber lidar com elas da melhor forma –– e não somente as próprias. O Direito é uma profissão que trabalha diretamente com pessoas: clientes, colegas de escritório, membros de um julgamento e assim por diante. Por aí, já é possível entender essa necessidade de bom relacionamento.

Boa oratória

Se você já viu algumas séries de Direito, deve ter reparado que o profissional é retratado sempre como um bom orador. É a pessoa que se torna o centro das atenções e convence até o mais cético com suas palavras. A ideia é que o estudante seja essa pessoa, mesmo antes de pegar o diploma em mãos.

A oratória tem tudo a ver com o poder de argumentação –– basicamente, uma das ferramentas que advogados, promotores, juízes, entre outros cargos para o profissional, usam em seu dia a dia. Não se trata somente de falar com objetividade e clareza: é preciso conhecer o público para o qual se direciona a palavra.

Com as técnicas certas, o estudante vai conseguir prender a atenção das pessoas e cativá-las para que acreditem em seus argumentos.

Hábito de leitura e pesquisa

A carreira em Direito requer a compreensão de diversos segmentos da sociedade. O estudante precisa aprender sobre Direitos Humanos, relações interpessoais, ética e, principalmente, leis. Para dominar esses assuntos e ampliar seu repertório, as leituras e pesquisas não podem parar.

Em geral, livros e artigos de Direito são densos e grandes. Por isso, o hábito de leitura e foco na atividade são bons aliados desse estudante. É preciso dominar essa arte para não desanimar diante do aprendizado e criar uma mentalidade de automotivação. Desenvolver gosto pela pesquisa pode ajudar bastante.

Esse futuro profissional deve manter a curiosidade e não se conformar somente com um lado da história. O espírito investigativo é essencial para que você descubra os melhores argumentos e, assim, consiga potencializar o seu poder de persuasão.

Lidar com pressão

O poder de persuasão depende muito da inteligência emocional e, consequentemente, saber lidar com a pressão. Muitos fatores vão exigir demais desse estudante, que precisa manter seu foco para entregar uma atuação estratégica sempre. Se deixar vencer pelos desafios não combina com o perfil do profissional de Direito.

A competitividade é inevitável em muitos casos, principalmente pela atuação desse profissional depender disso. Mas o estudante não deve se deixar pressionar a ponto de faltar com respeito ou ser arrogante com colegas (ou qualquer pessoa de seu convívio).

Essa característica é essencial também se você deseja passar em um concurso de Direito. Como as vagas oferecem benefícios muito atrativos para os candidatos, a concorrência costuma ser acirrada –– e qualquer erro na prova é decisivo.

Capacidade de escrita

Nem só da fala vive o estudante. Em alguns momentos na faculdade de Direito, na prova da OAB (Ordem dos Advogados) e até na profissão, será necessário elaborar peças, relatórios, e-mails, artigos e outros conteúdos. Por isso, saber transformar ideias e pontos de vista em palavras é essencial. Cuidado com a gramática e a fluidez dos textos deve entrar na lista de prioridades durante essa prática.

O vocabulário jurídico é bem amplo e pede uma dedicação especial para seu aprendizado. O estudante que investe nesse conhecimento tem um diferencial competitivo no mercado.

Formação de networking

Como vimos, o estudante de Direito costuma ter sede pelo aprendizado constante. Nada melhor para esse objetivo do que trocar experiências com futuros colegas da área, não acha? O networking também é um investimento na carreira, tendo em vista que colabora para a conquista de indicações para empregos, por exemplo.

Até durante a faculdade, a prática de cultivar a rede de contatos é válida. Com ela, é possível começar a construir sua imagem profissional e, quem sabe, tornar-se referência em algum segmento do Direito. Também dá para conhecer melhor os professores e entrar para um projeto de iniciação científica do seu interesse. As oportunidades são diversas.

Se vendo essas características você acha que não tem o perfil do estudante de Direito, calma! O mais importante é saber se tratar de recursos que otimizam a sua atuação e oferecem aquele diferencial competitivo que todo profissional procura. A boa notícia é que dá para desenvolvê-las durante a faculdade, quando você escolhe uma instituição de excelência.

Por isso, venha para a Anhanguera. Além de um ensino completo, com infraestrutura moderna e professores altamente qualificados, temos benefícios exclusivos para sua formação acadêmica:

Conte com a Anhanguera!

Agora que você já sabe quais são as características do estudante de Direito e que é possível desenvolvê-las na graduação, faça uma escolha certeira. Estudar na Anhanguera é garantia de qualidade na formação e de todo o apoio de que você precisa para se desenvolver na área. Está esperando o que para garantir a sua vaga?

Aproveite a visita e faça a inscrição no vestibular!

*CAGED, valor sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.