O que significa anamnese na Educação Física?

anamnese educação física

Temos visto que a preocupação com a saúde se tornou mais evidente nas últimas décadas. As pessoas estão buscando profissionais que podem contribuir para a melhora no bem-estar, na autoestima e na qualidade de vida. Isso inclui médicos, psicólogos, esteticistas e educadores físicos. Diante disso, trouxemos a seguinte questão: você sabe o que significa anamnese da Educação Física

Se você veio até este post é porque tem interesse na área de Educação Física, certo? Saiba que essa é uma ótima opção de curso superior, em razão das amplas possibilidades de atuação. Isso porque os profissionais com essa formação podem trabalhar em escolas, academias, clubes, diversas modalidades desportivas e até em empresas, com ginástica laboral. 

Confira as informações que reunimos neste post e entenda o que é anamnese na Educação Física, além de outras questões relacionadas à faculdade e ao exercício dessa profissão!  

O que é anamnese? 

Anamnese é um termo proveniente da palavra anamnésis, de origem grega, que significa lembrança. Portanto, as técnicas de anamnese são aplicadas pelos profissionais para fazer com que seus pacientes ou clientes se recordem e informem dados sobre si, como história clínica e hábitos de vida. 

Esse termo é muito utilizado no contexto médico. Você deve se lembrar, por exemplo, de alguma ocasião em que foi a uma consulta médica e o especialista fez uma série de perguntas, não é mesmo? Então, isso é importante para investigar os sintomas de determinada condição clínica, a fim de dar base à hipótese diagnóstica. 

No contexto clínico, as informações colhidas com a anamnese são aliadas aos resultados de exames complementares para fechar a avaliação, assim como para identificar as causas do problema e os fatores mantenedores. 

Entretanto, essa técnica de investigação não é aplicada somente no contexto médico. Profissionais de outras áreas também estruturam perguntas para realizar a anamnese como ponto de partida para a definição dos métodos de intervenção. Sendo assim, é uma prática comum nas profissões de Psicologia, Odontologia, Educação Física, e outras. 

O que significa anamnese na Educação Física?  

Se o seu objetivo é ser educador físico, saiba que, assim como nas demais profissões da área da saúde, a anamnese na Educação Física é uma ferramenta essencial para conhecer melhor seus alunos e iniciar a prescrição de exercícios com segurança. 

As perguntas estruturadas possibilitam que você saiba mais sobre as condições clínicas do aluno, histórico de atividades e esportes realizados, nível de intensidade dos treinos, histórico de lesões, etc. Tudo isso baseia uma experiência positiva, com parceria e alcance de metas, sem impor riscos à saúde dos alunos. 

A anamnese é um dos pilares da avaliação física, etapa necessária para iniciar um programa de exercícios ou um esporte. A partir disso, você poderá reunir elementos para definir o tipo de atividade, a frequência, a carga horária diária, entre outras questões. 

Dessa forma, a anamnese em Educação Física permite analisar fatores de risco para doenças coronárias, assim como sinais e sintomas de problemas cardiovasculares e pulmonares. As condições ósseas, musculares e articulares também são avaliadas, tendo em vista o impacto e a exigência de força de muitos tipos de exercícios. 

Em complemento à anamnese, você poderá utilizar outros recursos para compor uma avaliação física completa, como medidas antropométricas, avaliação postural e testes neuromotores. Além disso, um médico poderá ser consultado para realização de exames laboratoriais, avaliação cardiorrespiratória e metabólica. 

Como profissional de Educação Física, você deve estar devidamente capacitado para realizar uma avaliação aprofundada de seus alunos, tendo conhecimento das indicações e contraindicações. Isso porque uma prescrição errada pode agravar um problema de saúde, como lesões ou doenças crônicas, além de desfavorecer o alcance das metas. 

Como essa avaliação é feita na prática?  

A anamnese é feita em estilo de entrevista, contendo perguntas pontuais sobre as condições de saúde do aluno. O questionário deve objetivar o levantamento de informações a respeito das atividades de vida diária, histórico médico, hábitos relacionados à saúde e objetivos que tem em relação à prática dos exercícios físicos. 

Veja alguns exemplos de questões que precisam ser averiguadas nessa avaliação ?: 

  • rotina de trabalho, se exige movimentação ou passa a maior parte do tempo sentado; 
  • prática atual ou anterior de atividade física regularmente, com qual frequência; 
  • problemas crônicos de saúde — pressão alta, diabete, artrite, enfisema, anemia, doença renal ou outros; 
  • histórico de cirurgias ou de lesão osteoarticular; 
  • histórico médico familiar de cardiopatia antes dos 50 anos; 
  • uso controlado de medicação, e qual; 
  • hábitos como tabagismo ?e uso excessivo de bebidas alcoólicas ?; 
  • rotina de sono e de alimentação ?; 
  • objetivos com relação à prática de exercícios — emagrecimento, condicionamento físico, fortalecimento ?e definição muscular, lazer, convívio social, melhora de dores ou outros fins terapêuticos. 

Como a teoria e a prática são vistas na faculdade? 

Na faculdade de Educação Física, você terá contato com muito conteúdo teórico, mas também vai aprender, na prática, muitas modalidades de atividades físicas e desportivas para se formar como um profissional completo. 

Aqui na Anhanguera, nos preocupamos com a formação abrangente de nossos alunos. Por isso, temos uma grade curricular que aborda toda a teoria e a prática que você precisa para se capacitar. Alguns exemplos de disciplinas com bagagem mais teórica são estes: 

  • Anatomofisiologia do Aparelho Neurolocomotor; 
  • Anatomofisiologia do Corpo Humano; 
  • Aprendizagem Motora e Psicomotricidade; 
  • Bioquímica Aplicada à Saúde; 
  • Cinesiologia e Biomecânica; 
  • Crescimento e Desenvolvimento Humano; 
  • Fisiologia do Exercício e Bases Nutricionais; 
  • Psicologia do Esporte e do Exercício. 

Quanto aos conhecimentos práticos, pode ter a certeza de que isso não faltará, mesmo que você opte pelo curso de Educação Física EAD. Na modalidade híbrida ou semipresencial, você poderá comparecer à instituição de ensino para ter acesso aos laboratórios e realizar as atividades práticas necessárias para sua formação. 

YouTube video

Sua carreira só depende de você! 

Neste post, você viu que a anamnese na Educação Física é uma ferramenta essencial para a prescrição segura de exercícios físicos ou desportivos. Viu também que, na faculdade, você terá acesso a uma ampla bagagem, tanto teórica quanto prática. Então, se quer atuar como educador físico, existe um bom mercado de trabalho à sua espera. ? 

A hora é agora: aproveite que chegou até aqui e faça sua inscrição no vestibular online da Anhanguera

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.