O que faz um podólogo? Entenda

O que faz um podólogo

Não sabe ao certo o que faz um podólogo? Pois saiba que há mais gente no mesmo barco, viu? Afinal, quando se fala nas profissões da área de saúde, a maioria dos vestibulandos sabe apontar com facilidade quais são as atividades realizadas por um médico, um psicólogo, um dentista ou um biomédico, por exemplo.

No entanto, quando são questionados sobre aqueles segmentos mais novos, como é o caso do podólogo, logo surgem dúvidas, questionamentos ou o pior: confusões entre eles e outros campos da saúde (como a Enfermagem e a Estética).

Por isso, trouxemos um post para deixar você a par de qual é, de fato, o trabalho desse profissional, o porquê ele vem ganhando cada vez mais destaque no mercado e como é o curso de Podologia. Acompanhe os tópicos e fique atento às funções de quem escolhe essa carreira!

Promove a ativação da circulação sanguínea

A primeira atividade da nossa lista é a ativação da circulação sanguínea tanto nos pés quanto nas pernas. Isso faz total diferença para uma parte da população que sofre de má circulação e enfrenta diariamente sintomas como:

  • varizes e edemas nos membros inferiores;
  • rachaduras na sola dos pés;
  • inchaços nos pés;
  • dores musculares;
  • coloração atípica da pele;
  • dormência ou perda do controle dos movimentos.

Para tanto, o podólogo realiza alguns procedimentos eletromotores que ajudam a dilatar as veias e, consequentemente, ampliam a passagem de sangue nessa parte do corpo.

Trata unhas encravadas

Outra atividade comum do podólogo é o tratamento de unhas encravadas, já que as pessoas que têm esse problema acabam lidando não só com dores, inchaços e desconfortos físicos, mas também com dificuldades para se locomover e dar continuidade aos afazeres da rotina.

Abaixo, você vê algumas das intervenções desse profissional:

  • remoção da unha danificada (parte ou o todo);
  • aplicação de cosméticos para regeneração do corpo da unha e as pregas dela (a base e as laterais, respectivamente);
  • realização de exame físico para detecção de outras lesões;
  • indicação do formato correto de corte das unhas;

Tudo isso é muito importante para evitar não só o aparecimento de sintomas, mas principalmente que o caso se agrave e seja preciso recorrer a uma intervenção cirúrgica.

Trata e previne micoses

Além das unhas encravadas, a podologia é a área que trata e previne outra doença bastante comum na população: a micose — que provoca, entre vários sintomas, coceira, descamação e vermelhidão nos pés. Para ter ideia, o profissional fica responsável por:

  • aplicar cosméticos e remédios manipulados no local afetado;
  • realizar tratamentos estéticos não invasivos para a renovação da pele e das unhas;
  • remover parcial ou totalmente as células mortas da região afetada, evitando mais contaminações ou mesmo novas infecções nos pés;
  • orientar o paciente sobre cuidados de higiene e prevenção contra o desenvolvimento de novos tipos de micoses.

Contribui para o tratamento do diabetes

Fora o que já foi falado sobre o que faz um podólogo, é importante saber que o trabalho dele também contribui para o tratamento do diabetes. Afinal, essa é uma doença crônica que retarda o processo de cicatrização da pele.

Logo, é preciso ter uma rotina de cuidados preventivos contra cortes nos pés — algo que é visto em várias faculdades da área da saúde, em especial nas matérias do curso de Enfermagem. Para tanto, o profissional de podologia contribui, por exemplo:

  • realizando o corte de unhas e a retirada de cutículas sem risco de infecções ou danos físicos na região;
  • melhorando a hidratação da pele, visto que o ressecamento facilita o aparecimento de machucados na cútis;
  • tratando feridas nos pés e nas pernas que foram provocadas por acidentes.

Ajuda no desempenho de atletas

Atletas precisam de um acompanhamento contínuo de podólogos, pois eles ajudam os competidores a evitarem lesões, machucados e disfunções nos pés que atrapalhem o equilíbrio, o impulso e a força motora essenciais para a prática esportiva e a educação física. Nesse contexto, a podologia serve para:

  • promover novos hábitos de saúde;
  • acompanhar a evolução de quadros pré-existentes de doenças;
  • recomendar produtos que melhorem o estado fisiológico dos pés.

Melhora a estética dos pés

Não dá para falar sobre o que faz um podólogo e não citar o fato de que ele também atua para a melhora da estética dos pés por meio de uma série de ações preventivas contra ressecamento, inflamação, descamação, inchaço e irritação da pele. Tudo isso acaba melhorando não só a aparência, mas também:

  • a autoestima das pessoas que se sentem mais confortáveis e realizadas com o próprio corpo;
  • a saúde mental dos indivíduos que, muitas vezes, passam por períodos de estresse e de ansiedade por conta da preocupação com o visual dos pés.

Corrige problemas na postura corporal

Por fim, se você tem dúvidas se deve escolher entre Enfermagem ou Fisioterapia para atuar com correção da postura corporal, saiba que essa atividade também faz parte da rotina de trabalho do podólogo. Tanto é que esse profissional:

  • avalia patologias que afetam a forma física dos pacientes;
  • trata lesões ou disfunções que prejudiquem o equilíbrio humano;
  • realiza procedimentos para o alívio da dor e da inflamação localizadas;
  • investiga assimetrias nos pés causadas por problemas motores e/ou por fatores externos (como uso de calçados).

Inclusive, é comum ver podólogos atuando em equipes multidisciplinares com médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e afins para promover mais qualidade de vida para quem se encontra com esse quadro clínico.

Prepare-se para ser podólogo na melhor instituição!

Agora que você já entende o que faz um podólogo e sabe que ele é um profissional que contribui não apenas para a aparência física dos pés, mas principalmente para a promoção da saúde e a reabilitação de doenças nessa área do corpo, deve estar se questionando qual é a graduação de podólogo, não é mesmo?

Portanto, saiba que, na Anhanguera, há o curso Tecnólogo em Podologia. Ele é uma formação a distância que dura apenas três semestres, preparando você para uma entrada rápida no mercado de trabalho e uma capacitação profissional completa em bioética e em biossegurança. Animado para garantir a sua vaga na faculdade de podólogo?

Pois então não perca mais nenhum minuto, veja quais são as nossas opções de vestibular e faça a sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 60

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados