Quais são as principais matérias do curso de Pedagogia?

principais matérias de pedagogia

O curso de Pedagogia tem o principal objetivo de formar professores atuantes nos anos iniciais da educação. No entanto, na graduação o indivíduo também tem acesso a conhecimentos de gestão e coordenação, tanto em espaços escolares quanto não escolares.

Assim, para obter realização na carreira, é fundamental que o graduando se identifique com projetos e soluções voltados para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Até porque, o curso é extremamente prático e focado no resultado que o profissional precisa entregar, ou seja, para exercer a função da melhor forma, é preciso desenvolver determinadas características e habilidades essenciais.

Para ficar por dentro do assunto, veja a seguir quais são as principais matérias de Pedagogia e como elas contribuem para a sua formação acadêmica. Confira!

Didática

A didática é um componente fundamental no cotidiano escolar e, também, para o trabalho do professor em sala de aula. A disciplina de Didática, portanto, funciona para que o indivíduo discuta as questões que envolvem os processos de ensino, sendo imprescindível para as finalidades educativas e as relações que se estabelecem entre os docentes e os discentes.

Assim, enquanto campo de estudo, a Didática delimita e elabora fundamentos e diretrizes que são comuns às demais áreas do conhecimento. Como a educação é um processo em constante transformação, é preciso desenvolver a interligação entre a teoria e a prática, sendo que a didática é uma forma eficiente para constituir a capacidade crítica profissional.

Psicologia Infantil

Por meio da matéria de Psicologia Infantil, o graduando tem uma melhor compreensão das etapas de desenvolvimento, desde a infância até a adolescência. Isso é fundamental, por exemplo, para se estabelecer os métodos mais adequados para cada estágio da alfabetização, com o intuito de aplicar técnicas e abordagens que contribuam para a absorção dos conteúdos.

A Psicologia Infantil também possibilita conhecer melhor o aluno, uma vez que ele é o principal fator do processo educativo. A disciplina entende que compreender a realidade e as necessidades do estudante pode ser benéfico, sobretudo para que o professor possa redirecionar sua prática para atender, da melhor maneira, as particularidades de cada discente.

Metodologias de Alfabetização

A alfabetização é uma necessidade básica de aprendizagem para o bom desempenho de diversas práticas sociais do cotidiano de uma criança. Assim, a matéria Metodologias de Alfabetização visa criar alunos críticos e capazes de interagir na sociedade com o seu conhecimento. Dentro de um ambiente alfabetizador, é possível promover situações reais de leitura e escrita, habilidades nas quais os indivíduos têm oportunidade de começar a pensar, desde cedo, na estrutura da língua e seus diversos usos.

Desse modo, a faculdade de Pedagogia traz elementos de crítica e transformação ativa para o trabalho do profissional, demonstrando como desenvolver uma melhor contribuição em sala de aula. Normalmente, na graduação, os conteúdos são voltados para enfatizar as experiências utilizadas por estudiosos das teorias do desenvolvimento humano, como Piaget e Vygotsky.

História da Educação

História da Educação é uma disciplina curricular obrigatória não apenas para os pedagogos, mas também para diferentes cursos de Licenciatura. Isso porque a matéria tem o objetivo de explicar as instituições educacionais, suas representações e metodologias utilizadas para a transmissão e a assimilação do conhecimento.

Estudar a história da educação também dá ao aluno a capacidade de compreender, por exemplo, qual a importância da abordagem de determinados temas e objetos de estudo da Pedagogia. Assim, é possível identificar e comparar as diferentes realidades educacionais, possibilitando que os recém-formados desenvolvam uma visão ampla sobre o atual modelo pedagógico, identificando erros e caminhos a serem evitados.

Políticas Educacionais

Políticas Educacionais é uma das disciplinas da Pedagogia que contempla o estudo das leis referentes à educação, demonstrando muito da realidade educacional do país. Dessa maneira, o graduando conhece as políticas e os programas ligados à ação governamental que são direcionadas para o público escolar.

Para os educadores, é fundamental ter uma noção ampla da ação do Estado com suas responsabilidades e com a legislação. Até porque tais políticas têm relação direta com o contexto e a organização da sociedade e, sobretudo, com as práticas pedagógicas empregadas no âmbito escolar.

Planejamento de Ensino

A disciplina Planejamento de Ensino tem relação direta com o cotidiano administrativo de uma instituição de ensino. O planejamento é essencial para o bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e, também, para o funcionamento da escola, uma vez que é possível orientar a ação educativa de acordo com as necessidades e possibilidades de cada instituição.

Portanto, o graduando entende como planejar o processo educativo, coordenando a ação docente para que esteja articulada com os programas e as expectativas curriculares. Quem se especializa nessa área pode atuar nos setores organizacionais das escolas, como direção, administração e coordenação.

Libras

Desde 2005, a disciplina de Libras se tornou obrigatória em todos os cursos de formação de professores, como Pedagogia e Educação Especial, entre outras Licenciaturas. A linguagem de sinais deve se estender também para o espaço educativo, uma vez que ela é fundamental para a inserção social, possibilitando uma formação mais humanizada de crianças com deficiência auditiva.

Mesmo que o aluno conte com um intérprete em sala de aula, ele não deve ser o único responsável por seu aprendizado, pois a criança também precisa se conectar com o professor. Assim, construir uma boa relação é de extrema importância para a aprendizagem, pois o vínculo potencializa as práticas pedagógicas.

Está considerando fazer Pedagogia em 2020? Aqui na Anhanguera, a graduação é dividida em duas bases de conhecimento: o ciclo básico de formação e o ciclo profissionalizante. O curso pode ser feito tanto na modalidade presencial quanto semipresencial, mas um dos maiores diferenciais da Anhanguera é justamente a possibilidade da Graduação EAD, que combina a experiência da sala de aula com a autonomia de uma faculdade a distância.

Viu só como é imprescindível conhecer as matérias de Pedagogia para entender mais sobre a formação e a realidade das profissões ligadas à educação? Lembre-se de optar por uma instituição de ensino de excelência em que você consiga aproveitar ao máximo as aulas teóricas e práticas do curso e preparar-se adequadamente para a realidade do mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a conquistar o seu diploma de ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 37

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content