Nutrição infantil: o que é e como atuar na área?

Você já trabalha ou pensa em trabalhar com nutrição e adora a ideia de atuar com crianças? Então, a nutrição infantil é a profissão ideal para o seu perfil. Porém, antes de se jogar de cabeça nessa ideia, é importantíssimo entender mais sobre o assunto.

Pensando nisso, preparamos um post cheio de informações interessantes sobre a nutrição infantil, quais qualificações são necessárias para que você comece a atuar nesse mercado, os motivos que tornam essa área tão promissora e muito mais. Ficou curioso para entender melhor sobre o assunto? Então, continue de olho!

O que é a nutrição infantil? 

A nutrição infantil é uma área da nutrição focada na saúde e bem-estar de crianças, principalmente por meio de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Aliás, esse é um assunto sério que deve estar no foco dos ambientes familiares e até mesmo das políticas públicas.

Cuidar das nossas crianças é promover um futuro sustentável para o nosso planeta, garantindo a qualidade de vida das próximas gerações. Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, se alimentar bem e ter uma boa nutrição é muito diferente de simplesmente ter o que comer.

Além disso, existem diversas questões sociais relacionadas a esse assunto. Muitas crianças não têm acesso a uma dieta de qualidade e nem são orientadas pelos pais a desenvolverem hábitos saudáveis nesse sentido. Por isso, o profissional de nutrição infantil é tão relevante.

Qual é a qualificação necessária para atuar nesse mercado?

Atuar como um nutricionista infantil vai demandar que você invista em uma formação superior. Para isso, existem basicamente dois caminhos diferentes: se você for um pediatra, pode se especializar em nutrição; mas se estiver começando agora, pode fazer o curso superior em Nutrição e se especializar em nutrição infantil.

A graduação é toda estruturada para que você realmente consiga compreender todos os aspectos relevantes para a nutrição humana. Assim, no final do curso, você pode optar por se dedicar apenas ao desenvolvimento infantil, se diferenciando em um mercado tão competitivo.

Vídeo: https://youtu.be/-kxWTqzAcAE

Como está o mercado de trabalho para a nutrição infantil? 

O mercado de trabalho para nutrição infantil está cheio de oportunidades. O desenvolvimento das nossas crianças é uma fase crucial da vida e, por isso, requer esse cuidado essencial e especializado por parte dos profissionais.

Além disso, quem escolhe seguir essa profissão ainda conta com uma vasta gama de possibilidades de atuação, como:

  • clínicas particulares;
  • clínicas de alimentação saudável;
  • escolas;
  • creches;
  • hospitais;
  • prefeituras;
  • instituições de ensino superior;
  • restaurantes;
  • indústrias alimentícias.

Quais são as vantagens de atuar com nutrição infantil?

Obviamente, diante de tantas possibilidades de atuação, fica difícil evitar a curiosidade quanto às vantagens de optar por essa área, não é mesmo? A seguir, elencamos os principais benefícios de seguir carreira em nutrição infantil. Veja só!

Abordagem mais dinâmica

Se você não quer ficar restrito a um único público, a nutrição infantil é uma ótima oportunidade de trabalho. Isso porque, mesmo com o foco direcionado para as crianças, é possível atuar com as famílias ou os responsáveis, que os acompanham nas consultas.

Isso é particularmente satisfatório, já que você tem a oportunidade de criar uma conscientização em todo o grupo familiar. Além disso, se torna muito mais divertido implementar uma alimentação saudável para a criança quando todos estão envolvidos, animados para incorporar cardápios criativos e dinâmicas leves para estimular a criança.

Auxílio na formação da criança 

A alimentação infantil tem o poder de influenciar todo o desenvolvimento dos pequenos. Por isso, fazer parte dessa etapa da vida é um auxílio que vai durar por muito tempo com o seu cliente. Além de afetar diretamente na saúde e na qualidade de vida desse indivíduo.

Então, desde o aleitamento materno até a introdução alimentar, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao que está sendo ofertado para os pequenos. E você terá um papel fundamental nesse processo.

Diminuição da obesidade e incidência de outras doenças

O nutricionista especializado em alimentação infantil também pode ser um agente transformador de toda uma sociedade. Isso porque convivemos, cada vez mais, com problemas sérios de saúde que atingem até mesmo as crianças, como a obesidade a diabete.

Mesmo aquelas crianças que não são acometidas por esses problemas durante a infância acabam percebendo os impactos de uma alimentação desregrada na vida adulta. Desse modo, você desempenhará um papel que vai muito além de um nutricionista infantil, mas que atinge as pessoas em todas as suas fases de vida.

Atuação em instituições de ensino 

Um dos ambientes de maior transformação da realidade de um país inteiro são as escolas. Nelas, estão as crianças mais vulneráveis e carentes, que muitas vezes não têm a oportunidade de uma alimentação adequada. Por isso, quem opta por trabalhar nesses espaços, também acaba sendo responsável por uma profunda mudança social.

Você poderá atuar no desenvolvimento de cardápios e na atenção redobrada com crianças que têm alguma intolerância alimentar. Além disso, pode focar no ensino e na conscientização dos pequenos. Dessa forma, seu trabalho pode exceder o refeitório e alcançar as salas de aula de forma dinâmica.

Demanda por profissionais elevada

O mercado de nutrição também oferece diversas oportunidades para quem busca um emprego imediato após a formação. Isso porque, como você viu, existem muitos campos de atuação e, infelizmente, grande parte dos profissionais graduados na área estão atuando em consultórios particulares.

Assim, quem tiver interesse em expandir os horizontes e procurar oportunidades fora da curva, encontrará muitas possibilidades de atuação. E a melhor notícia: com salários valorizados e a chance de atuar em mais de uma instituição.

Ampliação do campo de estudo 

Outro grande benefício de optar pela nutrição infantil é que os campos de estudo são diversos. Em outras palavras, você pode escolher uma problemática específica dentro desse nicho e se aprofundar nela, se transformando em um especialista.

Aqueles que se dedicam intensamente ao estudo e à investigação de patologias relacionadas à alimentação infantil podem se tornar os pioneiros dentro de metodologias transformadoras nesse sentido. Portanto, você pode se tornar um profissional de cura por meio dos alimentos.

A nutrição está verdadeiramente entre as áreas mais relevantes para se atuar hoje em dia. A carência e a disfunção alimentar desenvolvida por boa parte da população são problemas urgentes que demandam profissionais qualificados para trabalhar nesse sentido.

E, então, gostou do que viu por aqui? Se você se identificou com o que acabou de descobrir, é hora de dar o próximo passo rumo à sua carreira. Inscreva-se para o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.