O que faz um Nutricionista Hospitalar? Confira 5 funções desse especialista!

Como ser um nutricionista de sucesso

Pacientes internados precisam de cuidados especiais para auxiliar em sua recuperação. E um ponto muito importante nesse processo é a alimentação. Por isso, a figura do Nutricionista Hospitalar é tão importante em tratamentos de longo prazo e na promoção da qualidade de vida dos pacientes. Mas você sabe o que faz um Nutricionista Hospitalar?

Essa é uma pergunta bem importante para quem deseja seguir carreira na área de nutrição. Há diversas especialidades disponíveis, sendo importante conhecer a diferença antes de se comprometer com uma delas.

Confira, aqui, o que faz um Nutricionista Hospitalar e tire suas dúvidas sobre essa formação.

1. Avaliar a saúde nutricional dos pacientes

Promover a melhor alimentação e nutrição dos pacientes em hospitais é um processo. E ele começa com uma avaliação nutricional. 

Por meio de exames e consultas, tanto por esse profissional quanto por outros membros da equipe do hospital, é possível identificar se um paciente apresenta alguma deficiência nutricional, dificuldade de alimentação ou se precisa de reforço para melhorar sua recuperação.

2. Elaboração de cardápios para cada paciente

A partir dos dados coletados nos exames e consultas, o Nutricionista Hospitalar pode definir qual será o cardápio dos pacientes enquanto estão se recuperando. 

Isso significa que o conhecimento adquirido no curso de nutrição ajudará a pensar cada dieta individualmente, levando em conta as necessidades nutricionais de cada corpo e quais alimentos mais vão ajudar no processo. E, claro, o sabor também é levado em conta, para incentivar o paciente a manter a dieta.

3. Monitoramento do estado nutricional dos pacientes

O mais importante em qualquer internação é garantir que o estado de saúde do paciente possa progredir. Sendo assim, o Nutricionista Hospitalar também deve acompanhar o desenvolvimento do paciente, sua alimentação e sua recuperação de forma geral. 

Caso haja alguma mudança no tratamento, complicação ou o resultado esperado não seja alcançado, o ideal é estar preparado para reavaliar a situação e fazer ajustes.

4. Zelo pela higiene na preparação dos pratos

A comida também pode ser uma fonte de infecções e intoxicações, o que deve ser evitado o máximo possível quando se trata de hospitais. Para pacientes em estado fragilizado, por exemplo, esse pode ser um alto risco. 

Por isso, o Nutricionista Hospitalar deve acompanhar também o processo de preparação das refeições, garantindo que ele siga as normas de higiene necessárias.

5. Coordenação com os demais profissionais do hospital

O tratamento hospitalar é um trabalho multidisciplinar, envolvendo diferentes especialidades médicas, equipes técnicas, assistência, entre outros campos de conhecimento. E para cumprir bem o seu papel como especialista da área da nutrição, o Nutricionista Hospitalar precisa se comunicar regularmente com os demais profissionais que atuam no hospital. 

Dessa forma, terá mais dados para elaborar o cardápio de cada paciente e mais apoio para implementar essas medidas.

Conte com a Anhanguera para conseguir a sua formação ideal!

O Nutricionista Hospitalar é um profissional cada vez mais importante. Hoje, essa é uma das principais áreas da nutrição para promover a melhor recuperação de pacientes internados. Ter a formação certa é o primeiro passo para se especializar nessa linha.

O que está esperando? Acesse o site e inscreva-se no vestibular da Anhanguera e trace o melhor caminho para se tornar um Nutricionista de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados