O que faz um nutricionista clínico? Conheça suas funções!

Um dos cursos que costumam estar no radar de quem se interessa pelos temas de saúde é Nutrição. Trata-se de uma área de estudo abrangente, que permite atuar em diversas empresas e segmentos do mercado.

Nesse contexto, uma das possibilidades de atuação mais buscadas é a do nutricionista clínico. Mas, afinal, o que faz este profissional e quais são as suas funções? Para esclarecer essas e outras dúvidas, não deixe de acompanhar o conteúdo! 🚀

Onde atua o nutricionista clínico?

Investir em uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo e diminuir o risco do aparecimento de doenças. 🥗🍑🍊🍏🥕🥔🍆 É dentro dessa perspectiva que o nutricionista clínico trabalha.

Seu papel é garantir que as pessoas consumam a quantidade necessária de vitaminas, proteínas e outros nutrientes indispensáveis à saúde do corpo e ao bem-estar físico e psicológico.

O nutricionista clínico pode atuar tanto de forma particular quanto no ambiente hospitalar. 🏥Neste caso, por exemplo, o profissional presta a assistência necessária para o paciente dentro de sua condição específica, como veremos melhor adiante.

Este especialista pode ser demandado, entre outros, nos seguintes locais:

  • consultórios públicos e particulares;
  • creches e casas de repouso para idosos;
  • UTIs (unidades de terapia intensiva) e enfermarias.

Qual a diferença entre nutricionista e nutricionista clínico?

Em linhas gerais, o nutricionista é o profissional que concluiu a graduação em Nutrição e, por ter uma formação abrangente nas mais diversas áreas da Nutrição, está apto a atuar em diferentes especialidades. Como exemplo, cabe mencionar a Nutrição Esportiva, a Nutrição Hospitalar e a atuação no controle de qualidade na indústria de alimentos, entre outras carreiras.

O nutricionista clínico, por sua vez, é o profissional da Nutrição especializado no atendimento individualizado. É ele quem pode elaborar um diagnóstico nutricional e receitar dietas condizentes com as necessidades de cada indivíduo.

Qual o salário de um nutricionista clínico?

No Brasil, um nutricionista clínico recebe R$ 3.506,00* ao mês, em média. 💸 Para elevar a estatística, é fundamental buscar boas instituições de ensino que não só orientem sobre os conhecimentos teóricos, mas também desenvolvam o aluno no aprendizado prático.

Vale ressaltar que o salário pode variar em função de alguns fatores. Por exemplo, a região em que o profissional atua, a qualificação e experiência do profissional e o segmento de mercado.

A questão salarial desse profissional também varia muito em cada estado. Mas quando ele tem sede de conhecimento, é bem provável que queira se especializar cada vez mais. Assim, aumenta os ganhos por meio de especializações e busca contribuir diariamente para mudanças significativas nos hábitos alimentares dos pacientes.

Quais as competências do nutricionista clínico?

Como visto, o nutricionista clínico é o responsável pela assistência e educação alimentar e nutricional aos indivíduos sadios ou enfermos.

Entenda, agora, de maneira mais aprofundada, as competências e funções que o profissional desempenha! ✌🏼

Presta assistência nutricional aos pacientes

De uma forma clara e didática, o profissional compartilha informações relevantes sobre a importância da presença de determinados alimentos na dieta de pessoas internadas: sejam aquelas presentes no estabelecimento ou no atendimento home care. 

Assim, ele terá certeza de que é bem-cuidado e seguirá o procedimento para garantir seu bem-estar o quanto antes.

Incentiva a educação alimentar do paciente

O foco em uma alimentação equilibrada permite uma melhora no sistema digestivo e imunológico, bem como melhor qualidade do sono.

Essencialmente, não é interessante restringir determinados alimentos da dieta, mas ensinar que não se deve cometer exageros — principalmente no consumo de alimentos com um alto colesterol LDL (ruim) ou com muitos açúcares.

Passa dietas conforme a necessidade de cada um

graduação em Nutrição nos permite ter uma visão da importância dessa área nos dias atuais. Afinal, cada indivíduo tem necessidades nutricionais diferentes dos outros. Logo, a empatia é uma característica dominante na personalidade desse profissional quando falamos sobre o que faz um nutricionista clínico.

Afinal, há casos de diabetes e de outras doenças crônicas que requerem não só uma diferença na escolha de alimentos, mas a presença de alguns nutracêuticos e soluções manipuladas que ajudam a melhorar os problemas apresentados. 👍🏼

Coleta dados que melhoram a prescrição

Também é função do nutricionista clínico coletar informações sobre os hábitos e o comportamento do paciente por meio de entrevistas com familiares, cuidadores e demais pessoas que convivem ao lado dele. Certamente, esse cuidado trará um impacto positivo na sua prescrição. 

Para aqueles que se interessam pela área de pesquisa🔍, essa coleta também auxilia no estudo de hábitos comuns a nível populacional aqueles capazes de prejudicar quadros de saúde ou aumentar o risco de doenças.

Faz a solicitação de exames laboratoriais

De acordo com a Unidade de Nutrição e Dietética (UND), fazer a solicitação de exames laboratoriais 🧪 é uma ação totalmente necessária quando o assunto é o que faz um nutricionista clínico.

Entre eles, podemos citar o hemograma completo, a avaliação da tireoide e exames relacionados às doenças endócrinas, renais ou hepáticas.

Que tal começar a carreira em Nutrição aqui na Anhanguera?

O curso de Nutrição da Anhanguera costuma atrair muitos estudantes que se interessam pela área da saúde.

Com professores especialistas, bibliotecas completas, laboratórios de ponta e tutores sempre disponíveis para dúvidas, você tem tudo de que precisa para ser um nutricionista clínico de excelência. Sem falar nos nossos diferenciais exclusivos, como acesso ao Canal Conecta — plataforma com vagas de emprego e estágio em todo o país.

Logo, já tem a instituição de ensino perfeita, só precisa entender melhor as funções e as competências de um profissional da área para saber se este é o caminho correto a seguir. É importante também investigar as especializações na área, a fim de entender o dia a dia de um nutricionista e conhecer as possibilidades de atuação.

Seu futuro em Nutrição começa na Anhanguera!

O nutricionista clínico é responsável por instruir de maneira individual quais são os nutrientes que contribuem para o bem-estar físico e psicológico do paciente. Ao longo do nosso artigo, pudemos conferir em que ambientes este profissional atua, a perspectiva salarial para a área e as funções desempenhadas no mercado de trabalho. Então, você está bem mais perto da sua decisão!

Gostou do conteúdo? Se já fez a sua escolha, não deixe de se inscrever no vestibular da Anhanguera e dar o primeiro passo em direção ao seu futuro profissional!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados