O que faz um Nutricionista Clínico? Conheça 5 funções desse profissional!

nutricionista e paciente

De maneira geral, é muito importante apostar em uma boa alimentação e seguir uma rotina de exercícios físicos. Assim, o indivíduo diminui o risco do aparecimento de doenças e contribui no bom funcionamento do seu organismo. Essa é uma dos principais assuntos que envolve o que faz um Nutricionista Clínico.

Dentro desse curso, a nutrição clínica tem o papel de garantir que as pessoas consumam a quantidade essencial de vitaminas e de proteínas para a manutenção da saúde do seu corpo. Logo, ele dispõe de algumas funções que contribuem de uma forma positiva no bem-estar das pessoas. Conheça 5 delas nos tópicos abaixo e boa leitura!

1. Presta assistência nutricional aos pacientes

De uma forma clara e didática, o profissional compartilha informações relevantes sobre a importância da presença de determinados alimentos na dieta de pessoas que estão internadas. Sejam aquelas presentes no estabelecimento ou no atendimento home care

Assim, ele terá certeza de que é bem cuidado e seguirá o procedimento para garantir seu bem-estar o quanto antes. Nesse caso, é uma das ações que mais contribuem para a credibilidade de uma empresa em torno de o que faz um Nutricionista Clínico.

2. Incentiva a educação alimentar do paciente

O foco em uma alimentação equilibrada permite uma melhora no sistema digestivo, imunológico e uma melhor qualidade do sono. Essencialmente, não é interessante restringir determinados alimentos da dieta. E sim ensinar que eles não devem cometer exageros principalmente no consumo de alimentos com um alto colesterol LDL (ruim) ou com muito açúcares.

3. Passa dietas conforme a necessidade de cada um

Nutricionista preparando refeição

A Graduação em Nutrição EAD nos permite ter uma visão da importância dessa área nos dias atuais. Afinal, cada indivíduo tem necessidades nutricionais diferentes dos outros. Logo, a empatia é uma característica muito dominante na personalidade desse profissional quando falamos sobre o que faz um Nutricionista Clínico.

Afinal, há casos de diabetes e outras doenças crônicas que requerem não só uma diferença na escolha de alimentos, mas a presença de alguns nutracêuticos e soluções manipuladas que ajudam a melhorar tais problemas que ele apresenta. 

4. Coleta dados que melhoram a prescrição

A questão salarial desse profissional varia muito em cada estado, mas quando ele tem sede de conhecimento é bem provável que ele queira se especializar cada vez mais. Assim, ele pode aumentar os seus ganhos por meio de especializações em busca de contribuir diariamente nas mudanças significativas nos hábitos alimentares.

Por falar nisso, é essencial também coletar informações sobre os hábitos e o comportamento do paciente. Por meio de entrevistas com familiares, cuidadores e demais pessoas que convivem ao lado daquele indivíduo. Certamente esse cuidado trará um impacto positivo na sua prescrição. 

5. Fazer a solicitação de exames laboratoriais

De acordo com a Unidade de Nutrição e Dietética (UND), essa é uma ação totalmente necessária quando o assunto é o que faz um Nutricionista Clínico. Entre eles podemos citar o hemograma completo, a avaliação da tireoide e exames relacionados às doenças endócrinas, renais ou hepáticas.

Conheça mais detalhes sobre o que faz um Nutricionista Clínico

YouTube video

Agora que você conheceu um pouco sobre o que faz um Nutricionista Clínico, chegou o momento de pensar no seu futuro e ajudar outras pessoas a fazer uma mudança no estilo de vida por meio da alimentação. Para isso, foque em uma faculdade de referência e que tem reconhecimento do MEC.

Nós da Anhanguera temos as ferramentas necessárias para você crescer enquanto profissional. Faça agora mesmo a inscrição para nosso vestibular e dê início ao seu sonho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.