Carreira em Nutrição: desafios e experiências de quem já se formou

carreira de nutrição

A carreira em Nutrição está bastante em alta e é uma das mais procuradas da área da Saúde. E não é para menos! A atuação do profissional tem seu espaço garantido em vários setores, e uma grande responsável por essa variedade de opções é a constante busca das pessoas por uma alimentação equilibrada e saudável.

Após a formação no curso de Nutrição, é comum que o recém-formado fique em dúvida sobre quais áreas de atuação deve seguir. Afinal, é importante avaliar aquela que mais se encaixa em seu perfil, principalmente em relação ao futuro profissional.

Neste post, a nutricionista Renata da Silva Nogueira compartilhou alguns insights valiosos sobre como ser um nutricionista de sucesso.

Como anda o mercado de trabalho na área de Nutrição?

O mercado de trabalho na área de nutrição está bem aquecido, principalmente devido à ocorrência de mudanças recentes na legislação de alimentos e a busca por um estilo de vida mais saudável.

De acordo com o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), em 2021, existiam no Brasil cerca de 150 mil profissionais de nutrição. Destes, 94% eram mulheres e 73% tinham pós-graduação.

E são diversas as áreas de atuação desses profissionais, como:

  • Saúde Coletiva;
  • Nutrição Clínica;
  • Gastronomia;
  • Indústria de Alimentos;
  • Nutrição Esportiva;
  • Área Acadêmica.

A atuação em Saúde Coletiva e Nutrição Clínica são as mais tradicionais, em que os profissionais atuam nos consultórios.

Além disso, diversos nutricionistas se interessam pela área de Gastronomia. A boa notícia é que é possível aliar essas duas profissões. Mesmo que não queira abrir o próprio negócio ou empreender, você encontrará várias oportunidades de trabalho que unem as duas áreas, como:

  • Consultor de cardápios saudáveis em restaurantes;
  • Nutricionista em spas e resorts;
  • Personal chef focado em alimentação saudável.

Você já parou para pensar em quem são os profissionais que participam da criação de alimentos e como esse processo é feito? A lista é bastante ampla e, sem dúvidas, os nutricionistas fazem parte dela. Com a crescente demanda por alimentos saudáveis, as empresas buscam profissionais que possam criar novos produtos que sejam tanto nutritivos quanto saborosos.

E não para por aí: a carreira em Nutrição esportiva também é uma ótima área para quem deseja atuar como nutricionista.

Outra opção de atuação não muito explorada, mas bastante vantajosa, é a área acadêmica, em que você pode compartilhar todo o seu conhecimento e formar novas gerações de profissionais.

Independentemente da sua escolha, se você quer encontrar as melhores oportunidades do mercado e se dar bem na profissão, o primeiro passo é estudar em uma faculdade reconhecida e que seja preparada para possibilitar o alcance do seu potencial de aprendizado.

O que é preciso para se destacar como nutricionista?

Renata Nogueira ressalta que a competitividade no mercado de trabalho é bastante acirrada. Sendo assim, como se destacar no meio de tantos profissionais no mercado?

“Para se destacar desde o início, invista em uma boa educação e procure uma instituição de ensino respeitável. Busque estágios para ganhar experiência prática e construa um networking desde o início para acessar as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Construir uma carreira de sucesso na nutrição exige compromisso, aprendizado constante e a criação de uma presença profissional sólida”, afirma Renata.

Além disso, é importante acompanhar as tendências do mercado, como o uso da Inteligência Artificial, para oferecer sempre o que há de melhor para os pacientes:

“No que diz respeito à inteligência artificial, ela representa uma ferramenta promissora para os nutricionistas. A IA pode agilizar tarefas e análises, tornando o trabalho mais prático e eficiente. Isso pode aumentar a produtividade dos profissionais, permitindo que eles atendam um maior número de pacientes. Assim, aqueles que se adaptarem a essa tendência podem colher benefícios significativos em seu trabalho”, ressalta a nutricionista.

Por exemplo, a IA pode ser usada para analisar rapidamente os hábitos alimentares de um paciente, identificando padrões e sugerindo mudanças na dieta. Além disso, aplicativos com IA podem monitorar a ingestão de alimentos e fornecer feedback em tempo real para os usuários.

No entanto, é essencial destacar que a IA não substitui o julgamento clínico e a experiência do nutricionista. A relação interpessoal, a empatia e a compreensão das nuances individuais são aspectos que a tecnologia ainda não pode replicar.

Quais são os maiores desafios dessa área?

Alguns dos maiores desafios enfrentados pelos nutricionistas são: competitividade no mercado, desinformação e necessidade de exposição nas redes sociais para ganhar autoridade.

Para Renata:

“Um dos maiores desafios da carreira de quem decide ser um nutricionista é lidar com a competitividade no mercado de trabalho. Afinal, essa é uma profissão muito visada nos últimos anos, especialmente após a popularização de informações por meio das redes sociais, que fez com que muitas pessoas desejassem atuar na nutrição. Dessa maneira, existem muitos profissionais na área, o que aumenta a competição entre nós”.

Além disso, Nogueira ressalta que as mídias sociais têm sido utilizadas de maneira a propagar muita desinformação entre as pessoas, principalmente em relação ao terrorismo nutricional.

“Assim, muitos clientes já chegam ao consultório com ideias pré-concebidas, o que dificulta o trabalho de educação nutricional”, afirma Renata.

Outro desafio enfrentado pelos profissionais de nutrição, segundo a nutricionista, é a necessidade do uso das redes sociais para atrair clientes e gerar autoridade.

“Embora para alguns profissionais isso não seja desafio, para muitos ainda é um incômodo ter que se render às redes para conseguir se destacar no mercado”, afirma Renata Nogueira.

Qual a importância da capacitação na carreira de um nutricionista?

A capacitação é essencial para quem quer se destacar no mercado de trabalho. Atualmente, segundo Renata, em um mercado em constante movimento, apenas a graduação não é mais suficiente.

“A nutrição é uma ciência em evolução, e informações que costumavam ser diferentes, podem mudar ao longo do tempo”, afirma Nogueira.

A nutricionista também compartilhou outros conselhos muito interessantes para quem pretende atuar na área. Acompanhe!

Invista na educação profissional

Segundo Renata,

“O primeiro conselho é continuar estudando, se qualificando, fazendo pós-graduações e se especializando para se destacar no mercado de trabalho”.

Nesse caso, a Anhanguera se destaca. Somos uma instituição de ensino de renome e tradição, com um corpo docente preparado, que poderá ensinar tudo sobre Nutrição aos alunos. Além disso, temos diferenciais exclusivos, como formas de ingresso facilitadas e bolsa de estudos.

Não se compare com outros profissionais

Isso é fundamental, principalmente para quem ainda está no início de carreira de Nutrição. Como aponta a Renata Nogueira:

“O mercado de trabalho é competitivo e dinâmico, e as redes sociais podem criar a ilusão de que outros profissionais estão se saindo melhor do que você. No entanto, nem sempre o que é mostrado é a realidade. Trace seu próprio caminho e foque em sua carreira. Analise os concorrentes para aprender com o que estão fazendo certo e evitar os erros, mas evite comparações prejudiciais”.

Invista no seu branding pessoal

Renata Nogueira destaca que, como nutricionista, o profissional é a sua própria empresa. Assim:

“Criar uma marca pessoal é fundamental para construir sua autoridade e presença no mercado. As redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa para o marketing, desde que sejam usadas com responsabilidade. Esteja presente nas redes sociais para gerar autoridade e se destacar, pois as pessoas buscam informações online em primeiro lugar”, afirma Nogueira.

Invista na sua qualificação!

Agora que você já sabe como é a carreira de Nutrição, viu que o primeiro passo para alcançar o sucesso profissional é estudar em uma boa faculdade. Por isso, opte por aquela que tenha infraestrutura completa e professores de renome: a Anhanguera.

Gostou de conhecer sobre a carreira de nutricionista e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se no vestibular Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados