Saber qual a nota mínima do Enem facilita tanto o estudo como o planejamento para fazer faculdade. No primeiro caso, é uma forma de definir metas para o exame; no segundo, de escolher a forma de ingresso mais vantajosa entre as opções de bolsas de estudos disponíveis.
O tema, no entanto, pode gerar dúvidas para os interessados, pois a modalidade tem suas próprias regras. Na prática, não há uma única maneira de usar a nota do Enem, e você precisa ficar atento a todas para aumentar as suas chances.
Logo abaixo, explicamos qual é a nota do Enem para a faculdade, em cada uma das opções de ingresso no ensino superior. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
Existe nota mínima para ingressar na faculdade com o Enem?
A nota mínima do Enem para entrar na faculdade é definida pela própria instituição de ensino quando o objetivo é substituir o vestibular. No entanto, em outros casos, como a bolsa do Prouni e o financiamento do FIES, é necessário fazer 450 pontos e não ter zerado a redação, além de atingir a nota de corte do curso.
O fator determinante é a quantidade de vagas em relação ao número de interessados. Assim, tanto a quantidade de candidatos como a de oportunidades que a faculdade consegue oferecer influenciam os critérios de eliminação.
Para entrar com a nota do Enem na Anhanguera, você precisa de 200 pontos na prova de conhecimento e na redação. Nesse caso, não é preciso fazer o vestibular, mas apenas comprovar o resultado no exame nacional para matrícula nos cursos disponíveis.
Quais são as regras para usar a nota do Enem para uma bolsa de estudos?
Como as formas de ingresso seguem regras diferentes entre si, é importante que você conheça as opções disponíveis para se planejar e identificar a mais vantajosa. Confira qual é a nota mínima do Enem para conseguir uma bolsa!
Pedido de Bolsa do Prouni
O Prouni conta com duas barreiras. A primeira é a nota mínima do Enem para participar do processo seletivo de bolsa, que é de 450 pontos na prova de conhecimento e acima de zero na redação. Ao lado desse piso, de acordo com a oferta e demanda, existe uma nota de corte da faculdade, que pode ser consultada a partir do segundo dia de inscrições.
O resultado, inicialmente, deve ser obtido no exame imediatamente anterior ao de inscrição. No entanto, em um segundo momento, abre-se o processo de vagas remanescentes com possibilidades para quem realizou qualquer prova a partir de 2010.
Vale ressaltar que você também terá de preencher os demais requisitos do Prouni. As bolsas estão disponíveis para quem cursou o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral na particular. Já a renda familiar é de até 1,5 salário mínimo por mês para 100% de bolsa e 3 salários mínimos para 50%.
Descontos e bolsas em faculdade particular
A nota do Enem para faculdade particular também pode conceder bolsas e descontos. Uma dica é ficar atento às publicações da Anhanguera, especialmente nas redes sociais e no site. A todo momento, criamos opções para facilitar o acesso ao curso superior. Atualmente, você pode conquistar descontos a partir de 10%, usando a nota do Enem.
Uma dessas opções, que pode chegar a 100% de bolsa, é a Bolsa Enem 🙂
Obtenção de financiamento pelo FIES
Os critérios do FIES são iguais aos do Prouni em relação ao desempenho: nota mínima de 450, e acima de zero na redação. No entanto, por existirem mais oportunidades, as notas de corte costumam ser um pouco mais baixas. Além disso, o resultado pode ser obtido em qualquer avaliação a partir de 2010.
A renda máxima do FIES é de até 3 salários mínimos para o financiamento sem juros e com recursos públicos, sempre proporcional aos vencimentos. E mais recentemente, foi criado o P-FIES, com condições e contrato fixado com bancos parceiros do programa, em que a inscrição pode ser realizada por pessoas com renda familiar de até 5 salários.
A diferença entre Prouni e FIES é que, no caso da bolsa, não existe a necessidade de restituir os valores de mensalidade. Já nos financiamentos, os pagamentos costumam ser iniciados depois da colação de grau.
Ingresso em faculdade particular
As faculdades particulares podem usar o Enem para substituir o vestibular ou conceder pontos. As regras dependem do que ficar definido pela própria instituição de ensino.
Como visto, na Anhanguera, a modalidade escolhida é a substituição do vestibular. Com os 200 pontos na prova de conhecimento e na redação, é possível acessar os benefícios de quem foi aprovado na avaliação da faculdade, como descontos, bolsas e financiamentos para os calouros.
Como se preparar para tirar uma boa nota no Enem?
O ideal é se preparar para tirar a maior nota possível no Enem. Afinal, especialmente no Prouni e no FIES, existe a limitação da nota de corte, e você não quer ser surpreso com uma restrição de vagas maior do que a esperada, não é mesmo?
Sendo assim, agora que você já sabe qual é a nota mínima do Enem para conseguir uma bolsa, não deixe de criar o seu plano para conquistar pontos valiosos e ter mais opções à disposição na hora de escolher o curso superior.
Se quiser saber mais sobre o ingresso na faculdade, leia também o nosso texto sobre como encontrar faculdades que aceitam a nota do Enem!
*Sujeito à alteração.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 22
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?