Saiba como controlar o nervosismo no vestibular em 6 passos

como controlar o nervosismo

A missão de ter um bom resultado no vestibular para conseguir uma vaga na faculdade dos sonhos é realmente um motivo para ficar tenso até a hora da prova. Por mais que o candidato esteja preparado, saber como controlar o nervosismo é essencial para não prejudicar o desempenho na avaliação.

Apesar de ser muito comum ter esse tipo de ansiedade, o segredo é aprender a administrar os sentimentos e assumir o domínio da situação. Caso contrário, toda a sua dedicação nos estudos pode ir por água abaixo, não é mesmo?

Se você quer evitar que isso aconteça, aproveite as nossas sugestões a seguir!

Identifique os gatilhos

A primeira regra pra tentar controlar ou reverter alguma coisa é identificar as suas causas. Por isso, trate de reconhecer quais são os gatilhos que causam o seu nervosismo ao pensar no vestibular.

O tempo da prova? Dificuldades com uma matéria específica? Medo de não conseguir fazer uma boa redação? Angústia de não ter uma nota satisfatória? Enfim, podem ser milhares os motivos, e cada um deles deve ser tratado com atenção — caso contrário, continuarão a existir.

O objetivo é remediar as situações que deixam os nervos à flor da pele para reduzir as chances de que elas atrapalhem seu desempenho. Por exemplo, se a redação é a parte que traz mais insegurança, comece a praticar cada vez mais a escrita para aprimorar essa capacidade.

Essa é uma dica que vale para várias ocasiões semelhantes, como se comportar em uma entrevista de emprego, participar de uma dinâmica em grupo, ou fazer uma apresentação para uma plateia. Busque a origem da sua preocupação e encontre meios de amenizá-la. Isso se chama autoconhecimento!

Faça simulados para se habituar à situação

Simular o evento pode ajudar você a se acostumar e a se sentir mais preparado para fazer o vestibular. Especialmente se for a sua primeira vez, os simulados são ótimos para conhecer a dinâmica e alinhar suas expectativas.

Para ser o mais próximo possível da realidade, tente replicar a situação completa: fique em um ambiente isolado, cronometre o tempo de prova e tenha acesso apenas ao que será permitido no dia oficial (como água, lanche e materiais para fazer a avaliação).

Assim, você vai aprender a lidar com esse cenário e ainda pode desenvolver suas próprias táticas para responder às questões com maior tranquilidade. Repita o processo para melhorar a cada vez!

Racionalize a situação

Outra forma de controlar a ansiedade é pensar friamente na ocasião — ou seja, tentar afastar suas emoções e enxergar a situação de um jeito mais racional.

Por mais que seja um desafio complexo e envolva muita tensão, o vestibular é apenas uma prova. Não alcançar o resultado esperado talvez traga algumas consequências negativas, mas o mundo não vai acabar, e você provavelmente vai ter outra chance.

Pensar positivo e racionalizar o que está acontecendo são atitudes que contribuem para acalmar os nervos. Quando a ansiedade bater, respire fundo por alguns minutos e saiba que usar o seu tempo se preparando é bem melhor do que ficar paralisado pela preocupação.

Mantenha-se preparado para a prova

Bom, não adianta cuidar de todos os outros detalhes e deixar os estudos de lado. A grande preparação é revisar os assuntos exigidos e esforçar-se ao máximo para dominar todos os tópicos.

É comum encontrar algumas dificuldades nesse caminho e também ter lapsos de memória no dia do vestibular, mas faça sua parte para reduzir a probabilidade de isso acontecer.

Uma das melhores recomendações para conseguir enfrentar uma lista extensa de conteúdos é montar um cronograma, dividindo todos os temas a serem estudados no intervalo de tempo que você tem até a data final.

Além disso, outra dica para um bom preparo é ler o edital e gravar todas as informações de que precisa, principalmente aquelas relacionadas ao que levar na prova, como se comportar etc. Tenha em mente que se sentir preparado é essencial, o que com certeza vai ajudar na autoconfiança e na performance.

Equilibre a rotina de estudos

A produtividade nos estudos está ligada a fatores como constância, disciplina, organização, dedicação e equilíbrio. Ainda que você tenha o dia todo livre para estudar, nosso cérebro não é capaz de ficar focado 100% do tempo na mesma coisa.

Logo, o ideal é equilibrar os momentos do dia para encontrar sua forma mais produtiva. Nesse sentido, temos duas dicas que costumam render ótimos efeitos:

A primeira é fundamental para não ficar tão esgotado, perder a concentração ou ter uma queda tão grande no rendimento ao longo do dia. Uma boa sugestão é dar uma pequena pausa a cada 40 minutos para movimentar o corpo, tomar um copo de água ou até dar uma conferida nas notificações do celular.

O que não pode acontecer é deixar que esses intervalos durem demais. Depois de um período maior estudando, encaixe pausas um pouco mais longas para descansar ou fazer qualquer outra atividade.

A segunda dica também colabora com a produtividade, pois diversifica a atuação do estudante e diminui a exaustão de ficar o tempo todo fazendo uma mesma tarefa ou lidando com um único assunto. É possível alternar entre exercícios e leitura, além de misturar as disciplinas.

Tenha hábitos saudáveis o ano todo

A vantagem de iniciar com antecedência as técnicas de controle do nervosismo é ter tempo para evitar alguns excessos. O que isso quer dizer? Nada de ficar noites sem dormir, comer mal ou sacrificar tanto a sua rotina para passar no vestibular.

Sim, essa é uma fase de intensa dedicação, mas ela pode ser bem administrada. Saúde e bem-estar são muito importantes para ter um bom resultado. Então, não desconsidere atividades que contribuam para isso, como:

  • ter boas noites de sono;
  • praticar exercícios físicos com regularidade (o que é ótimo para o cérebro);
  • alimentar-se de forma nutritiva;
  • conviver socialmente;
  • fazer algo prazeroso para si mesmo.

Pronto para controlar o nervosismo e arrasar no vestibular?

Mantendo uma rotina saudável ao longo do ano, será mais fácil conciliar todas as suas tarefas e ter um bom rendimento. Por sua vez, deixar tudo para a última hora vai deixar você desesperado, ansioso, improdutivo e sem saber como controlar o nervosismo nos estudos. Por isso, siga as nossas dicas e tenha um excelente resultado!

Gostou do conteúdo? Se você está se preparando para começar a vida universitária, não deixe de conferir quais são os cursos aqui da Faculdade Anhanguera! Para melhorar ainda mais, temos acesso exclusivo ao Canal Conecta, no qual você vai encontrar as melhores vagas do mercado de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados