Descubra qual é a nota de corte em Nutrição

legumes representando nutrição

O curso de Nutrição é um dos mais concorridos do ensino superior. Isso porque a formação na área permite trabalhar em diversos segmentos da saúde e ingressar em bons cargos no mercado.

Uma das preocupações frequentes entre acadêmicos prestes a iniciar a graduação, entretanto, é a nota de corte de Nutrição. Afinal, muitas vezes, é preciso enfrentar dois grandes desafios para conseguir o diploma de ensino superior: ser aprovado no vestibular e alcançar nota suficiente para conseguir acesso a programas de bolsa e de financiamento estudantil.

Pensando nisso, e para que você consiga acesso a esses benefícios na faculdade, separamos alguns esclarecimentos sobre o curso de Nutrição e a nota de corte necessária para entrar na graduação. Não deixe de conferir!

Como funciona o curso de Nutrição?

Nutrição é o curso que prepara profissionais capazes de promover a saúde por meio da alimentação. Entre as atividades às quais o profissional se dedica, vale a pena destacar:

  • elaboração de diagnóstico nutricional do paciente;
  • prescrição de dietas para a recuperação da saúde;
  • controle da qualidade nutricional em restaurantes e em escolas.

Para tanto, ao longo de 4 anos, você terá contato com disciplinas relacionadas à Biologia, Psicologia e Química, além de conteúdos da área da saúde. Sem dúvidas, a profissão é promissora no mercado.

Para ter ideia, o salário de Nutrição médio gira em torno de R$ 2.866*. Ao se formar, você pode trabalhar em instituições variadas, como hospitais, indústrias de alimentos e instituições esportivas.

Como funciona a nota de corte?

Nota de corte pode ser definido como o limite mínimo de pontos que você deve alcançar em um processo seletivo para conseguir uma vaga no curso que escolheu ou uma oportunidade em programas estudantis.

Trata-se, dessa forma, de uma média importante, em especial aos alunos que não têm condições de arcar com o investimento da mensalidade.

Grande parte dos incentivos governamentais considera a nota de corte a partir do desempenho dos alunos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para verificar essa média, são considerados fatores como:

  • número de vagas disponíveis na instituição em que você deseja entrar;
  • número de concorrentes inscritos para o curso;
  • modalidade de concorrência (ampla ou por cotas sociais).

Sendo assim, a nota de corte para faculdade de Nutrição pode variar a cada ano. De qualquer forma, é importante que você tome conhecimento das notas exigidas em anos anteriores para ter noção do desempenho necessário e preparar-se desde logo às avaliações.

Qual é a nota de corte de Nutrição?

Como visto, para cada bolsa ou incentivo oferecido pelo governo, você terá uma nota de corte diferente, que pode variar de ano para ano. Confira agora a média de anos anteriores exigida para cada tipo de programa!

Nota de corte Nutrição no FIES

FIES é o programa governamental de financiamento estudantil. Por meio dele, você pode parcelar a mensalidade a juros baixos e cobrir o investimento a longo prazo.

A nota de corte FIES de Nutrição é definida a partir do número de vagas disponibilizado em uma faculdade por turno e campus e o número de candidatos inscritos para essa vaga. A nota de corte de Nutrição, dessa forma, equivalerá à nota do Enem do candidato que ocupar a última vaga disponível. Em 2017, a média nacional foi 557.92 pontos, sendo a maior nota de corte 693.00.

Nota de corte Nutrição no Sisu

Sisu é o sistema de seleção no qual instituições públicas ofertam vagas para estudantes que participaram do Enem. A nota de corte para ingressar na faculdade, nesse caso, é a pontuação obtida pelo último candidato aprovado. Se, por exemplo, são ofertadas 20 vagas na primeira chamada, o corte é a nota alcançada pelo 20º na classificação geral. A média nacional para o curso em 2019, para ter uma ideia, foi de 705.35 pontos.

Nota de corte Nutrição no Prouni

Prouni é um dos maiores programas de bolsas estudantis no Brasil. Trata-se de um incentivo governamental que garante abono de 50% a 100% na mensalidade para alunos que não têm condições de arcar com a faculdade.

A nota de corte Prouni de Nutrição em 2019, fazendo uma média entre várias instituições do país, foi de 630.07. O resultado do Prouni é calculado de forma bastante parecida à do FIES e pode abrir grandes portas na vida profissional.

E se eu não alcançar a nota de corte de Nutrição?

É possível que, diante da alta concorrência para o curso de Nutrição, você não consiga alcançar a nota de corte. Como consequência, a reprovação pode inviabilizar o ingresso em boas instituições com descontos e incentivos na mensalidade.

A boa notícia é que há várias alternativas para ter acesso às vagas de maneira facilitada. Ao tentar vestibular em faculdades particulares, por exemplo, a concorrência é menor, e as chances de conseguir vagas para o Prouni ou FIES aumentam. A nota de corte Anhanguera, por exemplo, pode ser menor em relação às demais unidades de ensino.

Ainda oferecemos bolsas institucionais a quem tem dificuldade financeira para ingressar no ensino superior. Há, além disso, opções de bolsas para a família ou para funcionários de empresas conveniadas. Isso sem contar as premiações exclusivas concedidas por indicação de amigos para a Anhanguera e os descontos mensais por pontualidade de pagamento.

O curso de Nutrição é um dos mais atrativos do mercado. Isso porque a profissão permite trabalhar na área da saúde em diversas instituições, que vão desde escolas até hospitais e unidades esportivas. A concorrência na expectativa por uma vaga no ensino superior, bem como em programas de bolsa e financiamento, no entanto, pode dificultar a conquista do sonho.

Nesse sentido, vale a pena estar atento à nota de corte de Nutrição de anos anteriores para verificar o desempenho que você precisará ter no Enem. Além disso, é importante buscar alternativas que aumentem as chances de ter desconto ou de conseguir benefícios na graduação. Entre elas, a busca por formas de ingresso em instituições particulares que contam com programas próprios de incentivo.

E então? Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como aproveitar os benefícios da Anhanguera, não deixe de se inscrever para o vestibular de Nutrição!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content