Afinal, o que é Gestão da Inovação?

Gestão da Inovação

O mundo está em constante evolução, e o mercado está em busca de profissionais preparados para essa realidade. É por isso que o curso de Gestão da Inovação é uma boa oportunidade para quem deseja investir em uma carreira promissora.

Ainda não conhece essa área de atuação? Não se preocupe! Este post foi elaborado para apresentar essa graduação tecnológica focada em capacitar pessoas inovadoras, criativas e prontas para liderar as empresas do futuro.

Ficou curioso e quer saber mais a respeito de Gestão da Inovação? Continue a leitura!

O que é a Gestão da Inovação?

A Gestão da Inovação é o segmento que cuida do ciclo de inovação dentro das empresas. Ou seja, de todo o processo para que um novo produto, serviço ou procedimento saia do papel e se transforme em realidade.

Na prática, essa é uma área indispensável para as organizações modernas. Afinal, ela estimula a criatividade e garante um ambiente favorável ao surgimento de novas ideias. Como resultado, o negócio cresce e se torna mais competitivo.

Por que a Gestão da Inovação é urgente nas organizações?

Inovar é questão de sobrevivência! Essa seria uma resposta interessante para quem tem dúvidas sobre a importância dessa área. Mas nós podemos apresentar diversos motivos para você investir em uma graduação em Gestão da Inovação.

Em primeiro lugar, ao contrário do que muitos pensam, o processo de inovação não compreende descobrir algo novo. Na verdade, ele é mais uma mudança ou aperfeiçoamento de algo que já existe.

Porém, isso só é possível quando a empresa tem uma estrutura voltada para esse objetivo. Ou seja, ela se preocupa em criar, implementar e gerenciar as novidades. Daí a importância de contar com profissionais capacitados para essas tarefas.

Em resumo, o setor de Gestão da Inovação garante que tudo aconteça e, por isso, é uma das tendências no mercado de trabalho. Isso porque, além de outras funções, ele:

  • identifica as demandas;
  • fomenta ideias;
  • sistematiza o processo;
  • avalia a viabilidade financeira da inovação;
  • verifica as necessidades humanas, operacionais e tecnológicas.

Toda empresa que almeja o crescimento e busca competitividade pensa em inovação, certo? Com esse setor, tudo se torna mais fácil e rápido. Além disso, as atualizações e melhorias implementadas são transformadas em lucros reais para o negócio.

Como é a atuação do gestor de inovação?

Viu só como a Gestão da Inovação é estratégica para as empresas? Em um mercado tão sedento por novidades, não há como ficar parado. Todas as organizações precisam ter um olho no futuro e entregar experiências diferenciadas aos seus clientes.

Sabendo disso, não é difícil entender como é o dia a dia do gestor de inovação. Apesar de ser uma profissão nova, ela exerce uma função de destaque no mundo empresarial. Isso porque há muitas responsabilidades e decisões a serem tomadas.

Na prática, seu principal papel é ser uma liderança transformadora. Ou seja, criar uma cultura de inovação e proporcionar um ambiente aberto e saudável para novas ideias e processos criativos.

Além disso, ele lida com diferentes tecnologias e está sempre pronto para aplicar novas técnicas de gestão. Assim, identifica pontos que precisam ser melhorados e define como isso será feito, com o auxílio da tecnologia.

Por fim, é válido dizer que seu papel não é exatamente o de criar produtos, serviços e processos. Esse profissional desempenha o papel de facilitador, ajudando a moldar a cultura e as atividades necessárias para que tudo ocorra da melhor forma, além de treinar os demais colaboradores para essa nova visão.

Assim, com uma gestão da inovação eficiente, a equipe aprende a pensar fora da caixa e a resolver problemas operacionais de maneira ágil e de acordo com as demandas do mercado.

Como é a graduação em Gestão de Inovação?

Como ficou claro, a inovação precisa fazer parte do dia a dia da empresa, deve estar em seu DNA. Ou seja, ela não é um mero diferencial, mas sim uma necessidade de sobrevivência — principalmente no atual contexto de mercado.

Se você se interessou e quer trabalhar nessa área, então precisa dar o primeiro passo e fazer uma das principais opções de cursos para gestores. Nesse caso, a Anhanguera pode te ajudar!

A faculdade de Gestão da Inovação foi desenvolvida pensando nas demandas do universo corporativo e tem como objetivo formar profissionais aptos a lidar com tudo o que a inovação exige. Saiba mais!

O que você aprenderá?

O Curso de Tecnologia em Gestão da Inovação da Anhanguera tem uma grade curricular diferenciada que foca em desenvolver a sua capacidade de entender e usar tecnologias e técnicas de gestão inovadoras, como:

  • Análise de Custos;
  • Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócios;
  • Gestão Mercadológica na Era Digital;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Legislação Empresarial Aplicada;
  • Processo da Criatividade.

Qual é a duração do curso?

O curso de Tecnologia em Gestão pode ser concluído em menos tempo que uma graduação comum. Nesse caso, em apenas 3 semestres você receberá o diploma de curso superior e começar a exercer a profissão.

Qual é a modalidade de ensino disponível?

Como o foco desse curso é preparar profissionais para atuar na gestão empresarial, temos um modelo acadêmico que valoriza a aprendizagem na prática e se adapta à sua rotina. Por isso, a graduação é 100% online.

E se você tem dúvidas se existe emprego para quem estuda EAD, não se preocupe! Essa modalidade cresceu muito nos últimos anos e, atualmente, é uma das preferidas pelos estudantes brasileiros. Afinal, permite a qualificação de qualidade com mais conforto e economia.

Por que estudar na Anhanguera?

Estudar na Anhanguera é uma decisão de sucesso. O curso Tecnólogo em Gestão da Inovação foi formulado de olho das demandas do mercado e isso te dá mais chances de conseguir um bom emprego.

Toda a graduação valoriza o aprendizado prático, preparando os alunos para aplicarem as mais modernas e inovadoras ferramentas na área de gestão. Além disso, o corpo docente tem vasto conhecimento e experiência na área, o que torna o aprendizado muito mais eficaz.

Aliás, aqui na Anhanguera, você terá acesso a uma plataforma interativa e responsiva. Assim, você aproveita todos os benefícios do ensino EAD e pode se formar em menos tempo e com a mesma qualidade do ensino presencial.

Nossos alunos ainda têm acesso gratuito ao Canal Conecta. Nele, é possível se conectar com empresas de todo o país e concorrer a vagas de estágio e emprego. Ou seja, suas chances de sair empregado são reais.

Agora é a sua vez!

Neste post, você aprendeu o que é a Gestão da Inovação e entendeu por que essa área tem um grande potencial de crescimento. Por isso, agora é a hora de se qualificar e investir na sua carreira!

Faça agora a mesmo a sua inscrição no vestibular online e dê o primeiro passo rumo ao sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.