Como conquistar vagas em startups? Saiba agora mesmo!

comoconquistarvagasemstartupssaibaagoramesmo

Buscar vagas em startups é algo cada vez mais frequente para os brasileiros, seja para conquistar um emprego ou estágio, durante a faculdade. Se você também deseja trabalhar em uma empresa que segue esse modelo de negócios, mas não faz ideia de como fazer para ter a oportunidade dos seus sonhos, chegou a hora de descobrir.

Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber para alcançar o objetivo de trabalhar em uma das startups mais procuradas. Confira agora mesmo!

O que são as startups?

Antes de começar a enviar os currículos, é preciso que você entenda o que é uma startup e o que define essas empresas. Então, de maneira geral, as startups são negócios desenvolvidos a partir de ideias inovadoras, normalmente pensadas de forma que possam oferecer soluções para problemas que existem no mercado.

Quer um exemplo? Vamos lá: suponhamos que um desafio para dentistas que não possuem o próprio consultório seja a captação de novos pacientes. Pensando nisso, um grupo de empresários cria um aplicativo que reúne os endereços de dentistas de determinada região e os serviços oferecidos.

Isso passa a permitir que as pessoas façam agendamentos de forma rápida, apenas com alguns cliques. Assim, o problema dos dentistas é resolvido e a população que precisa desses profissionais também passa a ter mais facilidade no agendamento de consultas.

Justamente por atenderem as demandas que empresas mais tradicionais não chegaram a perceber e também por buscarem trabalhar com a alta tecnologia, as startups tendem a crescer em um período mais curto que o normal.  Ou seja: elas são altamente escaláveis, modernas e, muitas vezes, inovam ainda na forma de contratação, permitindo maior flexibilidade e qualidade de vida para os colaboradores.

Como ter o perfil ideal para trabalhar em uma startup?

Já deu para perceber que essas empresas apresentam um diferencial em relação às outras, não é mesmo? Sendo assim, o perfil do candidato perfeito para trabalhar no mercado de trabalho das startups também tem características próprias. Assim, é preciso se adequar ao modo de trabalho dentro dessas organizações.

Ficou curioso para descobrir quais habilidades e competências você precisa ter para conquistar sua vaga? Nós listamos as principais delas logo abaixo!

Tenha espírito inovador

Inovação: essa é a palavra-chave de uma startup. Por isso, se você tem dificuldade para lidar com as novas tecnologias, chegou o momento de começar a pesquisar mais sobre a importância delas e a entender como utilizar os novos dispositivos. Pode acreditar, esse tipo de conhecimento é altamente necessário para trabalhar nas organizações que seguem esse modelo de negócios.

Seja totalmente proativo

Além de estar aberto às inovações tecnológicas, também é preciso pensar fora da caixa e ter muita proatividade! O comportamento ativo — característico de quem busca soluções constantes, abraça a responsabilidade de um projeto e faz tudo que é possível para que uma ideia seja viabilizada — é extremamente necessário para se destacar nas entrevistas de emprego em startups.

Trabalhe de forma colaborativa

O “cada um por si” não é o melhor comportamento para quem está em busca de uma vaga de emprego numa startup. Nesse tipo de empresa, o trabalho colaborativo é um dos aspectos primordiais das organizações, já que é importante que toda a equipe se envolva nos projetos, a fim de que eles saiam do papel. Sendo assim, adote uma postura menos individualista e crie o hábito de compartilhar informações, ajudar colegas e trabalhar pensando sempre no resultado geral.

Saiba se comunicar

A interação e a comunicação são habilidades importantes para quem trabalha em uma startup, afinal, uma empresa que está em constante crescimento precisa sempre de novas ideias para continuar em expansão. Por isso, entenda que será preciso manter contato com seus colegas de trabalho e até mesmo com seus líderes.

Não se esqueça da capacitação formal

Apesar de as startups não se considerarem empresas tradicionais, ter o diploma de ensino superior é um fator que influencia positivamente na hora de disputar a vaga com outros candidatos. Portanto, é essencial que você se forme em uma faculdade de qualidade, com uma boa nota no MEC e que ofereça uma formação acadêmica adequada para as necessidades do mercado de trabalho atual. Assim, você enriquece o seu currículo e aumenta as suas chances de conquistar o emprego dos sonhos.

Com essa intenção de abrir as portas para seus alunos, a Anhanguera oferece livre acesso ao canal Conecta para seus alunos poderem se candidatar para as vagas na empresa dos sonhos. Assim, eles contam com o auxílio da faculdade para ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Curtiu?

Aprenda a lidar com desafios

Trabalhar em uma startup é sinônimo de viver situações que podem tirar você da sua zona de conforto, mas é preciso saber lidar com os desafios que podem surgir na rotina de trabalho — como a necessidade de atingir metas, realizar tarefas em prazos curtos ou até mesmo apresentar suas ideias para a equipe. Por isso, desenvolver sua inteligência emocional pode ser uma boa forma de enfrentar momentos de tensão com muito mais facilidade.

Como conquistar vagas em startups?

Agora que você já sabe qual o perfil que precisa ter, é a hora da verdade: vamos revelar para você como se candidatar para vagas em startups! Separamos aqui 5 coisas que você precisa colocar em prática para ter sucesso nessa missão. Olha só!

Mantenha seu perfil do LinkedIn sempre atualizado

O LinkedIn é uma rede social muito utilizada por profissionais e pode ser uma forma interessante de conseguir uma oportunidade de trabalho em uma startup. Então, atualize seu perfil com informações sobre sua formação, workshops dos quais participou e experiências profissionais que tenham relevância para o cargo que deseja conquistar.

Faça networking

Seja no mundo virtual ou na vida offline, é importante manter contato com outras pessoas, principalmente com aquelas que já estão no setor de atuação em que você deseja atuar. Sendo assim, conecte-se com outras pessoas por meio do seu perfil no LinkedIn, converse com conhecidos que trabalham em startups e busque aprender sempre com quem pode agregar conhecimentos a você.

Conheça a empresa para a qual vai se candidatar

Além de entender como funcionam realmente as startups, vale a pena estudar sobre a startup onde pretende trabalhar. Entender os valores da organização, a história da empresa e saber como é a dinâmica daquele ambiente podem parecer ações simples, mas elas fazem muita diferença na hora de passar pela entrevista com os recrutadores.

E então? Percebeu que existem várias formas de aumentar suas chances de trabalhar em uma startup? Então não se esqueça de se preparar para esse momento e buscar a qualificação para enriquecer o currículo e conquistar o emprego ideal para o seu perfil, combinado?

E falando em capacitação profissional, leia agora mesmo nosso conteúdo especial sobre o assunto e coloque todas as nossas dicas em prática para conseguir uma vaga o quanto antes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.