Curso de Fonoaudiologia: Veja tudo sobre esse curso

fonoaudióloga e menina fazendo sessão de fonética

Fonoaudiologia é um dos cursos que fazem parte da área de saúde, nesse caso, relacionado aos aspectos da fala, voz, audição e linguagem oral e escrita. Se você se interessa pelos cuidados com outro e com educação ao mesmo tempo, essa pode ser uma ótima opção para você. Conheça no texto a seguir as principais características sobre essa graduação e saiba como se inscrever.

Como é a graduação de Fonoaudiologia?

O curso de Fonoaudiologia se dedica ao estudo, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados à comunicação humana. O objetivo principal da graduação é capacitar os estudantes a atuarem na promoção da saúde e também na reabilitação de pessoas com dificuldades não apenas de comunicação, mas também de deglutição.

Quais os tipos de Graduação em Fonoaudiologia?

Os cursos de graduação são divididos em três tipos: Bacharelado, licenciatura e tecnólogo. No entanto, nem todos os cursos estão disponíveis em todas as modalidades. Veja a seguir quais são as opções disponíveis para o curso de Fonoaudiologia.

Bacharelado em Fonoaudiologia

A graduação de Fonoaudiologia está disponível para bacharelado. Essa é a modalidade mais completa de graduação, uma vez que possui um número maior de disciplinas, unindo não apenas a teoria dos tópicos centrais, mas também a parte prática.

No caso dos cursos de saúde, como é o caso da graduação de Fonoaudiologia, a experiência clínica é essencial, além disso, o corpo humano é repleto de sistemas complexos e que podem variar de um indivíduo para o outro, tornando necessária a realização de um curso mais amplo. Essas características fazem com que o bacharelado seja a modalidade ideal para o curso.

Vale ressaltar ainda que as graduações do tipo bacharelado podem durar entre 4 e 5 anos.

Licenciatura em Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia não está disponível na modalidade de licenciatura. Esse tipo de graduação é direcionado para alunos que desejam atuar no campo educacional, ou seja, é ideal para profissionais que preferem atuar em uma sala de aula, ao invés de um consultório, como é o caso do fonoaudiólogo. 

A licenciatura possui uma duração de aproximadamente 4 anos e está relacionada às disciplinas abordadas tanto no ensino fundamental, quanto no médio. Bons exemplos são os cursos de Matemática, Geografia e História.

Tecnólogo de Fonoaudiologia

O curso de fonoaudiologia não está disponível na modalidade tecnólogo.Essa negativa acontece principalmente porque essa modalidade e o curso de Fonoaudiologia possuem propostas diferentes. 

Os cursos tecnológicos, ainda que sejam cursos de nível superior, são voltados para a prática, muito mais do que para a teoria. A intenção principal nesse caso é se tornar um profissional de determinada área e ter acesso ao mercado de trabalho em um curto período de tempo (se comparado com os outros tipos de graduação). Alguns cursos podem ser concluídos em até 2 anos.

O curso de Fonoaudiologia, por sua vez, é relacionado a saúde, corpo humano, comportamento e afins, temas que não podem ser estudados de forma superficial e  necessitam, não apenas dos conhecimentos práticos, mas teóricos.

mulher mostrando exercício fonético
Fonoaudiologia é uma área relacionada ao corpo, e exige conhecimentos teóricos e práticos

A faculdade de Fonoaudiologia é boa?

A escolha de qual profissão seguir, é uma das mais importantes na vida de alguém, o que torna essa escolha bastante pessoal. Para saber se a faculdade de Fonoaudiologia é boa, é preciso observar o quanto você se identifica com essa área, quais os prós e contras e informações do gênero.

No entanto, apresentaremos algumas características da graduação que podem te ajudar a decidir.

A faculdade de Fonoaudiologia é aprovada no MEC?

Sim, o curso de Fonoaudiologia é aprovado pelo MEC (Ministério da Educação). É preciso, no entanto, consultar se a instituição de ensino superior escolhida por você é aprovada também.

Essa consulta pode ser realizada no portal do e-Mec. Importante: saber se um curso ou uma faculdade são aprovados é indispensável, visto que a não aprovação é um impeditivo para a entrega do certificado de conclusão de curso.

Aprovação de Fonoaudiologia no Mercado

Os cursos relacionados à saúde costumam ser valorizados no mercado de trabalho brasileiro, e isso inclui a graduação de Fonoaudiologia. Além disso, nos últimos anos, os pais estão mais atentos ao desenvolvimento dos seus filhos, especialmente quando se trata de algum atraso na fala ou outras dificuldades de comunicação.

Essa preocupação tem aumentado a demanda de profissionais da área, além de auxiliar na promoção de saúde, através de diagnósticos e intervenções precoces.

A variedade de campos de atuação também tornam o mercado atrativo para esses profissionais, possibilitando que escolham a área na qual mais se identifica e onde pode ser melhor sucedido.

Qual o perfil ideal de aluno de Fonoaudiologia?

Em geral, os alunos de Fonoaudiologia costumam ser bastante curiosos quando o assunto é comunicação, seja ela escrita ou falada. É provável também que se interesse por temas relacionados a psicologia e pedagogia.

Outras características que fazem parte do perfil ideal do aluno de Fonoaudiologia são talento para escuta, interesse pela saúde, comunicação clara e efetiva e muita disposição para aprender.

Se você se identificou com alguma delas, é bom provável que esteja diante do curso dos seus sonhos. E caso tenha alguma com a qual não se identificou, não se preocupe, não é nenhuma regra.

mulher ajudando idosa a ler livro
O interesse pela saúde e comunicação faz parte do perfil do aluno

Personalidade do aluno da área de Fonoaudiologia

Quanto a personalidade, o aluno da área de Fonoaudiologia é empático, observador e costuma ouvir mais do que falar. Facilidade para trabalhar em grupo, paciência e persistência também são pontos fortes nesses profissionais. 

É preciso estar preparado para dar diagnósticos difíceis e ainda mais para trazer esperança de alguma melhora nesses casos, assim como em todos os cursos da área de saúde.

Sem conhecimento e sem comunicação não há humanização.

Camila Pinheiro

Rotina de estudos para quem estuda Fonoaudiologia

A rotina de estudos para quem estuda Fonoaudiologia, em geral, pode ser bastante parecida com a rotina de estudantes de outras áreas e cursos. É essencial possuir uma rotina organizada, como horários direcionados para os estudos ou para qualquer outra atividade.

Além disso, é preciso criar uma rotina possível, que combine com a sua própria realidade e escolher o método de estudo adequado. Existem diversas ferramentas: Resumos, leituras, simulados, vídeo aulas e outros materiais online. Todos eles são úteis, desde que funcione para você.

Por último, mas não menos importante, cuide de você e das outras áreas da sua vida, além da educacional e profissional. Durma bem e o suficiente, alimente-se de forma saudável, beba água e tenha momentos ou atividades de lazer fora do horário de estudos. Ficar longe das distrações vai ajudar a cumprir todas as outras metas.

Quais as modalidades de estudo para Fonoaudiologia?

EAD, presencial ou semipresencial? Conheça quais as modalidades disponíveis para o curso de fonoaudiologia e escolha a opção que mais agrada e combina a sua rotina.

Dá para fazer Fonoaudiologia EAD?

Embora se trate de um curso relacionado à saúde, é possível sim realizar a graduação de Fonoaudiologia na modalidade à distância. É claro que para alguns essa informação pode gerar incômodo, desconfiança ou até mesmo preconceito, mas dependendo do perfil do aluno, essa combinação é completamente possível.

Existe o Fonoaudiologia Presencial?

É possível também encontrar o curso de Fonoaudiologia na modalidade presencial. E é provável que essa seja a modalidade preferida de grande parte dos candidatos.

É ideal para quem deseja seguir uma rotina de estudos mais estabelecida e para quem não quer fugir do tradicional.

moça estudante no corredor da faculdade com outras pessoas atrás
A modalidade presencial é ótima para quem busca uma rotina tradicional

Tem o Fonoaudiologia no modelo Semi Presencial?

A modalidade semipresencial é ideal para alunos que querem aproveitar a experiência em sala de aula, sem abrir mão de todo conforto de poder estudar em casa.

Nessa modalidade o aluno realiza algumas atividades de forma online, enquanto atividades práticas, avaliações e algumas aulas são realizadas de forma periódica em sala de aula.

Qual a duração e as matérias do curso de Fonoaudiologia?

O curso de Fonoaudiologia é composto de 8 semestres, totalizando  4 anos de duração. Conheça a seguir quais são as disciplinas que fazem parte  da grade.

1º semestre

  • Ciências morfofuncionais dos sistemas digestório, endócrino e renal
  • Introdução a biologia celular e do desenvolvimento
  • Ciências morfofuncionais dos sistemas tegumentar, locomotor e reprodutor

2º semestre

  • Ciências morfofuncionais dos sistemas nervoso e cardiorespiratório
  • Princípios de audiologia
  • Aquisição e desenvolvimento da linguagem

3º semestre

  • Bases neurofisiológicas da comunicação
  • Distúrbios em motricidade orofacial
  • Distúrbios da voz
  • Psicologia do desenvolvimento
  • Saúde pública
  • Projeto de extensão I – Fonoaudiologia

4º semestre

  • Distúrbios da linguagem escrita
  • Distúrbios da linguagem oral
  • Audiologia I
  • Sociedade brasileira e cidadania
  • Fonoaudiologia educacional

5º semestre

  • Avaliação, métodos e técnicas em motricidade
  • Audiologia II
  • Avaliação, métodos e técnicas em voz
  • Gerontologia em fonoaudiologia
  • Pensamento científico
  • Projeto de extensão II – Fonoaudiologia

6º semestre

  • Libras – Língua brasileira de sinais
  • Audiologia educacional
  • Prática em audiologia
  • Dispositivos eletrônicos de amplificação sonora
  • Fonoaudiologia hospitalar
  • Fonoaudiologia e trabalho
  • Avaliação, métodos e técnicas em linguagem escrita
  • Avaliação, métodos e técnicas em linguagem oral

7º semestre

  • Estágio supervisionado – Audiologia clínica I
  • Estágio supervisionado – Audiologia clínica II
  • Estágio em fonoaudiologia hospitalar
  • Trabalho de conclusão de curso
  • Fonoaudiologia forense
  • Estágio supervisionado – Linguagem II
  • Eletrofisiologia em saúde
  • Fonoaudiologia neurofuncional
  • Prática em fonoaudiologia educacional

8º semestre

  • Estágio supervisionado – Eletrofisiologia
  • Estágio supervisionado – Dispositivos eletrônicos de amplificação
  • Estágio supervisionado – Audiologia educacional
  • Estágio supervisionado – Dispositivos eletrônicos de amplificação
  • Estágio supervisionado – Motricidade orofacial
  • Estágio supervisionado – Voz I
  • Estágio supervisionado – Voz II
  • Estágio supervisionado – Motricidade orofacial
  • Projeto de extensão III – Fonoaudiologia
professora ensinando aluna a cantar
“Fonoaudiologia educacional” é uma das disciplinas do curso

Quais as possibilidades de especialização em Fonoaudiologia?

Além do curso de Fonoaudiologia, o estudante pode escolher se especializar na área com a qual mais se identifica.

Entre as principais opções de especializações podemos citar:

  • Fonoaudiologia hospitalar
  • Audiologia clínica
  • Linguagem infantil
  • Linguagem adulta
  • Fonoaudiologia educacional
  • Fisiologia da fala
  • Anatomia da fala
  • Fonética clínica
  • Patologia da fala
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Distúrbios da articulação
  • Distúrbios de comunicação

Conheça também o curso de Libras: veja quanto custa e qual a duração.

Quais as principais áreas para recém-formados?

Tanto os recém-formados, quanto os profissionais mais estabilizados na carreira, possuem à sua disposição uma diversidade de opções de áreas para atuar. Entre as preferidas estão a área de terapia de fala infantil, terapeuta da fala, reabilitação vocal, audiologista, patologista da fala e linguagem, avaliação da fala, neuroaudiologia, terapia vocal, além do trabalho com aparelhos auditivos e outras ferramentas.

Na dúvida sobre o que é área de atuação e como escolher a sua? Confira o texto que preparamos para você.

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

Ao escolher entre cursar a graduação em uma faculdade pública ou privada é preciso avaliar alguns pontos principais, como vida financeira, tempo disponível para se dedicar aos estudos antes e depois de iniciar o curso, rotina de trabalho e estudos, além das opções de instituições de ensino próximas a você.

Logo a seguir você pode entender um pouco mais como funciona o processo de ingressar nos dois tipos de faculdade, para quem sabe assim fazer a sua escolha sem culpa.

Faculdade Pública em Fonoaudiologia

A possibilidade de estudar em uma faculdade pública, pode ser a única possibilidade para diversos jovens ou adultos. Incluindo o curso de Fonoaudiologia.

No entanto, apesar da vantagem de ter todos os seus estudos supridos pelo Governo Federal, é preciso considerar o fator concorrência. Para concorrer a uma das vagas disponibilizadas em universidades públicas o aluno precisa, obrigatoriamente, realizar o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio).

A partir da realização do exame, é que o aluno vai poder participar do Sisu, programa próprio para disponibilização de vagas no ensino superior público, sobre o qual falaremos melhor no decorrer do texto.

Faculdade Privada para Fonoaudiologia

O processo para ingressar em uma faculdade privada, em geral, costuma ser mais simples do que quando se trata de instituições públicas. Isso se deve, principalmente, à variedade de opções de ingresso, além do Enem.

O candidato que deseja cursar Fonoaudiologia em uma faculdade privada, tem a opção de usar a nota do Enem, até mesmo de anos anteriores ou apenas realizar o processo seletivo oferecido pela própria faculdade.

Atualmente, muitas das instituições possibilitam, inclusive, a realização do vestibular de forma 100% digital, com provas curtas ou redações. Considerando que a concorrência passa a ser menor, suas chances de conquistar uma vaga também aumentam.

Outra vantagem de escolher uma faculdade privada é uma maior flexibilização em relação aos estudos. A possibilidade de escolher uma faculdade EAD ou semipresencial, por exemplo.

celular com tela do Enem e caneta por cima
É possível usar o Enem de anos anteriores para entrar na faculdade

Quanto custa a graduação em Fonoaudiologia?

O valor da mensalidade do curso de Fonoaudiologia pode variar devido a fatores como modalidade de ensino escolhida, região onde está localizada a instituição, nível de reconhecimento e qualidade da faculdade e até mesmo nível de oferta e demanda do curso.

Apesar das variações, é possível dizer que a mensalidade da graduação de Fonoaudiologia pode variar entre R$ 443,00 e R$ 1.727,00.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Fonoaudiologia

Se você optar por realizar o curso de Fonoaudiologia em uma instituição particular, saiba que é possível conquistar uma bolsa de estudos no curso.

Existem duas principais possibilidades: A primeira delas é realizar o Enem e usar a nota para concorrer a uma vaga em faculdade privada através do ProUni (Programa Universidade para Todos), que pertence ao Governo Federal e tem como principal objetivo disponibilizar bolsas em faculdades particulares. As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%).

Já a segunda opção, um pouco mais simples, é escolher uma das bolsas de desconto disponíveis em sites especializados, como o Educa Mais Brasil ou o Quero Bolsa. Nesse caso os descontos podem ser menos que os oferecidos no ProUni, mas certamente vão fazer diferença no final do mês.

Como entrar em Fonoaudiologia?

Existem diversas formas de ingressar na faculdade Fonoaudiologia, cabe a você escolher a opção que combina melhor com você, com sua rotina e é claro, com o seu bolso. Conheça algumas delas logo a seguir.

Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado uma vez ao ano, todos os anos e garante a diversos jovens e adultos o sonho de cursar um curso de nível superior. Através do Enem, o aluno pode ter acesso tanto ao ProUni, quanto ao Sisu. Ou seja, é possível escolher entre uma faculdade pública ou privada.

Para alcançar a vaga, no entanto, é preciso também obter uma nota compatível com a nota de corte do curso escolhido. Devido ao grande número de participantes do exame, não existe garantia que você será escolhido na primeira tentativa de realização.

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), conforme citado anteriormente de forma resumida, é um dos programas criados pelo Governo Federal com o objetivo de possibilitar a entrada nas universidades públicas.

Para concorrer às vagas, basta realizar o Enem e fazer uso da nota para se inscrever no programa. Com base nas notas dos candidatos é definida uma nota de corte para cada um dos cursos. Aqueles com as maiores notas serão selecionados conforme o número de vagas.

Vestibular para Fonoaudiologia

O vestibular de Fonoaudiologia é realizado pela própria instituição privada escolhida por você. As provas costumam ser compostas por questões de conhecimento básico, relacionadas principalmente ao ensino médio. Em alguns casos não é preciso sequer sair de casa para realizar a prova, visto que diversas instituições disponibilizam a chance de fazer a prova de maneira online.

casal comemorando diante de computador
É possível fazer a prova do vestibular online

Quais as exigências para se formar em Fonoaudiologia?

Agora que você já conhece muitas das características da Fonoaudiologia, que tal conhecer quais são as exigências feitas para o estudante do curso?

Fonoaudiologia exige estágio obrigatório?

Diferente de alguns cursos, na Fonoaudiologia é obrigatória a realização de estágio, principalmente por se tratar de um curso da área de saúde, e que por isso, está diretamente ligado à prática.

O estágio, nesse caso, deve ocorrer principalmente em clínicas e hospitais, sejam eles públicos ou privados. Sendo obrigatória a apresentação de documentos que comprovem a realização do estágio e as atividades realizadas nele.

Essa etapa é fundamental para adquirir a prática, exercer questões que até então você só conhecia da teoria, ganhar experiência e para aumentar a sua credibilidade no mercado de trabalho.

Enade para Fonoaudiologia

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é realizado pelo MEC com o objetivo de avaliar alunos que estão concluindo cursos de nível superior e as instituições. A ideia é avaliar se os alunos adquiriram todos os conhecimentos necessários para atuar na área e se a instituição está disponibilizando o material didático e a qualidade necessária.

A realização do Enade é obrigatória para os cursos escolhidos. Sendo assim, se no seu último semestre de Fonoaudiologia, o curso fizer parte da seleção, a sua participação será obrigatória. A não realização do exame é um impeditivo para a conclusão da graduação.

Para ter mais acesso a mais informações e até mesmo a edições passadas do Enade, é possível acertar o site oficial.

TCC de Fonoaudiologia

Nos últimos anos o sistema de educação superior passou por diversas mudanças, uma delas foi em relação ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que antes era obrigatório para todo curso de graduação, e hoje, no entanto, a escolha da obrigatoriedade ou não passou a ser da instituição.

Muitas faculdades têm preferido aderir a outros modelos de trabalho, como experiências, pesquisas científicas, trabalhos em grupo, entre outras atividades.

fonoaudiólogo e menino em sessão de treino fonético
Em vez do TCC, muitas faculdades demandam pesquisas ou trabalhos em grupo

Vale a pena se formar em Fonoaudiologia?

Ainda na dúvida se vale a pena se tornar um fonoaudiólogo? Se você deseja lidar com linguagem, crianças, saúde e outras áreas ao mesmo tempo, essa é a escolha perfeita para você. Ainda não tem certeza? Confira mais algumas dicas sobre o curso que vão te ajudar a bater o martelo.

Salário para formados em Fonoaudiologia

O salário do fonoaudiólogo é variável. Quesitos como área de atuação, especializações, nível de experiência e o nível de procura por profissionais da área influenciam de forma considerável. Ainda assim, é possível afirmar que o salário dos formados em Fonoaudiologia pode variar entre R$ 1.500 e R$ 5.000.

Investimento Vs Retorno do Fonoaudiologia

Realizar uma graduação certamente é um investimento não apenas de dinheiro, mas também de tempo e até mesmo de saúde. Nem todo o processo é simples, e é provável que durante a vida acadêmica você encontre algumas dificuldades e obstáculos, mas, aproveitando o seu tempo em sala e todo conhecimento adquirido, você vai, talvez em menos tempo do que espera, receber o retorno desse investimento.

Através não apenas de dinheiro, mas de reconhecimento, realizações e crescimento pessoal e profissional.

Confira também: descubra como é a matrícula na Anhanguera!

Play video Play video

Por que cursar Fonoaudiologia na Anhanguera?

Escolher o curso ideal é uma das primeiras grandes decisões que precisamos tomar na vida adulta, a segunda é escolher em qual faculdade cursar. Escolher bem a instituição de ensino que vai te acompanhar durante sua vida acadêmica é essencial para ter sucesso, não apenas no decorrer do processo, mas também após a conclusão dele.

Escolher uma faculdade com mais de 25 anos de história, tradição e ensino de qualidade, com mais de 370 unidades espalhadas em cada canto do Brasil e um grupo de profissionais 100% interessados na sua educação, faz toda a diferença.

É claro que eu estou falando da Anhanguera. Sendo assim, que tal se inscrever hoje mesmo no vestibular e garantir a sua vaga no curso dos seus sonhos? Inscrições abertas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados