Empregabilidade: como uma faculdade ajuda a entrar no mercado de trabalho?

cursos anhanguera

A empregabilidade é uma das maiores preocupações do aluno que inicia sua graduação. Por isso, poder contar com o apoio da faculdade é tão importante para o ingresso no mercado de trabalho. A Anhanguera possui uma série de iniciativas com o objetivo de auxiliar os estudantes a conseguir aquela famosa primeira experiência.

Os diferenciais vão desde atividades acadêmicas à infraestrutura. Continue acompanhando com a gente e confira como a Anhanguera te ajuda a entrar no mercado de trabalho!

Canal Conecta

O Canal Conecta é um Portal de Empregabilidade exclusivo e gratuito para os alunos da Anhanguera! Para cada vaga publicada pelas empresas parceiras, ele indica os candidatos ideais, de acordo com suas exigências de perfil e qualificação. Por isso, é importante que todos os alunos mantenham seus currículos atualizados na plataforma!

Portal de Empregos

Um portal de empregabilidade exclusivo para alunos, com mais de 200 mil vagas abertas ao ano, dentre elas, primeira oportunidade de emprego e estágio na área de estudo. Além disso, no portal são oferecidos outros benefícios, como a Indicação Premiada.

Preparação para entrevistas

Com o Canal Conecta, os alunos possuem acesso gratuito ao app Meu Entrevistador, onde é possível simular entrevistas reais, com apoio e acompanhamento para encontrar uma vaga no mercado.

Laboratórios Especializados

Os alunos da Anhanguera podem contar com o apoio de laboratórios de práticas específicas nas unidades. É uma ampla infraestrutura que conta com os materiais e softwares mais atualizados do mercado para que os estudantes possam vivenciar na prática como é a carreira na área. Alguns exemplos são:

Clínicas-Escola

A Anhanguera oferece ampla gama de cursos voltados à Área da Saúde. Por isso, muitas unidades possuem Clínicas-Escola, que atuam com aulas práticas, incluindo análises clínicas e são abertas gratuitamente ao público. Os estudantes e a instituição também prestam serviços à comunidade, as clínicas mais comuns são nas áreas de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia.

Para o curso de Medicina Veterinária, temos o exemplo do Hospital Veterinário da Anhanguera de Dourados/MS, que conta com uma clínica com estrutura completa de apoio, diagnóstico e cirurgia para animais de todos os portes. Você pode conferir a infraestrutura nesse tour 360° pelo campus! Também é possível acompanhar demais laboratórios da unidade, como o de Fisioterapia, Anatomia e Primeiros Socorros.

Núcleo de Práticas Jurídicas

Também com forte compromisso com a comunidade, tanto pela oferta de educação quanto pelo atendimento à população, os Núcleos de Práticas Jurídicas são abertos à comunidade e os alunos prestam orientações jurídicas. Os escritórios possibilitam aos estudantes de Direito a atuação em casos reais, sob orientação dos professores. 

Laboratório de Informática

Atende diversos cursos das área de estudo, com os softwares necessários para um bom desenvolvimento das disciplinas e trabalho real das plataformas mais utilizadas no mercado de trabalho. Alguns exemplos são o DEV C++ para os cursos de Engenharia, o Corel Draw para Arquitetura e o Adobe Creative Cloud nos cursos de Design e Comunicação Social.

Giro de Profissões

O Giro de Profissões são palestras gratuitas sobre profissões e mercado de trabalho que ocorrem com frequência em unidades da Anhanguera. A programação e as inscrições podem ser conferidas nas páginas oficiais dos polos e unidades no Facebook.

As palestras são abertas para toda a comunidade e são apresentados conceitos teóricos e também práticos de diversas profissões. Há participação de profissionais relatando as possibilidades e perspectivas das carreiras e também são mostrados os laboratórios especializados para cada curso.

A objetivo principal deste evento é esclarecer dúvidas sobre rotinas profissionais, estágios e médias salariais. Por isso, se você ainda não é aluno da Anhanguera, confira com a unidade da sua cidade quando será o próximo Giro de Profissões! É uma ótima oportunidade de conhecer a sua carreira 🙂

Feira de Empregabilidade

A Anhanguera promove regularmente a Feira de Empregabilidade em suas unidades com o objetivo de auxiliar seus alunos na entrada no mercado de trabalho. No evento é oferecido apoio aos estudantes.

A programação geralmente reúne palestras com especialistas em RH e Gestão de Pessoas, além de anúncios de oportunidades de trabalho em diversas áreas. O evento foi criado para divulgar boas práticas de empregabilidade e aproximar as empresas dos alunos e da comunidade em geral.

Trilhas de Carreira

As Trilhas de Carreira são atividades extracurriculares especiais disponíveis 100%online e gratuitamente para todos os alunos Anhanguera. Elas foram criadas a partir das principais habilidades buscadas pelo mercado de trabalho atualmente. Podem ser acessadas por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e, possibilitam certificações que podem ser incrementadas no seu currículo e Linkedin!

Habilidades Digitais

Sabendo da importância das habilidades digitais mais exigidas no mercado de trabalho, a Anhanguera preparou uma série com disciplinas especiais para os seus alunos de graduação. As Habilidades Digitais são estudos online ou ED’s (Estudos Dirigidos) disponíveis no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e que aparecem no formato de uma disciplina.

A alta empregabilidade dos alunos da Anhanguera é visível, um exemplo disso são as avaliações dos ex-alunos na Catho, que considera a instituição tendo um impacto Forte na carreira. São vários aspectos que contribuem para esse sucesso. Além dos cursos da possuírem currículos atualizados, as diversas iniciativas do modelo acadêmico oferecem o desenvolvimento das habilidades necessárias para a inserção no mercado de trabalho.

Além disso, aqui no blog da Anhanguera temos a Categoria Mercado de Trabalho, com informações atualizadas, dicas e materiais sobre empregabilidade.

Viu como a faculdade pode te ajudar a entrar no mercado de trabalho? Então, não perca tempo e acesse nosso site para saber mais sobre o seu curso de interesse! Se você já é nosso aluno, confira na Categoria Já sou Aluno outras iniciativas 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados