Capacitação profissional: como estar preparado para o mercado de trabalho?

capacitacaoprofissionalcomoestarpreparadoparaomercadodetrabalho

O mercado de trabalho compete de forma cada vez mais acirrada pelos melhores talentos. Nesse cenário, a capacitação profissional faz toda a diferença na carreira dos profissionais que querem se destacar — e contar com especializações a mais no currículo é muito importante para quem deseja alcançar novos horizontes.

A transformação tecnológica faz com que novos softwares, serviços e produtos cheguem ao mercado. Quem não sabe inovar e trabalhar com tecnologias atuais, pode ficar defasado e perder espaço para os concorrentes.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você saber como garantir a capacitação profissional e se preparar melhor para o mercado de trabalho. Confira!

Curse a graduação em uma boa faculdade

Investir em uma boa faculdade é fundamental para ter um diploma reconhecido pelo mercado de trabalho. O corpo docente deve ser formado por professores capacitados e a infraestrutura deve ir além da sala de aula.

Os cursos ainda devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é importante dar preferência a uma instituição que alie teoria e prática, oferecendo oportunidades de estágio, pesquisa e bolsas — o que é o caso da Anhanguera.

Faça cursos de extensão

Os cursos de extensão são voltados para diversas áreas e ampliam o conhecimento acadêmico. O público-alvo são pessoas que querem entrar na faculdade, profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos e graduandos ou recém-formados que têm interesses em assuntos específicos e desejam ampliar seus conhecimentos.

Esses cursos têm duração reduzida, melhoram habilidades específicas, ajudam a ampliar o networking e permitem maior vivência prática — o que é muito vantajoso para quem quer se preparar para o mercado.

Alcance a proficiência em outras línguas

Com o mercado globalizado, o domínio do inglês e de outros idiomas é fundamental. Sem isso, é muito mais difícil conquistar cargos elevados, entender termos técnicos e se comunicar em diferentes situações.

No ambiente corporativo, quem tem fluência em outras línguas não sente grandes dificuldades para lidar com novas tecnologias. Softwares, aplicativos e sistemas são ferramentas essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho.

Adquira experiências práticas

A capacitação no trabalho é muito mais eficiente quando vem de experiências práticas. Para isso, é importante iniciar a sua vivência profissional desde a graduação, seja em estágio, iniciação científica ou atividades voluntárias.

Essa é a melhor forma de desenvolver habilidades gerenciais e responsabilidade. Ao conviver com os desafios da profissão, o profissional chega muito mais preparado para o mercado de trabalho.

Tenha uma boa rede de contatos

Uma rede de contatos sólida permite que você troque experiências, busque informações e potencialize oportunidades. Ter bons relacionamentos profissionais é uma forma de aprimorar conhecimentos e melhorar as oportunidades de crescimento.

Para quem está iniciando a carreira, o networking deve ser fortalecido em toda oportunidade. Aproveite os eventos acadêmicos para conversar com profissionais mais experientes e mostrar as suas qualidades. Lembre-se de que eles também podem aprender com você, por isso, essa rede é baseada em relações de troca.

Valorização, sucesso e competitividade na carreira exigem conhecimento acadêmico. A graduação ainda é um diferencial no mercado de trabalho, pois fornece bases sólidas para a atuação em diversas áreas. Depois, a capacitação profissional constante é o que vai determinar o seu crescimento e permanência no mercado de trabalho.

Já se sente mais bem preparado? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também possam ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados