DEV C++: saiba como é usado na Engenharia

sala de aula engenharia estudando devc++

O DEV C++ é um software que facilita a tarefa de programação em linguagem C e C++.

Na Anhanguera, os alunos possuem acesso e utilizam o DEV C++ no decorrer das aulas de Engenharia, o foco é o aprendizado prático e preparação para o mercado de trabalho. Ficou curioso sobre o programa e como funciona? Confira o post completo e fique informado sobre:

O que é o DEV C++

O DEV C++ é um software para linguagens C e C++. Atuando como um ambiente de desenvolvimento integrado, conta com um editor de texto, que cumpre a tarefa de programação nessas linguagens, dentre outros recursos, além de um compilador

[hubspot type=cta portal=8726768 id=2a363e60-48b7-4a06-ba90-c9208ff94c4f]

Criado pelos desenvolvedores Colin Laplace, Mike Berg e Hongli Lai, é um software livre, fazendo parte do grupo denominado General Public License (GNU). Ou seja, pode ser distribuído e copiado pelos usuários. 

O programa possui versões nos sistemas operacionais Windows e Linux. 

Alguns dos muitos recursos desse software são:

  • Editor com destaque de sintaxe personalizável;
  • Edição e compilação de arquivos de recursos;
  • Realce de sintaxe;
  • Conclusão de código;
  • Insight do código;
  • Atalhos editáveis;
  • Perfil GPROF;
  • Suporte a modelos para criação dos seus próprios projetos;
  • Formatação de código AStyle;
  • Suporte a compiladores baseados em GCC (Gnu C Compiler);
  • Depuração integrada através do GDB;
  • Navegador de classes;
  • Recurso de completar códigos;
  • Navegador de depuração de variáveis;
  • Gerenciador de Projetos;
  • e etc.

Como usar o DEV C++

O DEV C++ pode ser utilizado como um editor e compilador de arquivos de recursos.

Tendo como um dos seus objetivos a transformação de um programa fonte escrito numa linguagem de programação, como C++, para uma linguagem executável, o DEV C++ trabalha como um tradutor  para a linguagem do computador, e podemos denominar este processo de compilação. 

Para usar o DEV C++ e trabalhar a compilação, o software apresenta um ambiente integrado, constituído num editor de textos e um compilador para linguagem C, o GCC (Gnu C Compiler). 

O Windows e o Linux possuem versões diferentes que podem ser baixadas aqui. No Windows, que é geralmente o mais utilizado pelos estudantes de Engenharias da Anhanguera, há basicamente dois tipos de programas de usuário: 

  • Console Applications, que são as aplicações executadas numa janela de texto, como Prompt do MS-DOS; 
  • GUI Applications, são as aplicações visuais, como janelas, menus e outros elementos gráficos que constituem a interface.

Existem alguns blogs de desenvolvedores que possuem um tutorial completo para quem está começando a trabalhar agora o DEV C++, com dicas para aprender a programar.

Abaixo, uma imagem da interface do DEV C++ em sua última versão estável:

Painel de Interface DEV C++
Painel de Interface DEV C++

DEV C++ para os cursos de Engenharia

O DEV C++ pode ser amplamente utilizado nos cursos de Engenharia. Com o intuito de trabalhar a engenharia computacional, através da escrita, desenvolvimento, compilação e execução de programas.

O desenvolvimento de um programa básico em C++ para um curso de Engenharia Civil, por exemplo, pode ser utilizado no cálculo da quantidade de materiais, como cimento, areia e brita usado na produção de concreto. Sendo assim, basta codificar os programas.

Outro exemplo prático, é o desenvolvimento de algoritmos e geração de código em C++ para determinar o número de objetos de um cômodo de edificação, considerando o metro quadrado de área construída.

Diferenciais do DEV C++ na Anhanguera

Na Anhanguera, o DEV C++ é utilizado pelos estudantes das Engenharias: Civil, Elétrica, Mecânica, da Computação e de Produção – tanto presencial quanto EAD

A versão utilizada é a Dev-Cpp 5.11 TDM-GCC 4.9.2 Setup.exe, última versão estável do software.

Através do uso constante de simuladores em laboratórios modernos, o estudante da Anhanguera possui bagagem para trabalhar novas programações e desenvolver o seu curso além da teoria. Fora isso, há acompanhamento de tutores e disciplinas que auxiliam na compreensão das diversas funcionalidades existentes na ferramenta.

Agora que você já sabe como usar o DEV C++ e tirou algumas dúvidas sobre esse software, confira a disponibilidade dos cursos de Engenharia na sua cidade, assim como preços, turnos e tipos de graduação! Acesse o Vestibulares.com.br e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados