Como funciona um Tecnólogo em Empreendedorismo?

estudantes de empreendedorismo

Empreender em um negócio próprio vem se tornando uma ideia cada vez mais comum entre as pessoas. Tirar esse sonho do papel exige várias habilidades, mas uma das mais importantes com certeza é a capacidade de gestão.

Essa característica é muito importante também para aqueles que desejam trabalhar em empresas ou em setores da economia que precisam de ideias inovadoras!

Tudo isso é possível de ser aprendido em cursos de Empreendedorismo, que dão conhecimento e bagagem para que o profissional tenha sucesso em seu negócio ou carreira — independentemente do setor econômico em que trabalha.

O curso Tecnólogo em Empreendedorismo surgiu para atender a essa necessidade. Com duração de dois anos, ele busca ensinar as melhores formas de administrar um negócio, seja ele próprio ou não. Com disciplinas teóricas e práticas, o profissional entende sobre todos os setores de uma empresa e é capacitado a fazer um planejamento de sucesso.

Mas como funciona uma faculdade nessa área? Um curso Tecnólogo em Empreendedorismo é realmente útil? Confira abaixo!

O que é a faculdade de Empreendedorismo?

É possível aprender a empreender?

É comum que as pessoas tenham a ideia de que o empreendedor é aquela pessoa que “vai lá e faz”, começa um negócio sem saber ao certo o caminho, mas aprende tudo na prática e consegue se dar bem.

Isso pode até ser verdade em alguns casos, mas é impossível negar que, com conhecimento aprofundado de como realizar cada ação, a tomada de decisão é muito mais certeira, e os riscos de prejuízo diminuem muito.

Como, geralmente, apenas as empresas bem-sucedidas ficam conhecidas, poucos param para pensar em quantos negócios deram errado por conta da falta de conhecimento em gestão, liderança e administração. Você já parou para pensar nisso?

Daí a necessidade das faculdades de Empreendedorismo! A compreensão da área é uma garantia de que, além da vontade de fazer o negócio acontecer, haja também o conhecimento por trás disso.

O curso tem como objetivo principal passar conhecimento teórico e prático a seus alunos. Assim, eles saem capacitados para administrar uma empresa, gerir finanças, traçar planos de negócio eficientes, liderar pessoas e muito mais.

Como funciona o curso Tecnólogo em Empreendedorismo?

Você sabe o que é um curso tecnológico? Com duração média de 2 anos e foco nas habilidades práticas da profissão, esse tipo de faculdade dá ao estudante um retorno mais rápido, seja na questão financeira, seja na construção de sua carreira.

O curso de Empreendedorismo Tecnólogo tem uma duração mais curta do que outros cursos — essencial para quem tem urgência de tirar o sonho do negócio próprio do papel. Além disso, muita gente não sabe, mas o curso Tecnólogo é de ensino superior e tem o mesmo valor que diplomas de bacharel.

Aqui na Anhanguera, o curso Tecnólogo em Empreendedorismo é oferecido nas modalidades semipresencial e 100% online, ideais para quem precisa conciliar estudos com trabalho. Confira alguns detalhes do curso aqui conosco:

Mas é possível estudar Empreendedorismo a distância? A resposta é sim! Na verdade, pode ser até mais proveitoso para o perfil dos estudantes do curso, que geralmente precisam conciliar a gestão do seu próprio negócio com o tempo de estudos.

E isso é possível porque tanto as aulas quanto o sistema da Anhanguera são pensados para o melhor aproveitamento possível por parte dos alunos. Vale lembrar, também, que diplomas de EAD na Anhanguera têm o mesmo peso que de cursos presenciais, principalmente quando atividades online e digitais vêm ganhando espaço na vida das pessoas.

O que é estudado no curso Tecnólogo em Empreendedorismo?

Para conseguir ensinar todas as habilidades e conhecimentos necessários para ser um empreendedor de sucesso, o curso é abrangente.

Assim, permite que o aluno saia da faculdade sabendo tudo o que envolve a gestão de um negócio, desde as coisas mais simples e cotidianas até as mais complexas. Esse conhecimento pode ser aplicado tanto na administração de um negócio próprio quanto nas empresas de terceiros — contribuindo com a chamada “atitude de dono”, bem valorizada pelo mercado.

Alguns temas estudados durante a faculdade são:

  • administração financeira;
  • bases da economia;
  • bases da tecnologia da informação;
  • comunicação interna e externa;
  • estratégica de negócio;
  • gestão de negócios;
  • gestão de pessoas;
  • inovação;
  • liderança;
  • logística;
  • marketing e marketing digital;
  • orçamentos, financiamentos e investimentos;
  • plano de negócio etc.

Deu para ver que os temas são bem diversificados para que o profissional tenha conhecimento em toda a estrutura de uma empresa e possa atuar em diversas áreas dentro dela.

Saber como uma empresa funciona de forma completa garante que o empreendedor consiga priorizar investimentos e administrá-la melhor, sem negligenciar nenhum de seus setores.

Quais são as principais vantagens?

Sem dúvida, a principal vantagem de se fazer um curso Tecnólogo de Empreendedorismo é ter resultados mais rápidos. Isso porque, conhecendo as melhores formas de gerir, de investir e de planejar, é possível tomar decisões mais garantidas, evitando prejuízos ou lentidão no crescimento do negócio.

Além disso, como comentamos, conhecendo a fundo todas as variáveis que envolvem a administração de uma empresa, é possível tomar decisões mais certeiras e de qualidade, o que impulsiona o negócio a crescer mais e mais. 

Com os conhecimentos do curso da Anhanguera, você pode começar a aplicar conceitos e práticas ainda durante o curso, podendo acelerar os resultados de sua empresa em curto e longo prazo.

Com uma visão mais ampla da profissão, o profissional formado no curso de Empreendedorismo Tecnólogo contribui para o crescimento de seu negócio e para o trabalho em outras empresas.

Ou seja, quem deseja se tornar empreendedor não tem nada a perder por fazer essa faculdade!

Para ter um ensino de qualidade, é essencial escolher uma boa faculdade, que priorize sempre o aprendizado do aluno e ajude-o a crescer na carreira. Estudar na Anhanguera é garantia de tudo isso, porque temos como foco preparar o estudante para a parte prática do mercado de trabalho.

Para isso, ela conta com um sistema de aulas online eficiente, oferece suporte para que os alunos consigam tirar dúvidas e conta com professores capacitados e experientes na área. Nos cursos semipresenciais, a infraestrutura é preparada ao desenvolvimento das atividades mais práticas que precisam ser desenvolvidas.

E se você pensa que, para conseguir tudo isso, é preciso investir um grande valor, está enganado! Além do curso de Empreendedorismo Tecnólogo ter um valor mais baixo que bacharéis, oferecemos ainda diferentes tipos de bolsas, benefícios e convênios para diminuir o valor das mensalidades. Assim, sobra mais dinheiro para você abrir ou investir no seu próprio negócio!

Ficou interessado em fazer o curso de Empreendedorismo na Anhanguera? Inscreva-se hoje mesmo no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.